Sistemático: Edição 1171 – 04/09/2003


Notícias



NÚMERO DE INSCRITOS AO VESTIBULAR VIA WEB É RECORDE

Na última quinta-feira, dia 28, foi encerrado o prazo de inscrições ao Vestibular 2004 via Web. Foram preenchidos cerca de 16.000 formulários de inscrição, tendo sido gerados os respectivos boletos bancários.

Até ontem, o Banco do Brasil havia confirmado o pagamento de cerca de 12.000 boletos, sendo esta a condição necessária para que o candidato tenha sua inscrição confirmada.

Tomando-se por base as inscrições já confirmadas, chega-se a um novo recorde no total de inscrições feitas por este processo, que é mais ágil e confortável para o candidato. O crescimento com relação ao total de inscrições do ano passado foi da ordem de 20%.

A expectativa é de que este número permaneça em elevação nos próximos anos, em razão do avanço na sociedade da consciência dos serviços sociais e públicos que podem ser providos pela Internet.

À medida que o Banco do Brasil repassa à Copeve as informações relativas às confirmações de pagamento, é possível aos candidatos checar no site www.ufmg.br/copeve se sua inscrição já foi confirmada.

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR AUMENTAM ACESSO AO SITE DA UFMG

Conforme ocorre anualmente, a realização das inscrições e a divulgação de notícias acerca do Vestibular movimentaram candidatos, familiares e a mídia, fazendo com que houvesse um acréscimo significativo no número de acessos ao site www.ufmg.br.

O gráfico abaixo, que registrou o total de hits, arquivos e páginas acessados, mostra que o volume cresceu a partir do domingo, dia 24, quando se iniciaram as inscrições ao Vestibular 2004. Ao longo da semana, o acréscimo no volume de acesso foi de cerca de 80% com relação à média do mês de agosto, tendo seu pico ocorrido na quinta-feira, dia 28, quando se encerraram as inscrições ao Vestibular 2004 via Web.

O número médio diário de visitantes ao site da universidade, ao longo do mês de agosto, foi de 11.738. O pico ocorrido na quinta-feira, dia 28, registrou 21.577 visitantes.

COPEVE INAUGURA USO DA TECNOLOGIA DE ICR

Na semana passada, foi iniciada a etapa de leitura das fichas de inscrição dos candidatos ao Vestibular de 2004, que não fizeram a inscrição via Internet, e se utilizaram do esquema tradicional.

Até ontem, quarta-feira, já haviam chegado à Copeve para processamento cerca de 30.000 fichas de inscrição. Por sua vez, os Correios já computavam cerca de 65.000 fichas entregues em suas agências.

Pela primeira vez, na história do processamento de dados do Vestibular, os dados preenchidos pelos candidatos nas fichas de inscrição não estão sendo digitados. O processo de digitação foi substituído pela leitura das fichas em equipamentos scanner, com posterior interpretação e revisão dos dados através do uso da tecnologia de ICR (Intelligent Character Recognition). O software que utiliza esta tecnologia, denominado Teleform, possui capacidade de tratamento de documentos pré-definidos e preenchidos com letra de forma, à mão, ou via computador e é comercializado pela empresa HS Informática.

Com a utilização dos recursos de ICR é possível evoluir processos de entrada de dados, tornando-os mais confiáveis, ágeis e, principalmente, menos onerosos.

Pelo CECOM, estão trabalhando nestas atividades João Carlos Lages, que é o coordenador das atividades de processamento de dados do Vestibular, Helvécio Cossenzo Pinto e Márcio da Costa Viana que estão supervisionando os turnos da manhã e tarde. Pela Copeve, Pablo Pereira, no turno da noite, e 15 bolsistas estão atuando neste trabalho.

A expectativa é de que as atividades de leitura e tratamento das fichas de inscrição se encerrem no final do mês de setembro.

MAIS UNIDADES AMPLIAM PROTEÇÃO DE ANTIVÍRUS PARA e-MAILS INTERNOS

Conforme foi divulgado na última edição de O Sistemático, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – instalou um “kit antivírus” em diversos servidores da Administração Central e em algumas unidades acadêmicas.

