Sistemático: Edição 1213 – 29/07/2004


Notícias



TESTE DE APTIDÃO DEFINIU EQUIPE DE APOIO À LEITURA DAS FICHAS DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2005

Conforme divulgado na edição anterior de O Sistemático, foram efetuados cerca de 17 mil preenchimentos de ficha de inscrição ao Vestibular 2005 através da Internet. A partir desta semana, estes candidatos já podem conferir a situação de sua inscrição e seus dados já cadastrados, caso já tenha sido processada a confirmação de pagamento de seu boleto bancário. Isso pode ser feito acessando a página da Comissão Permanente do Vestibular em http://www.ufmg.br/copeve. Quem já estiver com seu pagamento confirmado estará recebendo em casa, a partir do dia 29 de julho, os manuais do concurso.

Entretanto, a parcela maior de inscrições, apesar do volume anual sempre crescente de inscrições pela Internet, ainda é através do processo tradicional, com o preenchimento manual e entrega da ficha de inscrição nas agências dos Correios.

Para o Vestibular de 2005, a Copeve mais uma vez usará a tecnologia de ICR para o reconhecimento e transcrição dos dados preenchidos pelos candidatos. Este será o segundo ano em que está tecnologia será usada no Vestibular, em substituição ao antigo processo de digitação.

Como o processo de leitura e reconhecimento dos caracteres não atinge 100% de sucesso, em função das variações de grafia dos candidatos, há a necessidade de que seja montada uma equipe de apoio, que cuida da revisão dos dados não reconhecidos pelo software. É esta equipe a responsável pelos acertos nos dados, em atividade que exige atenção, responsabilidade, confiabilidade e produtividade.

Buscando evoluir os critérios para escolha dos funcionários que compõem este grupo de trabalho, este ano foi preparado e aplicado um método que buscou eliminar critérios subjetivos e compor a equipe com pessoas que demonstrassem, através de resultado obtido em teste específico, terem aptidão psicológica para a realização das tarefas.

Para a definição do método a ser utilizado e na coordenação da aplicação do teste, o coordenador de processamento de dados do Vestibular, João Carlos Lages, contou com o apoio de Alexandre Alves Gomes, da ProRH.

Várias pessoas passaram pelo teste aplicado por Alexandre Gomes, sendo que os resultados obtidos direcionaram a montagem das equipes com aqueles que obtiveram melhor pontuação. Estes, estão trabalhando desde o início desta semana e tem até o próximo dia 20 de agosto para concluírem suas atividades.

Há 25 pessoas trabalhando, em turno diário de 3 horas, sendo que são 5 turnos por dia, com início às 7:00 e término às 22:00. Estas pessoas são coordenadas por supervisores em cada turno, esta supervisão está a cargo de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana, Helvécio Cossenzo Pinto, todos do CECOM, e Pablo Cendret Pereira, da Copeve, sendo este último responsável por dois turnos.

Buscando sempre garantir a qualidade e produtividade do processo de revisão das fichas de inscrição, o desempenho dos envolvidos nas atividades será monitorado observando-se questões relativas à produtividade, confiabilidade, pontualidade, atenção, organização etc.

Os primeiros dias de andamento do serviço tem mostrado um resultado de produtividade acima da média esperada, o que mostra o acerto da aplicação do teste e a adequação dos selecionados às atividades. Em função disso, outras equipes de processamento de dados do Vestibular, que executam atividades similares, poderão vir a ser montadas, ainda neste concurso, usando-se como um dos critérios a aplicação de teste de aptidão equivalente.

 

ARTIGO DO DCC RECEBE PRÊMIO EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

O artigo The efectiveness of automatically structured queries in digital libraries (A Eficácia de consultas estruturadas automaticamente em bibliotecas digitais), de autoria de alunos e professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e do Department of Computer Science, da norte-americana Virginia Tech, foi contemplado com o prêmio Best Student Paper Award, durante a 4ª Conferência sobre bibliotecas digitais – Fourth ACM/IEEE Joint Conference on Digital Libraries – realizada em Tucson, no Arizona, de 7 a 11 de junho.

