Sistemático: Edição 1156 – 08/05/2003


Notícias



SISTEMA PERGAMUM É AVALIADO PELA UFMG

Durante esta semana, a UFMG recebeu a visita do profissional Marcos Rogério de Souza, da empresa Pergamum, que produz o sistema que leva o mesmo nome. Ele veio apresentar aspectos comerciais, detalhes técnicos e funcionalidades básicas do Pergamum.

Este sistema é uma das alternativas, avaliadas pela equipe técnica da Biblioteca Universitária, para viabilizar a substituição evolutiva do atual sistema VTLS, que faz o gerenciamento informatizado do acervo das bibliotecas da UFMG e que tem apresentado queda de desempenho e elevação do grau de obsolescência, tanto de software, quanto de hardware, que comprometem os serviços prestados pela BU à comunidade universitária.

O Pergamum é um sistema utilizado em cerca de 70 instituições no país, tendo sido desenvolvido originalmente por profissionais da PUC-PR em parceria com a PUC-RJ. O sistema possui duas formas de utilização. Uma, específica para acesso a partir das bibliotecas setoriais, em plataforma cliente/servidor e outra para ampla consulta dos usuários via Web.

A primeira está desenvolvida em padrões Windows. A linguagem de desenvolvimento utilizada é o Delphi e, se selecionado pela UFMG, poderá ser acessado pela rede, talvez usando o cluster de servidores Metaframe e acessando a base de dados do acervo em um SGBD Oracle com sistema operacional Linux. Já a segunda forma de acesso, que busca os dados na mesma base Oracle, utiliza um servidor de aplicação com softwares livres, no caso, Apache, PHP e Linux.

Durante a visita do profissional da empresa foram realizadas três reuniões na universidade com objetivos diversos. Aspectos estratégicos e custos foram apresentados à Proplan, BU e ATI. Questões de adequação técnica e características de plataforma foram analisadas com o CECOM, tendo o acompanhamento da BU e Proplan. Finalmente, as funcionalidades do sistema foram apresentadas para análise da equipe das 28 bibliotecas setoriais que compõem o sistema na universidade.

Pela ATI, participaram destas reuniões, além do diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Bunte de Carvalho, os analistas do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Hélio Teixeira da Costa.

CECOM E LCC OFERECEM NOVOS TREINAMENTOS SOBRE INA E OPUS

Conforme divulgado no Sistemático no. 15, de 24/04/2003, após a etapa de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus, a ATI vai dar início amanhã, dia 09, ao treinamento, de forma avulsa, dos três módulos oferecidos pelo CECOM e LCC.

Módulo I – Opus: Produção, é oferecido pelo LCC e será realizado nos dias 20/05, 06/08 e 13/11, no horário de 13:00 às 17:00 e nos dias 06/06, 08/07, 09/09 e 08/10, no horário de 08:00 às 12:00, nas instalações do LCC.

Os módulos II e III, oferecidos pela equipe do CECOM, serão realizados nas seguintes datas:

Módulo II – INA: Home-page, Encargos Didáticos, Dados Pessoais e Relatórios (individual e departamental): dias 09, 16, 23 e 30/05, no horário de 08:00 às 12:00, na Sala de Aula do CECOM.

Módulo III – INA: Home-paghe, Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso, nos dias 09, 16, 23 e 30/05, no horário de 13:00 às 17:00, na Sala de Aula do CECOM.
As inscrições para os três módulos podem ser feitas na página do CECOM, no endereço www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ina_v2_formulario_modulos.shtml, preenchendo-se os formulários lá disponíveis.

SUCESU/MG PROMOVE O INFORUSO 2003

Desde o dia 05 de maio, está acontecendo o INFORUSO SUCESU 2003. O evento vai até o próximo sábado, dia 10, no horário de 14:00 às 21:00, no Expominas, ao lado do Parque da Gameleira.

