Sistemático: Edição 1167 – 07/08/2003


Notícias



CECOM ESTÁ RESPONSÁVEL PELA REATIVAÇÃO DO SERVIÇO 5000

Há alguns anos, a UFMG realizou um processo de reorganização e unificação das suas áreas de telefonia convencional e comunicação de dados. O ponto de partida desta intervenção ocorreu em dezembro de 1999, quando, cientes do novo quadro de realidades e tendências da área de redes, a Pró-reitoria de Administração e a Assessoria de Tecnologia da Informação, até então responsáveis, respectivamente, pelas áreas de telefonia e informática da UFMG, encomendaram à diretoria do CECOM uma avaliação da estrutura organizacional da área de telefonia, buscando propostas de mudança. O resultado do estudo apontou para a necessidade de convergência das áreas de telefonia e comunicação de dados no contexto organizacional da universidade.

Como produto da reestruturação, foi criada no CECOM, em meados de 2000, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação, que passou a ser responsável pela gestão técnica dos serviços de infra-estrutura das redes de voz e dados, incluindo-se aqui os equipamentos, cabeamento, dutos, conexões de rede etc. A gestão administrativa dos serviços de telefonia, tais como a preparação de editais, contratos e normas, além do controle orçamentário e financeiro do pagamento de contas, foi agregada ao conjunto de atribuições da DAA – Divisão de Apoio Administrativo. Em complemento às atividades coube à DCP – Divisão de Controle do Processamento – o processamento mensal de dados do sistema de tarifação e a posterior distribuição à comunidade das contas internas dos serviços telefônicos.

O serviço de atendimento telefônico feito via 5000, por sua característica mais voltada a serviço de fornecimento de informação à comunidade, não ficou sob a responsabilidade do CECOM. Entretanto, seu funcionamento inadequado, nos anos seguintes, causou a necessidade de que se avaliasse sua reativação em outros moldes. Novamente, em maio de 2003, a diretoria do CECOM elaborou uma análise aprofundada deste serviço e, por decisão da Reitoria, este atendimento estará sendo reativado como atribuição do Centro de Computação.

A partir deste mês, com o apoio da ProRH e da Proplan, o CECOM estará preparando a normalização deste serviço e estruturando tanto os recursos humanos, como os equipamentos e materiais necessários. Internamente, o atendimento telefônico ao ramal 5000 ficará sob os cuidados da DAA.

Nos meses de abril e maio do semestre passado foram coletados dados estatísticos para subsidiar a tomada de decisão quanto ao destino do atendimento telefônico. Veja abaixo algumas características da demanda deste serviço.

– 65% das pessoas que ligam para o 5000 sabem exatamente aonde desejam falar, só necessitando ser encaminhadas. Quanto a isso, as telefonistas são orientadas a não transferir a chamada e, sim, informar o número correto. Assim, o solicitante pode anotar o número e não vai necessitar do serviço novamente;

– 11% das ligações são feitas por pes-soas que retornam chamadas feitas para celulares, a partir de ramais da UFMG. Isso ocorre porquê, quando liga-se para celulares, o identificador de chamadas deles capta o 3499-5000, que é o número do tronco principal de linhas do Campus Pampulha;

– 7% apenas das ligações são relacionadas a eventos, mostrando uma demanda bem inferior a que se imaginava. Além disso, ocorrem em sua maioria para eventos de grande porte, como Vestibular e Festival de Inverno;

– 5% das ligações são perdidas, ou seja, as ligações não são atendidas. Isso ocorreu em momentos de pico, já que havia apenas uma telefonista por turno neste período de análise;

– 5% apenas das pessoas procuravam informações sobre unidades ou órgãos, sem saber seu nome a priori;

– 4% apenas das ligações recebidas se referiam a busca de informações por pessoas;

– 3% das ligações foram feitas por ramais internos à UFMG que solicitavam informações.