O artigo é resultado de trabalhos conjuntos desenvolvidos pelos laboratórios de bancos de dados do DCC/UFMG e de bibliotecas digitais da Virginia Tech. Trata-se do projeto Inference, Interoperability and Integration in Digital Libraries (I3DL), financiado pelo CNPq e pela National Science Foundation e coordenado pelos professores Alberto Laender e Berthier Ribeiro-Neto, da UFMG, e Edward Fox, da Virginia Tech.

Os autores do artigo são Marcos André Gonçalves e Edward Fox, da Virginia Tech, Aaron Krowne, da Emory University, Pável Calado, Berthier Ribeiro-Neto e Alberto Laender, do DCC da UFMG, e Altigran Sores da Silva, do DCC/UFAM.

(Fonte: Site da UFMG – www.ufmg.br)

PROJETO MAIORIDADE ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para o Projeto Maioridade, que acontece de 2 de agosto a 6 de dezembro, às segundas e quintas-feiras, de 14 às 17 horas, no Centro Cultural UFMG. Promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade, o programa conta com aulas expositivas e práticas, oficinas culturais e passeios. Destinadas a pessoas com mais de 60 anos, as atividades buscam munir os participantes de informações sobre qualidade de vida na terceira idade. Aberta ao público, a aula inaugural do Projeto acontece no dia 2 de agosto, às 14 horas, com palestra da geriatra Karla Giacomin sobre Cuidados pela vida.

As inscrições podem ser feitas nos estandes da Fundep, na Praça de Serviços e no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534) – ou através da internet, no endereço www.fundep.ufmg.br.

(Fonte: Site da UFMG – www.ufmg.br)


Informativo



Genteware

Ele é tímido, calado, muito tranqüilo. Está sempre quietinho em sua mesa, trabalhando no micro. E quando sai do CECOM, como anda! É tão rápido que, quando pensamos que ele acabou de sair, já está retornando. Esse menino calado é Samuel de Freitas, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM, que esta semana é o entrevistado do Sistemático.

SIST: Quando você fez inscrição para o Convênio UFMG/Cruz Vermelha?
SAMUEL: Eu fiz a inscrição na CVB em maio de 2003, pois estava à procura de estágio juntamente com um amigo. Passamos na porta da CVB e resolvemos nos inscrever. Infelizmente, ele não se inscreveu, pois sua idade não era compatível com o período indicado. Não demorou muito e me ligaram para participar de uma dinâmica no DRH/UFMG e, após a dinâmica, fui sele-cionado para fazer uma entrevista aqui no CECOM.

SIST: Quando e como entrou para o CECOM?
SAMUEL: Não me lembro o dia certo, mas foi no fim do mês de julho de 2003 que fiz a entrevista no CECOM.A entrevista foi cheia de entusiasmo e expectativa, pois foi a minha primeira entrevista. Em pouco tempo, me chamaram para vir trabalhar.

SIST: Qual foi a sua expectativa em trabalhar no CECOM?
SAMUEL: A expectativa foi muito grande, pois era o meu primeiro emprego. Era uma coisa nova para mim e o momento de conhecer um mundo diferente. Eu não fazia a mínima idéia de como seria.

SIST: Como é trabalhar no CECOM? E na DAA? Você aprendeu muitas coisas? Qual é o seu trabalho?
SAMUEL: Trabalhar no CECOM foi uma ótima coisa que me aconteceu. Aqui eu pude ver quem é amigo de verdade e ouvir histórias daqueles que já passaram por aqui. Fico até sem palavras para falar da DAA. É uma ótima divisão. Eu sou muito calado, mas gosto de ouvir o que todos têm para falar, suas histórias, os acontecimentos, viagens, tudo isso é muito legal. Aprendi muita coisa na DAA, e isso é também uma experiência de vida que pode vir a me ajudar no futuro. O meu trabalho aqui no CECOM não é um bicho de sete cabeças. Faço trabalho de serviços gerais, office boy e até mesmo de funcionário público, como diz a Lelé.