Neste ano, a Sucesu trouxe inovações para valorizar ainda mais o evento como a realização da 1ª Copa Lan-House (games) do Brasil, o desafio para hackers e a criação da Cidade Tecnológica (setor que abrange áreas como saúde, entretenimento e segurança, dando assim uma chance das empresas e instituições interagirem com os usuários).

Também foi marcada a 3a Copa de Robótica, competição caracterizada pela disputa dos Robôs desenvolvidos pos alunos de diversas instituições e é composta de 02 níveis: Intermediário e Avançado, sendo o Intermediário indicado às equipes de ensino Fundamental, Médio e Médio Técnico e Avançado indicado às equipes de nível Superior ou equipes com experiência em montagem de projetos de robótica e conhecimento no segmento de tecnológico.

Para o evento, foram disponibilizados 5 períodos diários de 60 minutos cada, para palestras técnicas ou comerciais, de entrada livre, abordando os temas mais atuais e discutidos do momento.

Hoje, dia 08, às 14:00, a empresa Plansis promoveu um Linux Day, com três palestras.

Para participar das atividades do Inforuso, o CECOM recebeu convites das empresas Way Internet, Squadra Tecnologia, Plansis Informática, Telemar e A&C Infor. Os funcionários do CECOM, interessados em visitar a feira, poderão pegar o convite com Michele, na DGE.

O endereço do site do evento é http://www.sucesumg.org.br/inforuso2003/index.html.

NOVA TURMA DO NOTES PARA A FARMÁCIA

Atendendo a uma solicitação da Escola de Farmácia, o CECOM, através da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – vai oferecer mais uma turma de treinamento sobre o programa Lotus Notes para funcionários daquela unidade.

Esta turma será realizada no dia 14 de maio, no horário de 13:00 às 17:00, na sala de aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria.

A indicação dos participantes será feita pela própria unidade e vagas remanescentes serão oferecidas à comunidade.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL
A DRC liberou as estatísticas do serviço antivírus/anti-spam da UFMG. Em relação aos meses anteriores o fato mais marcante é a diminuição das tentativas de envio de mensagens a partir de origem falsas, geralmente computadores ligados através de serviços de internet banda larga.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas para os leitores:

– É comum historiadores fazerem linhas do tempo de certos períodos históricos. Agora, fazer linhas do tempo de filmes ou seriados já é coisa para gente fanática. Consulte o endereço http://www.mts.net/~arphaxad/history.html. (Site em Inglês)

– A “Cidade Perdida” do site http://www.lostcity.washington.edu na verdade são florestas no fundo do mar formadas por pedras calcárias de mais de 50 metros, cercadas de respiradouros hidrotermais iguais aos que deram origem à vida marinha. E você pode acompanhar uma expedição até este estranho lugar online. (Site em Inglês)

– Fotografe melhor com as dicas da Kodak no endereço http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/fotografia/curso/index.shtml. Fotografia pode proporcionar maior satisfação quanto mais fielmente retratar o que se pode ver. A arte de fotografar se torna mais gratificante se seus resultados correspondem ao objetivo desejado: ângulo escolhido perfeito; iluminação com o efeito especial imaginado; realce da beleza do rosto em close; desfocalização proposital do fundo para um ponto de interesse no primeiro plano, destacando-o dos demais.

– Na página Prato Feito, http://www.pratofeito.com.br, você vai encontrar dicas de receitas especiais, com um pouco da história do dia das Mães e de outras datas, o homem na cozinha, além de você poder fazer o seu cadastro para receber as dicas por email. Vamos lá, acesse essa página e faça uma comida especial para sua mãe ou sua esposa.

– Nas telas já vimos de tudo em matéria de mães em cena. Desde a mãe possessiva que mandava e desmandava na filha, como em “Mamãezinha Querida’’, que mostra o relacionamento nem sempre amigável entre a atriz Joan Crawford e sua filha adotiva; “Mães em Luta”, que retrata a briga de mulheres irlandesas para libertar seus filhos presos; “Aliens – O Resgate’’, em que uma mãe alien luta com todas suas armas para proteger os filhos; e “Mistério na Neve”, a história de uma mulher que adota um menino, mesmo sem conhecê-lo direito. Vá até o endereço http://e-pipoca.ig.com.br/especiais/mamae.htm.