Quanto ao volume total de ligações atendidas diariamente houve variação durante o período examinado. Este número oscilou entre 350 e 550 ligações diárias. Esta oscilação ocorreu por vários motivos, provocados pela ocorrência de vésperas de feriados, início de período letivo de calouros e veteranos em datas distintas, etc. O dia com maior volume foi 28 de abril, primeiro dia de aula dos veteranos, com cerca de 650 ligações. O menor volume foi na quinta-feira, 17 de abril, véspera de feriado, com cerca de 150 ligações.

 

DCC COMEMORA 25 ANOS DO SEU BACHARELADO

O Depto. de Ciência da Computação da UFMG comemora, este ano, os 25 anos do Bacharelado em Ciência da Computação. Além dos 25 anos do curso, o departamento alcança em 2003 o patamar de 1000 bacharéis formados.

Para o dia 22 de agosto, estão programadas as seguintes atividades:
– 14:00 – A partir desse horário, o DCC estará aberto para visitação. Na sala 4010 estarão disponíveis os crachás, camisas e convites do jantar para retirada mediante comprovante de inscrição da Fundep.
– 16:00 – Auditório 3 do ICEx: solenidade comemorativa dos 25 anos do bacharelado (palestras, painéis e exposições de fotos das turmas). A programação estará disponível em breve.
– 19:30 – Jantar dançante (por adesão) no Bela Casa Restaurante. Valor por pessoa: R$ 25,00 (inclui entradas, jantar, sobremesas e bebidas).

Mais informações através do e-mail bcc25@dcc.ufmg.br ou pelo telefone 3499-5831.

CECOM REALIZA MANUTENÇÃO DE SERVIDORES

Estava prevista para o dia 04/08, a manutenção da rede local e correio Notes da Unidade Administrativa III (DAP e DRH) e DSG. Devido a atraso do técnico da empresa, não foi possível realizar a manutenção, transferida então, para o dia 05.

Em função de necessidade de substituição de componente de hardware no servidor (controladora de discos), a DAC marcou a manutenção corretiva para amanhã, dia 08, a partir das 18:00, quando também estará indisponível a rede do CECOM.

CECOM RECEBE NOVA COPIADORA

A empresa Minascopy foi a vencedora da licitação para prestação de serviços reprográficos na UFMG. Com isto, as copiadoras Xerox, instaladas nas unidades/órgãos da Universidade, estão sendo substituídas pelas máquinas Gestetner.

O CECOM recebeu, na terça-feira, dia 05, uma copiadora Gestetner modelo 2913z, que se encontra instalada no CIT – Centro de Informações Técnicas.

UFMG VAI PROMOVER O DIA DO TRABALHO DO ADOLESCENTE

A UFMG, através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, elaborou o Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente (PORTA), no sentido de aperfeiçoar os procedimentos de gestão do trabalho adolescente na Universidade.

Várias ações estão sendo tomadas e no próximo dia 14, quinta-feira, a ProRH, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Imprensa Universitária, estará promovendo o Dia do Adolescente na UFMG, com as seguintes atividades:

Parte da manhã: Auditório da Reitoria
08:00 às 08:30 – Credenciamento e café da manhã
08:30 às 09:00 – Abertura
09:00 às 1:30 – Palestras e Dramatização. Temas: Mercado de Trabalho e Adolescência (abordagem psicossocial)

Parte da Tarde: Centro Esportivo Universitário
12:30 às 14:00 – Almoço
14:00 às 17:00 – Atividades recreativas, esportivas e culturais.

SAÍDA DO CECOM

O menor João Paulo Rodrigues da Costa, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, completou 18 anos no dia 25 de julho/2003. Em virtude disso, ele se desligou do convênio e se despediu de todos do CECOM.

João Paulo entrou para o CECOM em 03/12/2001, sendo lotado na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, onde prestou serviços de office boy.

João Paulo

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

Com a saída de João Paulo Rodrigues da Costa, o CECOM selecionou, entre três candidatos, o menor Samuel de Freitas para ocupar a vaga do Convênio UFMG/Cruz Vermelha.

Samuel iniciou suas atividades na DAA no dia 1o. de agosto/2003.