Isto foi necessário em função do sistema antivírus/anti-spam da UFMG trabalhar apenas as mensagens que provêm de origens externas à UFMG, o que não tem sido suficiente para barrar a entrada de vírus que se transmitem por e-mail e têm se propagado através dos servidores de correio internos à universidade.

Esta propagação ocorre por várias razões, que vão desde as muitas formas de transmissão que um vírus atualmente pode usar de maneira simultânea, até o acesso que alguns usuários fazem às mensagens através de Webmail, em provedores que não fornecem proteção.

A proteção instalada barra tanto as mensagens com vírus que transitam dentro da UFMG, para o servidor de e-mail protegido, como as mensagens enviadas por usuários daqueles locais que ainda utilizam software de correio como o Eudora e o Outlook. Na última semana esta proteção foi instalada nos servidores locais de mais duas unidades acadêmicas, no caso, a Faculdade de Direito e a Escola de Enfermagem.


Informativo



GENTEWHERE

Foi um acaso. Verificando alguns nomes no site de busca Google, resolvi saber se aquela pessoa era a mesma que havia pertencido ao quadro do CECOM. Tudo indicava que sim, pelo local do trabalho. Recebendo o e-mail de volta, o contato foi confirmado com Margareth Alves de Almeida, a Geth, que parece que continua a mesma Geth risonha daquela época. Na mesma hora, ela se dispôs a dar a entrevista e contar a sua história ceconiana e o que anda fazendo.

SIST: Quando e como você entrou para o CECOM?
GETH: Entrei como estagiária de programação (fazia o curso de Tecnologia de Processamento de Dados) em 1975. Depois, trabalhei um tempo como contratada em atividades de programação até que participei de um concurso para Analista de Sistemas, e fui admitida em 24/09/1976.

SIST: Em quais divisões trabalhou? Lembra-se quais pessoas entraram ao mesmo tempo que você?
GETH: Lelé, não faz isso comigo… já se passaram mais de 20 anos, minha memória é um caos. Mas trabalhei com a Nilza, Laura, Miriam Arruda, Antônio Mendes. Exerci algumas coordenações informais também.

SIST: Quais os sistemas em que trabalhou? Quais os melhores?
GETH: Trabalhei com sistemas de registro acadêmico, materiais (logística), gerenciamento de projetos e vestibular. O que eu mais gostei foi o sistema de vestibular, pois foi um grande desafio para alguém com pouca experiência. No ano anterior, havia acontecido um problema de inversão de gabaritos nas provas de Francês e Inglês, que gerou um grande transtorno. Foi divulgado um resultado que depois foi cancelado; pessoas que já estavam de “cabeça raspada” descobriram depois que na segunda lista não haviam passado: foi uma grande confusão, não sei se vocês se lembram. Depois disso, a direção da UFMG resolveu desenvolver um outro sistema e eu fiz parte da equipe, coordenada pela Maria Miriam Arruda Salvador. Trabalhamos feito uns loucos (na época da correção, eu tinha até um colchonete para dar uma recostada nas madrugadas…). Quando saiu o resultado, houve uma enxurrada de liminares contra a UFMG por conta do acontecido no ano anterior. A Universidade ganhou todas. Quando todos nós tivemos certeza de que o processo tinha acabado, que o sistema estava correto, fomos para o antigo Restaurante Tropical, em frente ao Mineirão… um caminhão de chopes… Realmente foi uma experiência marcante para o meu início de carreira e que me deu muita confiança para trabalhar dalí para a frente.

SIST: Quais as coisas que mais dão saudades do CECOM? Ou não tem saudades?
GETH: Com certeza tenho saudades de várias coisas, principalmente do clima. Quando saí do CECOM, tive um “choque cultural”. Cheguei a me arrepender, mas resolvi seguir meu caminho. O relacionamento com as pessoas aí era muito bom, mais informal, cooperativo, diferente da maioria das empresas onde prevalece a competição.

SIST: Tem contato com alguém do CECOM? Sabe notícias do pessoal daqui?
GETH: Muito pouco. A única pessoa com quem converso de vez em quando é a Lurdinha, mas acho que nem está aí mais. Outro dia, tive um encontro imprevisto com o Nilson, em um momento de glória, no Mineirão, onde assistimos juntos o nosso querido Cruzeiro ser campeão da Copa do Brasil.