– Fique por dentro da XI Bienal do Livro, em sua página oficial http://www.bienaldolivro.com.br/. Confira não só os serviços do evento, como também os destaques desta edição e os principais lançamentos da feira. O site oficial ainda mostra a agenda de palestras para professores e o Espaço do Pequeno Leitor, para as crianças.

– O fotógrafo Kjell B. Sandved percebeu que o desenho na asa de uma borboleta formava uma letra do alfabeto. E o resultado desse trabalho agora é usado para criar lindos pôsteres e ajudar crianças a aprender o alfabeto de uma maneira diferente. É muito bonito. O endereço é: http://butterflyalphabet.com. (Site em inglês)

– Como se fosse uma tentativa de preservar o tempo, um momento que pode não acontecer de novo, pode ser um momento de um dia na praia com os filhos. Na página Museu da Fotografia (http://www.photographymuseum.com), você encontra todos os tipos de fotos e exposições: desde instantâneos tirados no início do século passado até fotos de fantasmas e espectros. Meu Amigo Renato, do CECOM, apaixonado por fotografia, vai gostar desta página. (Site em inglês)

– As peças de Shakespeare são conhecidas no mundo inteiro. Mas será que as palavras que são repetidas em centenas de palcos são mesmo dele? Dizem que as peças podem ter sofrido alterações. Então, dê uma navegada na página http://www.ciconline.org/bdp1/ e faça a sua avaliação. (Site em Inglês)

– A Xina gosta muito de festas dos anos 60 e vai gostar desta dica. Para quem viveu e tem saudades ou para quem tem curiosidade de conhecer como foram os anos 60, visite a página http://www.sixtiescity.com, onde existem centenas de páginas e fotos mostrando como era a moda, a música, os programas de TV e outros assuntos. (Site em Inglês)

– Algumas mães são únicas com sua graça e paixão pela família. Então, selecionamos para você alguns tipos de Mães bem curiosas:
Mãe d’Água  é aquela que chora à toa.
Mãe Abracadabra é aquela que ninguém sabe como ela faz para pagar todas as contas no fim do mês.
Mãe Índia é aquela que vai trabalhar para sustentar os filhos, enquanto o marido fica em casa.
Estas e outras frases divertidas estão na página http://www.interponta.com.br/mae/tipo.htm.

– Quem teve a idéia de dedicar um dia do ano às mães foi a professora americana Anna M. Javis. Ela reuniu amigos e familiares para prestar uma homenagem à sua falecida mãe. A reunião aconteceu no segundo domingo do mês de maio de 1907. Nesta ocasião, ela sugeriu aos presentes que a homenagem também se estendesse à todas as mães, vivas ou mortas. Dessa maneira, ainda que particularmente, foi comemorado pela primeira vez o Dia das Mães. Consulte o endereço http://www.uol.com.br/diadasmaes/.

UMA DÉCADA DE CIBERESPAÇO
No dia 05/05/2003, O Globo publicou uma matéria de autoria de Bruno Dorfman Buys, sobre uma década de ciberespaço. Para os leitores do Sistemático, Carlos Alfeu compilou os trechos mais interessantes da matéria, transcritos abaixo:


Hoje, ao digitar www no browser com o intuito de acessar qualquer página no planeta, você só é capaz de fazê-lo por conta de uma plataforma criada há dez anos por um cientista da Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) chamado Tim Berners-Lee. Em 30 de abril de 1993, o laboratório liberava, para o público, um pequenino pedaço do que viria a ser a world wide web, nome completo da www, a internet com interface gráfica, tal como a conhecemos hoje.