Samuel


Informativo



GENTEWARE

Ele só é calado longe da sala que ocupa juntamente com os outros estagiários da Divisão de Atendimento e Consultoria! Perto dos colegas de divisão, conversa e ri muito. Ele é Ivan Pereira Prado, estagiário da DAC. Muito tímido, Ivan se dispôs a conversar com O Sistemático, parecendo que, se pudesse, saía correndo para atender algum usuário. Tudo deu certo e ele contou a sua história no CECOM.

SIST: Quando e como você entrou para o CECOM?
IVAN: Fiz o vestibular para Direito em 2001 e entrei para a UFMG em fevereiro de 2002. Queria trabalhar e estava procurando qualquer serviço. Tentei vários lugares, como o Detran, e também me cadastrei na FUMP. Não aparecia nada! Até que fiquei sabendo que a Xina estava selecionando estagiários para a DAC. Fiz a entrevista no final de agosto e entrei para o CECOM em setembro de 2002.

SIST: Sendo de outra área, como se decidiu pelo CECOM?
IVAN: Vim mais por que estava procurando alguma coisa. Não gostei nada do Detran e preferi ficar aqui. Já tinha conhecimento de computação desde 1994, quando fiz um curso com Eugênio, de Informática Instrumental. Dava manutenção em computadores lá na padaria do meu pai e, quando comprei um computador, o Renato Righi foi quem montou e explicou tudo. Aprendi muita coisa com ele. A área que eu gosto mais para trabalhar é a de Direito, mas como para quem está começando o curso é muito difícil, praticamente impossível, de arrumar trabalho ou estágio, eu decidi que teria que buscar algo em Informática, que sempre foi minha segunda opção. E dentro disso o trabalho no CECOM se encaixou perfeitamente.

SIST: Qual o tipo de trabalho que desenvolve na DAC?
IVAN: Manutenção de computadores, atendimento a usuários, instalação do Notes. Há pouco tempo, estive nas unidades do Centro instalando o Notes.

SIST: Como são os estagiários da DAC?
IVAN: Todos são amigos. Só o Rafael é que eu já conhecia.

SIST: Quem coordena os estagiários da divisão?
IVAN: Para qualquer dúvida, procuramos o Eugênio.

SIST: Aprendeu muito no CECOM? Gosta do trabalho que faz?
IVAN: Aprendi muito. Já sabia alguma coisa e aprendi muito. Gosto do trabalho que faço, pois acabo tendo contato com muita gente. Existe muita amizade. Os problemas que acontecem nunca são os mesmos e, assim, dá para aprender muita coisa.

SIST: Gostaria de atuar em outra área do CECOM?
IVAN: Não.

SIST: Como filho da Beatriz, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, você já conhecia a maioria das pessoas do CECOM. Como foi passar para o lado de cá? A sua visão mudou?
IVAN: Permitiu conhecer muito mais as pessoas. Apesar de ser filho da Beatriz, nos últimos anos não estava vindo aqui muito. A visão não mudou muito, ficou mais ou menos igual a que eu já tinha. O CECOM é uma unidade em que todo mundo conhece todo mundo, tem sempre um ajudando o outro.

SIST: Como é o relacionamento na divisão?
IVAN: Muito bom. Todo mundo é amigo. Surge sempre uma piada.

SIST: E o seu relacionamento com as pessoas de outras divisões?
IVAN: Conheço muita gente, converso bastante. Nas festas é que a gente se entrosa mais.

SIST: Pretende continuar com computação ou quer logo adquirir experiência na sua área?
IVAN: Pretendo atuar na minha área, mas não pretendo sair do CECOM antes de completar o tempo de estágio. A princípio, o CECOM está me atendendo bem. Mais para frente vou me dedicar mais à minha área. Já estou participando de um grupo na Internet fazendo pesquisa com direitos autorais relacionados com softwares.

SIST: Fala sobre a sua família.
IVAN: Meu pai, Armando; minha mãe, Beatriz; e meus irmãos: Alexandre e Débora.

SIST: Coisas que gosta.
IVAN: Mexer com computador, praticar esportes, escutar música (gosto de tudo) e ler um livro.