SIST: Quando saiu do CECOM? Por que saiu? Conta sobre o seu trabalho desde então.
GETH: Saí em junho/1983. Eu achava que, do ponto de vista profissional, seria melhor para mim trabalhar em uma empresa que tivesse por atividade fim a Tecnologia da Informação e, neste sentido, o Serpro me pareceu uma boa referência. Sob este aspecto, não me arrependi. O Serpro é uma empresa que oferece amplas oportunidades para quem gosta de tecnologia. Trabalhei inicialmente no desenvolvimento de aplicações, mas posteriormente me voltei mais para a área de suporte. Já trabalhei em diversas áreas, como analista, coordenadora de projetos e vários cargos gerenciais. Também do ponto de vista de capacitação, a empresa me proporcionou vários treinamentos interessantes, inclusive duas pós-graduações (Gerência de Empresas e Consultoria em Informática).

SIST: Ocupa algum cargo? Quais os trabalhos já desenvolvidos?
GETH: Atualmente, gerencio a área de suporte tecnológico da regional BH do Serpro. Somos responsáveis pelo suporte de segundo nível a aproximadamente 70 redes na região e como recorrência final (suporte de terceiro nível, com abrangência nacional) a aproximadamente 700 redes baseadas em plataforma Microsoft. Por conta desta atividade, acabei me envolvendo com o assunto que mais me motiva atualmente, o ensino a distância. Como temos que dar suporte a pessoas localizadas nos quatro cantos do país, desde 1999, venho desenvolvendo projetos para treinamentos a distância. A coisa evoluiu tanto, que hoje sou também responsável por coordenar o Centro de Especialização em Ensino a Distância do Serpro, que deixou de ser uma solução caseira e hoje é utilizado por diversos clientes nossos. Desenvolvemos uma plataforma própria para gerenciamento de cursos e temos uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de conteúdos, envolvendo psicólogos, pedagogos, webdesigners, ilustradores etc. Esta é atualmente a minha área de maior motivação, o que me levou a voltar aos bancos (virtuais) de escola: atualmente estou fazendo um MBA na PUC/RS em Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, com 90% das atividades sendo desenvolvidas a distância, utilizando sistemas de videoconferência e a Web.

SIST: Gosta do trabalho que faz?
GETH: Gosto. Me sinto um tanto cansada, pois trabalho muito, mas é muito gratificante. Atualmente, com a mudança de governo, estou tendo oportunidade de me envolver também com trabalhos voltados à inclusão digital. Tenho me entusiasmado muito pela idéia de software livre. Estamos no momento migrando várias soluções do ensino a distância para plataformas de código aberto. Estou também participando de um grupo que está definindo um modelo tecnológico para administração de redes baseadas em software livre a ser adotado pela empresa e governo federal.

SIST: Vamos sair um pouco do trabalho. Conta sobre você: onde nasceu, sua família.
GETH: Nasci em Piumhi, sudoeste de Minas Gerais. Meus pais já faleceram, mas tenho duas irmãs e dois sobrinhos fofinhos.

SIST: Coisas que gosta de fazer. Você não tocava violão?
GETH: Olha, o violão sempre foi uma coisa mal resolvida… Nunca levei a sério, toco um pouquinho, mas às vezes me frustro com a minha incompetência para tocar de forma mais legal. Toco de vez em quando com uma amiga que é estudante da escola de música da UFMG, mas minha performance realmente é baixa. No mais, gosto muito de viajar, ler, vinhos, um happy-hour em qualquer integrante do “comida de buteco”, esportes (já pratiquei handebol, vôley, peteca, tênis, mas as contusões ao longo da vida me tiraram das quadras e hoje fico só torcendo, principalmente para o Cruzeiro).

SIST: Projetos.
GETH: Construir uma casa e me mudar para um condomínio próximo de Nova Lima. Já tenho o terreno e fica próximo de onde o Laertes está construindo. Gostaria de me engajar em uma ONG ligada à inclusão digital, e talvez um mestrado para quando me aposentar. Aprender a cozinhar e viajar muito.