A partir daí, desenvolvedores da CERN e de outros centros de pesquisa passaram a se comunicar mais facilmente via rede e o público ganhou uma ferramenta que mudou a forma de comunicação entre as pessoas.

E não é só a www que aniversaria este ano. O primeiro browser de navegação da world wide web, o NCSA Mosaic, também completa dez primaveras em 2003. O programa, criado por desenvolvedores de software da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, foi considerado inovador por usar gráficos simples e atraentes, que poderiam ser manuseados por usuários comuns. Sua primeira versão, lançada no mês de abril de 1993, era compatível apenas com sistemas Unix. No entanto, a evolução para outras plataformas foi rápida: no final do mesmo ano, ele já era acessível para usuários dos sistemas operacionais Windows e Macintosh.

O crescimento foi mais acelerado do que os pesquisadores podiam supor. Em menos de um ano e meio, a web e o Mosaic já eram usados para fins comerciais. Não por acaso, no dia 22 de agosto de 1994, o Wall Street Journal anunciou que uma certa filial do Pizza Hut da cidade de Santa Cruz, na Califórnia, estava aceitando pedidos de pizza via web. O interessado deveria simplesmente dispor de uma conexão à internet e do browser Mosaic.

Desde o lançamento do Mosaic, muita coisa aconteceu, e várias versões foram lançadas até a última, a 3.0, de 1996, disponível para as plataformas Unix, Macintosh e Windows. Considerado um projeto concluído em janeiro de 1997, esta preciosa relíquia digital – atualmente sem suporte a usuários, porém ainda existente no ftp do NCSA (National Center for Supercomputing Applications) – talvez seja a mais famosa criação do laboratório americano de computação científica.

Naquela época – entre 1992 e 1993 -, o que a rede mundial oferecia eram serviços de troca de arquivos, preferencialmente pequenos. FTPs, newsgroups e gophers reinavam nesta espécie de “terra primitiva”. A internet, então, era um instrumento de trabalho tipicamente universitário e de algumas poucas empresas e bancos.

Foi então que uma equipe sediada no NCSA desenvolveu o Mosaic, programa que permitia ao usuário visualizar textos em um novo formato (html), imagens gif dentro do documento, e ainda áudio (.au), bem como vídeo QuickTime para Windows e mpeg. Para outros formatos de dados, o programa chamava o aplicativo padrão do sistema. Diga-se de passagem, o MP3 ainda era um sonho. O Windows 3.1, de 16 bits, habitava os PCs de usuários domésticos, os clássicos 386 SX, com 4Mb de memória.

A equipe criadora esperava que o Mosaic fosse um estímulo ao público em geral para o uso da rede. Sua facilidade de uso, baseada na filosofia do “aponte-e-clique”, que se mostrou tão eficiente, fez do programa um sucesso sem precedentes. Embora o título de pioneiro seja ainda reivindicado por Tim Berners-Lee, que na época trabalhava na CERN (laboratório europeu de física de partículas) e foi o autor do protocolo www, ao Mosaic é creditada a responsabilidade pelo nascimento da economia “.com”.

Alguns dos desenvolvedores originais do Mosaic que trabalhavam no NCSA, como Marc Andreessen, Eric Bina e John Mittlehauser, acabaram saindo do laboratório para trabalhar no mundo comercial. Primeiro criaram a empresa Mosaic Communications Corporation. Mais tarde, devido a questões de patente, a companhia viria a se tornar a Netscape. A patente do Mosaic e o seu nome ficaram sob a guarda da Universidade do Illinois, o que forçou o grupo a deixar o nome original.

O crescimento explosivo da Netscape fez com que a Microsoft reformulasse seus objetivos em relação à internet. O Windows 3.1, sistema para usuários domésticos, não possuía qualquer suporte a redes, nem nenhum tipo de programa de navegação. A internet simplesmente não era preocupação da Microsoft. O Mosaic, construído a partir da idéia de Berners-Lee de “uma ampla teia mundial” capaz de compartilhar informações através de um protocolo simples e universal – embora pudesse soar a alguns como um devaneio utópico – colocou a internet nas mãos do público doméstico e inaugurou a rede comercial como nós a conhecemos hoje.