SIST: Antes de entrar para o CECOM, você já havia feito cursos de computação?
SAMUEL: Antes de vir para o CECOM, eu fiz um curso de informática com duração de oito meses. Fiz curso de Word, Excel, Access, Power Point e alguns outros. Fazer o curso foi muito bom, me ajudou bastante e, além disso, estou sempre usufruindo dele no meu dia-a-dia.

SIST: No CECOM, você aprendeu muito sobre computação?
SAMUEL: Com certeza, aqui no CECOM eu aperfeiçoei meus conhecimentos na área de informática e consegui solucionar as dúvidas que tinha a respeito.

SIST: Como é o seu relacionamento com os funcionários do CECOM?
SAMUEL: Muito bom. Não tenho nada a reclamar dos meus colegas de trabalho. Procuro ajudá-los da mesma forma em que me ajudam quando eu tenho alguma dúvida.

SIST: Você participa dos eventos no CECOM?
SAMUEL: Nem sempre, mas os que participei foram inesquecíveis.

SIST: Vamos falar um pouco sobre você e as coisas lá de fora.
SAMUEL: Nasci aqui em Belo Horizonte e moro com meus pais e uma irmã mais nova. Meu pai se chama Luiz; minha mãe, Margarida; e minha irmã se chama Talita. Estudo na Funec, uma escola próxima da minha casa, onde estou cursando o 3o ano do Ensino Médio. E espero avançar mais, até chegar aos meus ideais.

SIST: No fim do ano, você vai prestar vestibular na UFMG. Qual o curso que escolheu e por que?
SAMUEL: Escolhi prestar Vestibular para Enfermagem, pois gosto muito de Biologia e tenho muito interesse pela área da saúde.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
SAMUEL: Sou muito caseiro, mas nos horário vagos gosto de praticar esportes, sair com meus colegas e ir à Igreja.

SIST: O que pretende fazer no futuro?
SAMUEL: Espero conquistar meus objetivos, lutar contra meus obstáculos e vencer.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
SAMUEL: Espero que os ceconianos possam continuar cheio de alegria, entusiasmo e ser super legal com todos que por aqui passar. Gosto muito do jeito de todos. Gostaria de agradecer a todos pelo carinho que têm por mim, principalmente à Beth, Lelé, Rubens, Maria Helena, Michele, Márcia, Alda, Haroldo, Dôra e todos que fazem parte dessa família maravilhosa que é o CECOM. E que os caminhos de todos possam ser iluminados e cheio de sucessos. Deixo o meu abraço para todos.

Agradecemos ao Samuel pela entrevista, desejamos que ele consiga realizar os seus objetivos e que ele nunca se esqueça do CECOM e dos amigos que vem conquistando desde o seu primeiro dia de trabalho.

 

DAC DIVULGA DICAS DE COMO EVITAR PROBLEMAS DE ESPAÇO NO NOTES

Alguns usuários do Notes estão tendo problemas de falta de espaço no banco de dados de correio deste sistema, o que faz com que mensagens enviadas para estes usuários sejam rejeitadas. Para evitar esse tipo de problema, a DAC divulgou por e-mail algumas dicas, que estão reproduzidas aqui.

Dica 1. Remoção de mensagens desnecessárias: Cada usuário tem direito a uma cota de 30 Mbytes, no servidor onde está instalado o Notes, para seu banco de dados. Este banco é onde ficam armazenadas as mensagens do correio e as entradas na agenda. Assim, o primeiro passo para prevenir problemas de falta de espaço é remover as mensagens de correio (recebidas e enviadas) desnecessárias. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação às entradas na agenda, principalmente aquelas programadas para repetição. Este procedimento de remoção deve fazer parte das atividades diárias, não devendo ser deixado para depois, provocando o acúmulo de mensagens.