SIST: Quer deixar um recado para o pessoal do CECOM?
GETH: Foram bons tempos. Não sei quantos ainda estão aí, mas queria mandar um abraço carinhoso para eles. Me lembro de ter visto em algum lugar o nome do Gilmar, da Beatriz, do Frota, do Leão… espero que estejam todos bem. Para todos os que ainda estão aí e que eu não tenho mais informações ou contatos, a minha esperança de que estejam felizes, saudáveis, em paz e realizados profissionalmente. Com certeza foi muito bom ter começado por aí.

Foi muito bom conversar com a Geth e saber como ela está. Agradecemos pela entrevista e esperamos que daqui para frente ela sempre tenha notícias de todos do CECOM através do Sistemático e nós tenhamos também notícias dela. Fica a lembrança de um tempo muito engraçado em que colecionar álbum de figurinhas, como o Amar é…, era uma febre no CECOM. E a Geth foi eternizada em charge no Sistemático comandando a troca de figurinhas. Infância todos nós tivemos. Nós não tivemos foi álbum de figurinhas auto colantes!

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– Se você é daqueles que gosta dos filmes de Conan, Hércules, Highlander, O Senhor dos Anéis, Xena e gostaria de comprar uma réplica da espada, acesse a página http://www.legendaryswords.com. O preço vária de US$ 359 a US$ 3 mil. Isto não é nada para quem é amante desses filmes!

– Para aqueles que gostam das revistas em quadrinhos, o Universo HQ (http://www.universohq.com/) envia um boletim gratuito. Semanalmente, você receberá o boletim com as mais recentes informações sobre o fascinante mundo dos quadrinhos e do cinema.

– Sabe aqueles joguinhos velhos? Pois é, está no ar com a página Old Lost Game, que traz jogos como Sim City, Indianapolis 500, Fifa 95, Tartarugas Ninjas, Double Dragon e outros. Ainda traz um pacote com 503 roms do Atari e emuladores do MasterSystem e Mega Drive. Quer saber onde? Vá até http://geocities.yahoo.com.br/oldlost2000/index1.htm.

– Uma grande obra do cinema nacional é o filme Amarelo Manga. A película traz uma nova abordagem dos problemas sociais de forma realista e criativa. Acesse a página http://www.amarelomanga.com.br e consulte a trilha sonora, cartaz, elenco e outras informações. Vale a pena conferir!

– Falando em jogos, quem não se lembra dos antigos Indiana Jones and the fate of Atlantis, Sim City, Aladdin, The Secret Of The Monkey Island 1 e 2, Doom e Lemmings? Apesar de sua simplicidade, se comparados aos recursos gráficos e sonoros utilizados na nova geração, esses jogos marcaram uma época e deixaram muita saudade. O endereço é: http://www.oldgames.bgbest.net/. (Site em Inglês)

Blobby Voley (http://home.t-online.de/home/mummertathome/download.htm) é um joguinho onde dois adversários se enfrentam em uma partida de vôlei de praia. Pode ser jogado por duas pessoas ou por apenas uma, contra o computador. O jogo é bastante simples e tem apenas 794 KB, mas é uma boa diversão, especialmente para passar o tempo. A página do desenvolvedor está em alemão, mas para fazer o download basta clicar no blobby.zip.

– Aquelas janelinhas do navegador que se abrem por cima da janela-base automaticamente ou quando algum link é adicionado são usadas para exibir anúncios. As janelas suspensas vêm sendo usadas de forma intensa e desordenada. Os navegadores Opera e Mozilla já oferecem a opção de bloqueá-las. Já os usuários do Internet Explorer podem recorrer a programas adicionais como o Pop-up Stopper, que impede a exibição dos pop-up mas permite facilmente a suspensão do bloqueio sempre que as janelinhas sejam necessárias para navegar em um determinada página. Consulte: http://www.panicware.com/product_psfree.html.

– Se você precisar de uma breve biografia de 28 mil personalidades, basta acessar a página http://www.s9.com/biography/ e fazer a pesquisa pelo nome. Apesar de ser em Inglês é uma página muito interessante para quem gosta de história.