Em janeiro de 1993, a CERN contabilizava 50 pioneiros servidores http no mundo. Em 1994, o NCSA catalogava milhares de usuários do programa ao redor do globo. E, apesar de concluído em 1997, o código do Mosaic ainda vive em nossos browsers cotidianos: o Internet Explorer, desde suas primeiras versões, contém trechos do código, licenciado via Spyglass, empresa que presta serviços para a Universidade do Illinois. Quem quiser conferir a presença do Mosaic no browser da Microsoft pode clicar no About do Internet Explorer e dar uma olhada nos créditos.

No aniversário de dez anos dos programas pioneiros que, juntos, fizeram a história da world wide web, é importante destacar um aspecto: todo o desenvolvimento inicial dos projetos foi feito em instituições públicas, centros avançados de pesquisa tecnológica, como são os casos da Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) e do Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA) . Os idealizadores entregaram o sistema e suas ferramentas de acesso à comunidade mundial – usuários e desenvolvedores – sem exigir nenhum direito autoral sobre a criação. Posteriormente, fundaram empresas privadas, para, aí sim, explorarem comercialmente a grande rede mundial. Mesmo a Netscape, depois de alguns anos de atuação, entregou o código-fonte do seu browser Mozilla às mãos da comunidade open-source.

Nestes tempos de “caça aos piratas” e de perseguição à liberdade de expressão, relembrar o espírito desta época de pioneirismo talvez seja o melhor aproveitamento que podemos fazer do aniversário do NCSA Mosaic. Esse mesmo espírito de compartilhamento dos softwares e de suas conseqüentes melhorias está presente na comunidade GNU/Linux ao redor do mundo.

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O UFMG JOVEM

O prazo para as inscrições de atividades da IV Reunião Anual do Programa UFMG Jovem foi prorrogado para o dia 12 de maio.

Informações na página www.ufmg.br/jovem.

ESTUDANTE DA UFMG É PREMIADA PELO PORTAL UNIVERSIA

A aluna do primeiro período de Estatística do ICEx, Alice Lemos de Morais, foi a vencedora da primeira etapa do concurso Caça Respostas, promovido pelo portal Universia entre universitários de todo o país. Como prêmio, Alice vai receber um computador Palm Zire. Alice é filha de Márcia Regina Lemos, Diretora da DAA.

Leia mais no site da UFMG: www.ufmg.br/noticias/no_06052003_universia.shtml.

PROGRAMA CARRO BIBLIOTECA DA UFMG COMEMORA 30 ANOS

A Escola de Ciência da Informação vai comemorar no próximo dia 12 de maio os 30 anos de seu Programa Carro Biblioteca/Frente de Leitura. A abertura das comemorações está marcada para as 14:00, com o prof. Edson José Corrêa, Pró-Reitor de Extensão, e o prof. Eduardo Wense Dias, Diretor da Escola de Ciência da Informação.

Está marcada uma palestra para as 14:30 no Auditório Azul da ECI e um café cultural às 16:30, no hall do auditório.

NOÇÃO DE ARQUIVO PDF

Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, enviou uma dica para garantir que o destinatário de uma mensagem, tendo anexado um documento gerado por um editor de textos, consiga ler o documento.

Uma solução simples para esta situação é transformar o documento gerado pelo editor de texto em um arquivo PDF.