SIST: O que pretende para o futuro?
IVAN: Fazer concurso para juiz. Escolhi o curso por causa disso.

SIST: Quer deixar um recado para todos?
IVAN: Espero que todos do CECOM continuem sendo como são, amigáveis. E espero que todos participem da próxima festa do CECOM.

Agradecemos ao Ivan pela entrevista. É bom ver alguém que vimos nascer, crescer, passar no Vestibular e, de repente, se tornar um colega de todos nós. Esperamos que ele aproveite bem tudo o que aprender no CECOM.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– No fundo do Oceano Pacífico, na cidade subterrânea de Fenda do Bikini, mora uma esponja do mar quadrada e amarela, chamada Bob Esponja. Bob mora dentro de um abacaxi com seu caramujo de estimação Gary, e adora seu emprego de cozinheiro no restaurante Sirí Cascudo. Vá até o endereço http://www.sponge-bob.kit.net/.

– Sabe aquelas pegadinhas da RedeTV!? São divertidas, não? Se você quiser assistir a algumas, é só acessar a página http://www.redetv.com.br. Clique no link Especiais e, logo depois, em Videoteca. Prepare a garganta e ria a vontade. Tem uma pegadinha do massagista que é super legal. Mas se você acha que é só de pegadinha que vive a página da RedeTV!, está muito enganado. No mesmo link citado acima, clique em Gameteca, se divirta com os jogos e aprenda a tocar bateria e piano. Vale a pena conferir.

– Para quem quer parar de fumar ou saber mais sobre os males que o cigarro provoca, a página PrevFumo (http://www.prevfumo.med.br), do Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação de Tabagismo, é o lugar certo. São várias seções divididas em temas: “motivação para mudar”, “risco de doenças”, “síndrome de abstinência”, “avalie sua dependência”, e outras. Apague esta idéia e o odor. Argh!

– Entrou no ar o canal Cultura +, do portal Universia Brasil (http://www.universiabrasil.net). Oferece acesso a museus virtuais, e-books, informações sobre cinema, esportes radicais, entre outros.

– Mais um problema de lógica em que é preciso passar toda uma família para o outro lado do rio, em http://smallcampus.net/html/maths_games/2001-05-03/riverIQGame.swf. Como está em Japonês, vejam as regras: só o pai, a mãe e o guarda podem dirigir a balsa; apenas dois podem andar na balsa; os meninos não podem ficar sozinhos com a mãe; as meninas não podem ficar a sós com o pai; e o bandido deve estar acompanhado do guarda.

– Para os fãs daquele que foi um dos maiores grupos de rock do mundo, uma ótima dica é visitar Queen (http://www.queenwords.com/index.html). Em o "The Complete Words", podem ser encontradas as letras de todas as músicas da banda, inclusive dos álbuns ao vivo. A página também conta com mais de 400 fotos, arquivos MIDI, skins para Winamp, entrevistas em Real Audio e até jogos (como forca e caça-palavras) relacionados à banda inglesa.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na segunda quinzena de julho, as seguintes notícias:

Videogame não atrapalha estudo,diz pesquisa (17 de julho/2003) – Cerca de 75% dos universitários americanos se dedicam diariamente a competições de Counter-Strike ou disputas com carros virtuais velozes. Mas isso não atrapalha seus estudos, diz uma pesquisa da Pew Internet & American Life Project.
O estudo mostra que o videogame também não atrapalha a vida social dos jovens americanos – muito pelo contrário, é visto como uma das formas de se passar mais tempo com amigos e namoradas. A Pew revelou, também, que as garotas gostam tanto de jogar quanto os garotos.
Os pesquisadores entrevistaram mais de mil estudantes de 27 diferentes universidades americanas. Todos responderam já ter jogado videogame, mas dois terços dos entrevistados assumiram se dedicar regularmente a uma boa partida. “Hoje, todos jogam ou sabem o que é um videogame. É quase automático que adolescentes e universitários escolham isto nas suas horas de lazer”, disse o analista Steve Jones, que comandou o estudo.
Pela análise da Pew, os hábitos de estudo dos universitários que assumiram jogar videogame com maior freqüência são bastante semelhantes aos dos estudantes que raramente chegam perto de um PC ou console com este fim. Dois terços dos fãs de games disseram que o hábito não influenciou suas notas ou desempenho acadêmido – mas admitiram que jogar acaba adiando, muitas vezes, a realização de um trabalho.
Uma das revelações deste estudo que surpreendeu a Pew foi a de que 75% das garotas entrevistadas disseram que gastam algum tempo em jogos online ou para computador, contra apenas 40% de todos os garotos que participaram da pesquisa. A diferença aqui, diz a pesquisa, está na freqüência: enquanto os homens reservam uma parte de seus dias para jogar, as mulheres vão atrás do videogame só quando estão entediadas ou não têm nada mais interessante para fazer.