Encyclopaedia of the Orient aborda o Oriente Médio e o norte africano. Vale a pena conferir, pois tem ótimas informações e mapas muito bem desenhados. Consulte o endereço http://i-cias.com/i-e.o/2b.htm. (Site em Inglês)

– A página Eaprender (http://eaprender.ig.com.br/home.asp) tem dicionário, agenda do vestibular e professor on-line. Para fazer as consultas, é exigido o cadastro para algumas áreas.

– O que é Blogger? O Blogger é uma ferramenta de Internet que ajuda você a publicar e atualizar seu blog a todo instante, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação. O que é um weblog ou blog? O blog (http://blogger.globo.com/br/help.jsp) é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Não perca tempo e crie o seu.

– Quer criar um site? Antes de começar a criar suas primeiras páginas, anote em uma folha de papel todas as suas idéias. Faça o plano de como o site funcionará (desenhe um mapa do site), quais as ferramentas que você usará etc. Feito isso, faça um esboço de como será o layout do site. Preocupe-se em criar um site bonito, com um visual agradável e que não demore para carregar. Por isso, tome cuidado na escolha das cores do site e no número de gráficos, animações, entre outras tecnologias. Vá ao endereço http://www.crieseuwebsite.com/.

– Quer aprender sobre o Windows 98? É um software responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador, como memória, teclado, vídeo, mouse, utilizando recursos gráficos, tais como janelas, botões, ícones, interagindo com o usuário de forma intuitiva, simples e fácil. Aponte seu navegador para a página http://www.cursowindows98.hpg.ig.com.br/ e descubra como é fácil utilizar este produto.

– Para quem precisa fazer mapas para festas, como a Lelé, vá até o endereço http://mapas.terra.com.br. Basta digitar o nome da rua, e você terá o mapa completo do trajeto. (Dica do Jader Santos, da DCP)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Estas fotos foram tiradas em outubro de 1978, no noivado de Luiz Henrique Loureiro dos Santos, entrevistado do GenteWhere na semana passada, e Silvana Santos, na casa dos pais dele, no Bairro Sagrada Família, perto do Campo do Sete de Setembro. A turma da Divisão de Usuários estava presente, como também a Redatora do Sistemático, que participava de todas a festas. Lu e Silvana se casaram em dezembro daquele ano e em dezembro de 2003 estarão comemorando as Bodas de Prata. Ninguém se lembra quem foi o autor das fotos!

Ao fundo: Luiz Henrique, Edésio, Marcelo e Rodolfo. À frente: Zédu, a cabeleira do Gino e Didi.

Ao fundo: Lelé, Tânia, Gino, Rodolfo, Marcelo, Edésio, Silvana, Luiz Henrique e Zédu. À frente: Beto, Didi, Isaac e Denise Spira.

À frente: Frota, Beto, Luiz Henrique e Zédu. Ao fundo: Rodolfo, Tânia, Gino, Didi, Denise Spira, Silvana e Edésio.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 33, de 08/09/1983, publicou notícias sobre palestra da Burroughs no CECOM, 1o. Concurso de Monografias sobre Informática da Sucesu-Santa Catarina, palestra sobre o sistema ADHOS pela Labo Eletrônica, III Torneio de Vale Tudo Vôlei da Assufemg, a participação de Evandro de Paula Godoy no Enduro da Independência e a entrevista de Ismênia Carvalho Moreira na seção “Um Pouco de Nós”. A notícia que se destacou foi:

CECOM RECEBE MICROS
O Centro de Computação recebeu, na última sexta-feira, dia 02, os microcomputadores SID 3000 que ficarão à disposição dos usuários interessados.
A Divisão de Tecnologia e Suporte está aguardando as instalações elétricas solicitadas à Prefeitura para início do treinamento de pessoal na utilização dos micros.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Leandro Souza Costa, hoje, dia 04; Renato Machado Righi, no dia 08; Rodrigo Fontes Ribeiro, no dia 10; e Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Vânia Márcia Paiva Pacheco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; Henrique Pacca Loureiro Luna (DCC), no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10.