As vantagens deste tipo de formato são:
– Impossibilidade de alteração do conteúdo do documento original, podendo o usuário que recebeu o documento somente acrescentar comentários;
– Como o conteúdo será armazenado como se fosse uma imagem, a formatação se manterá a mesma, evitando distorções na formatação;
– O tamanho do documento será menor, pois o padrão PDF o compacta automaticamente, não sendo necessário nenhum programa adicional de compactação/descompactação, o que facilita bastante o acesso do leitor ao documento.
Para transformar o documento no padrão PDF, existem as seguintes opções de software:

Software
Site
Licença
Acrobate Writer www.adobe.com.br
Paga
PDF www.pdf995.com
Grátis

 

Para ler os conteúdos dos arquivos no formato PDF, deve-se instalar, no micro de trabalho, o programa Acrobat Reader (licença gratuita). Com ele, além de ler e navegar por suas páginas, pode-se até imprimí-las.

Para fazer a cópia/instalação deste programa, basta utilizar o link ftp://ftp.cecom.ufmg.br/pub/adobe/acrobatreader.

Navegando pelos sites da Web, caso seja encontrado um arquivo PDF, basta clicar no link e aguardar o download. O arquivo vai ser armazenado em uma área temporária e a leitura será feita diretamente no navegador, que irá carregar o Acrobat Reader e o documento automaticamente. (O texto foi adaptado de www.uol.com.br/mundodigital/beaba/acrobat.htm)

CLASSIFICADO

Se você quer dar um presente diferente para a sua mãe, procure Fátima, que tem lindos estojos com licores e copos de chocolate, no telefone 3354-7046.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na semana passada, O Sistemático registrou o tempo jurássico do CECOM, mostrando fotos do Sistema Burroughs 6700, que foi o computador central da UFMG de 1975 a maio de 1988 e a enorme sala que ele ocupava. Como existem mais fotos, e nelas aparecem dois componentes do Setor de Operação, vale mostrar para todos um pouco mais daquela fase ceconiana.

Segundo Renato Righi, as fotos são de sua autoria, tiradas por volta de 1976.

Os operadores Reinaldo e Nilson na console

Acreditem: é o Nilson!

Nilson montando uma fita magnética

Reinaldo ajustando o formulário contínuo na impressora

À esquerda, uma leitora de cartões de alta velocidade; e à direita, duas das impressoras

Uma visão frontal das impressoras



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 18, de 05/05/1983, publicou notícias sobre treinamento do equipamento Cobra, transferência de arquivos Cobra-Burroughs, Programa de Integração Universidade/Empresa, responsável pelo Setor de Sistemas de Computação, visitas ao CECOM, entrevista de Cleto Boechat Véo na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

20o. ENACUB
A Diretora Geral do Centro de Computação, Maria Miriam Arruda Salvador, estará no período de 15 a 18 de maio, em Canela, Rio Grande do Sul, participando do 20o. ENACUB – Encontro Nacional do Clube de Usuários Burroughs.

I ENCONTRO DE MICRO-INFORMÁTICA
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários, e Gino Ottoni Durante estão participando do I Encontro de Micro-Informática, que está sendo realizado em Belo Horizonte, no período de 05 a 07 de maio.



Eventos



RIFAS DA FESTA JUNINA

A Comisão Organizadora da Festa Junina do CECOM solicita a colaboração de todos nas vendas das rifas de uma belíssima colcha de casal em matelassé. Para isto, amanhã, sexta-feira, vão ser distribuídos os blocos das rifas para que todos ajudem na arrecadação de fundos para a Festa Junina.

O sorteio está marcado para o dia 23 de maio, às 16:00, na Sala do Café do 8o. andar.

A Festa Junina ainda não foi marcada, devendo a data ser decidida nas próximas semanas. Quanto aos brindes para a festa, estes já podem ser entregues na Redação de O Sistemático.

DIA DAS MÃES

 

No próximo domingo, dia 11 de maio, é o Dia das Mães.
Um Feliz Dia das Mães para todas as mães ceconianas, essas mulheres maravilhosas, batalhadoras, guerreiras, alegres, preocupadas, orgulhosas, felizes, simplesmente mães.
Simplesmente mães ceconianas!

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, aniversariante de hoje, dia 08. E os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Miguel Raposo, hoje, dia 08; e Maria das Graças Santa Bárbara (Editora), no dia 11.