Franceses renegam termo e-mail (21 de julho/2003) – A partir de agora, os franceses estão proibidos de usar o e-mail – não o sistema de correio eletrônico, mas sim o termo, devidamente substituído por “courriel”.
Courriel é uma corruptela de courrier electronique (correio eletrônico, em francês) que atualmente já é usada em Quebec (Canadá) para designar as mensagens eletrônicas, conta a CBC News.
Foi a Comissão Geral de Terminologia e Lingüística quem baniu o e-mail da vida dos franceses. A obrigatoriedade atinge órgãos oficiais, publicações e sites em geral – a imprensa local já adotou o termo há algum tempo.
Que os franceses nunca foram muito chegados no idioma inglês não é nenhuma novidade. Inclusive, o governo estuda formas para banir de vez todos os termos em inglês existentes hoje no vocabulário francês, como uma forma de “proteger” o idioma.

Deputado pede cadastramento de internautas (22 de julho/2003) – O deputado Pompeo de Mattos, do PDT gaúcho, apresentou no dia 17 de julho um Projeto de Lei que obriga os provedores a fazerem um cadastro de seus usuários de conexão e dos serviços de hospedagem de sites pessoais.
Se for aprovado, o Projeto de Lei 480/03 prevê de 15 dias a seis meses de detenção para quem não organizar o cadastro de usuários, além de multa. “O sigilo não pode ser manto para encobrir criminosos”, disse o deputado, segundo a Agência Câmara.
Mattos justificou seu pedido citando o aumento dos crimes de ordem econômica praticados via web, incluindo fraudes e roubo de informações bancárias de internautas e também a pedofilia. O Projeto de Lei será avaliado pela comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e pela comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Dando continuidade à publicação das fotos tiradas em 1992, com a primeira máquina digital do Leão, esta semana O Sistemático selecionou as fotos de Adyr, Alda, Xina, Bárbara, Cantídio, Haroldo, Helvécio e Maria Helena. Vale a pena rever cenas acontecidas há 11anos. E não percam a publicação de novas fotos nos próximos números do Sistemático.

Adyr

Alda

Xina

Cantídio

Bárbara

Haroldo

Helvécio

Maria Helena



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 29, de 11/08/1983, publicou notícias sobre a comunicação visual nas instalações do CECOM, concurso de logotipo da ABICOMP – Associação Brasileira da Indústria de Computadores e Periféricos, a saída do bolsista Eduardo Costa e Silva, a transferência do mimeógrafo do CECOM para a Seção de Reprografia da Reitoria, a entrevista de Eduardo José Tostes Barbosa em “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi a nova estrutura organizacional do CECOM, que tinha chefes como Nilza Magalhães Lara, da Divisão de Produção; José Eduardo Valle Santos, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; Romildo Monte, da Divisão de Tecnologia e Suporte; Eduardo Henrique Lima, do Setor de Software; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, do Setor de Apoio ao Usuário; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira, do Setor de Serviços Gerais; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, do Setor de Treinamento e Divulgação; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, do Setor de Programação.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12; e Marcelo Novaes Machado, no dia 14. E envia os parabéns para Isabel Cristina de Oliveira (Editora da UFMG), no dia 11.