Dica 2. Cuidado adicional na remoção de mensagens enviadas: Ao remover uma mensagem enviada (pasta Enviados), na janela de confirmação, deve-se escolher a opção Excluir, para que a mensagem seja efetivamente removida. Se for escolhida a opção Remover, a mensagem deixará de aparecer na pasta Enviados, mas continuará existindo no banco de dados de correio, o que pode ser verificado abrindo a pasta Todos os Documentos.

Dica 3. Cuidado com pastas Todos os Documentos e Linhas de Discussão: É preciso tomar muito cuidado com as pastas Todos os Documentos e Linhas de Discussão. Alguns usuários já removeram as mensagens destas pastas, considerando que elas estavam repetidas em outras pastas. Pastas são apenas “visões”, ou seja, formas de agrupar as mensagens, para simplificar a recuperação das mesmas pelo usuário. A pasta Todos os Documentos, especificamente, mostra tudo que existe no banco de dados (mensagens, entradas na agenda etc.). Remover seu conteúdo implica em perda de tudo que o usuário registrou na agenda ou enviou e recebeu no correio. A pasta Linhas de Discussão apenas organiza todas as mensagens de correio, agrupadas com suas respostas, para permitir a visualização de toda uma “conversa” de uma só vez, e a remoção do seu conteúdo também implica na perda de todas as mensagens recebidas ou enviadas.

Dica 4. Mensagens com arquivo anexado: Quando alguém recebe ou envia uma mensagem com arquivo anexado, este arquivo também ocupa espaço no banco de correio. Assim, este recurso é o grande vilão da história, devendo ser utilizado apenas quando for realmente necessário, o que não é o caso dos arquivos pps, jpg, mpg e outros que circulam pela rede.

Dica 5. Mensagens recebidas com arquivo anexado:
Quando for recebida uma mensagem com arquivo anexado, o procedimento mais recomendável é desanexar o arquivo (basta clicar duas vezes com o ponteiro do mouse sobre o arquivo e escolher a opção Desanexar), salvando-o em disco, e remover a mensagem.
Caso a mensagem recebida, em si, seja importante e necessite ser mantida, ainda assim o arquivo deve ser desanexado e removido da mesma. Isto pode ser feito seguindo os passos abaixo:
1- abrir a mensagem para leitura;
2- desanexar o arquivo, salvando-o em disco;
3- clicar duas vezes com o ponteiro do mouse no texto da mensagem, para entrar em modo de edição;
4- clicar apenas uma vez sobre o ícone correspondente ao arquivo;
5- pressionar a tecla DEL;
6- confirmar a operação;
7- se desejar simplificar a recuperação do arquivo, quando necessária, colocar na mensagem um lembrete, como “Arquivo salvo em L:\pasta\nome.ext”;
8- clicar no botão Salvar e Fechar.

Dica 6. Mensagens enviadas com arquivo anexado: Quando for enviada uma mensagem com arquivo anexado, o procedimento mais recomendável é remover a mensagem, uma vez que o arquivo já existe no ambiente do usuário. Caso o texto da mensagem enviada, em si, seja importante e necessite ser mantido, ainda assim, o arquivo deve ser removido da mesma. Isto pode ser feito seguindo os passos abaixo:
1- abrir a mensagem enviada;
2- clicar duas vezes com o ponteiro do mouse posicionado no texto da mensagem, para entrar em modo de edição;
3- clicar apenas uma vez sobre o ícone correspondente ao arquivo;
4- pressionar a tecla DEL;
5- confirmar a operação;
6- se desejar indicar que havia um arquivo anexado, colocar na mensagem um lembrete, como “Foi anexado o arquivo L:\pasta\nome.ext”;
7- clicar no x para fechar a janela da mensagem;
8- na lista de opções apresentada, selecionar a alternativa Apenas salvar. Isto fará com que a mensagem seja mantida na pasta Enviados, mas sem o arquivo anteriormente anexado.

Dica 7. Aplicativo de compactação do banco de dados: Mesmo sendo feita a remoção de mensagens e entradas na agenda, isso só vai se refletir efetivamente no banco de dados quando for executado o aplicativo de compactação dos bancos, o que só ocorre durante o final de semana. Assim, o melhor dia para a “faxina” do banco de dados de correio e agenda fica sendo a sexta-feira.

Dica 8. Configuração de salvamento de mensagens enviadas: Uma forma interessante de evitar gasto desnecessário de espaço é configurar a forma do Notes salvar as mensagens enviadas. Isto pode ser feito da seguinte forma:
1- clicar em Arquivo, Preferências, Preferências do Usuário;
2- selecionar ícone Correio e Notícias;
3- no bloco Enviando, quadro Salvar, há duas alternativas possíveis. A primeira é selecionar “Não manter uma cópia”. Selecionando esta opção, as mensagens enviadas não serão salvas. Caso seja necessário manter uma cópia da mensagem enviada, basta clicar no botão Enviar e Arquivar;
4- a segunda alternativa é escolher a opção “Avisar sempre”. Isto vai fazer com que, ao enviar uma mensagem, seja feita a pergunta “Deseja salvar esta nova mensagem?”, permitindo ao usuário definir se a mensagem deve ser salva ou não.

Dica 9. Cuidados antes de férias, afastamentos e feriados: É necessário fazer uma “faxina” no banco de dados de correio antes de qualquer período de ausência prolongada (férias, afastamentos, feriados etc.), quando serão acumuladas as mensagens recebidas. Nestas ocasiões, aconselha-se também que o endereço de e-mail seja retirado de listas de envio automático de mensagens onde esteja cadastrado.

O USUÁRIO PERGUNTA

Você tem dúvida? Envie a sua pergunta que O Sistemático tem um espaço para você.

Ouvir rádio através da internet interfere no funcionamento da rede? (Nélia Zille, PRPq)

Resposta da DAC: Sim. É desaconselhável esse tipo de uso, pois ocupa uma faixa grande da rede, muito maior que aquela de quando se navega por páginas. Já aconteceu de unidades fora do Campus reclamarem de lentidão na rede e, ao pesquisar o que estava acontecendo, foi verificado que era porque muitos usuários estavam ouvindo música, ao mesmo tempo, pela Internet.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O CECOM, a ProRH e a CAC promoveram, no período de 12 de abril a 17 de junho deste ano, um curso de Informática Instrumental, dentro do Projeto de Inclusão Digital, para funcionários terceirizados da UFMG. No último dia de aula, em agradecimento aos instrutores Eustáquio e Eugênio, os alunos ofereceram um lanche, que contou com a presença de convidados como Helvécio e João Cloves, do CECOM; Walter, do DRH; Luiz, da CAC; e Maria Helena, da Atlan. As fotos são de autoria de Eustáquio Rodrigues.


Regina, da Bu, e o convidado Luiz, da CAC


Hudison, da BU. Ao fundo: Regina e Luiz, da CAC


Patrícia, do PCA


Kátia, da Creche


Os agradecimentos dos alunos aos instrutores Eugênio e Eustáquio


Liana, da Odontologia


Kátia, Regina, Hudison, Maria Helena, Helvécio, Patrícia, Joana, João Cloves e Edna


A mesa do lanche


Kátia, Regina, Liana, Helvécio, Patrícia, Joana, João Cloves, Edna, Maria Helena, Ronan Renato e Walter

 



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira e Eliane Pawlowski (ex-ATI), no dia 31. Os parabéns para os ex-ceconianos: Pedro Maia da Costa Ribeiro, hoje, dia 29; Clarindo Isaías Pereira da Siva e Pádua (DCC), no dia 1º de agosto; Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Iracema Alves Torres (Engenharia) e Evandro de Paula Godoy, no dia 04.