Sistemático: Edição 1220 – 16/09/2004


Notícias



CECOM DESENVOLVE APLICAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA

A pedido da PROGRAD, o CECOM desenvolveu uma aplicação com interface baseada na Web, para possibilitar à Universidade receber inscrições de candidatos que desejam revalidar seus diplomas de graduação obtidos no exterior. Como são muitos candidatos, principalmente para o curso de Medicina, e a Universidade limita o número de pedidos por curso, foi necessário estabelecer uma prioridade por ordem de entrada de solicitação.

Assim, a aplicação registra numa base de dados, a data e o horário em que cada candidato solicitou a sua inscrição, via internet. Ao imprimir seu comprovante de inscrição, o candidato recebe informações do seu número, data e horário de inscrição, além do período em que deverá comparecer pessoalmente na PROGRAD para levar a documentação exigida. O período de inscrição é do dia 14 a 16/09 (hoje), sendo que o dia 14 foi reservado somente para os candidatos do curso de Medicina. Os dias 15 e 16 recebem inscrições em todos os demais cursos que a UFMG oferece, exceto Medicina. A aplicação pode ser acessada, até hoje às 24 horas, através do endereço http://urano.cecom.ufmg.br/revalidaDiploma. Desenvolveram esta aplicação, pelo CECOM, os analistas Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, além do consultor Igor Campos Leal.

CECOM APOIA LANÇAMENTO DE DADOS PARA O ENADE

A Lei no 10.861 de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, também estabeleceu a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, em substituição ao antigo “Provão”, mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Uma das grandes novidades do ENADE é a sua aplicação tanto para os estudantes concluintes como para os estudantes ingressantes, conforme percentual de carga horária estabelecida em Portaria do INEP. Serão avaliados pelo ENADE, neste ano de 2004, os cursos das seguintes áreas: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

O CECOM trabalhou junto à PROGRAD na geração das bases de dados referentes aos alunos habilitados dos cursos selecionados. Uma vez estabelecida, pela PROGRAD e DRCA, as condições para seleção dos alunos habilitados, o CECOM gerou, por curso, relatórios para atualização de dados cadastrais desses alunos no Sistema Acadêmico. Após esta etapa, conforme cronograma pré-estabelecido, o CECOM auxiliou os coordenadores de curso na transmissão dos dados dos alunos, via site do INEP, a fim de incluí-los na base de dados do ENADE. A etapa atual é de conferência e acertos finais dos dados dos alunos. O prazo final para cadastramento de todos os alunos é no dia 19/09/2004. A analista Denise Cristina de Assis Moreira foi a responsável pelos trabalhos do CECOM.

TU ESTÁ CONECTADO DIRETAMENTE À REDE UFMG

Uma última unidade da UFMG ainda dependia do serviço de linha discada para se conectar à rede UFMG: o Teatro Universitário (TU). A partir desta semana, o TU já está ligado diretamente ao Campus Pampulha, através de um link de comunicação de dados provido pela Way Internet. A velocidade contratada é de 200Kbps e, neste momento, atende a poucos equipamentos, já que a rede interna será cabeada nos próximos dias pelo DPFO, o que estenderá o novo acesso a todos os equipamentos do TU.

Com a ativação deste novo link, o serviço de linha discada mantido pelo CECOM será desativado, ficando seu uso restrito às atividades de suporte das equipes internas da DRC e DAC.

Um ganho indireto obtido com a instalação deste serviço será a queda dos gastos com telefonia fixa do TU, já que, além do uso normal para conversação telefônica, a transmissão de dados onerava as contas daquela unidade.

A ativação do acesso e o levantamento de demandas de futuras atividades para montagem da rede interna foram executadas, nesta quarta-feira, dia 15, pelos funcionários Antônio Eustáquio Rodrigues e Renato Machado Righi, da DAC.

DIRETORA DA DAC PARTICIPA DE TREINAMENTO ORACLE

Dando continuidade à capacitação da equipe da DAC na administração de bancos de dados Oracle, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria, estará, no período de 20 a 24 de setembro, participando do curso “Performance de Banco de Dados Oracle9i”.

O treinamento será oferecido no horário de 12:30 às 18:30, nas dependências da Casa de Software.

Posteriormente, o treinamento será replicado para a equipe da divisão.


Informativo



Genteware

Ele é da turma que fica no subsolo e raramente vem ao 8o. andar. É muito simpático e muito sorridente. Aliás, o sorriso deve ser a sua marca. Ele é Robson Nogueira Barreto, estagiário da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, que aceitou ser o entrevistado da semana.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu o curso de Ciência da Computação?
ROBSON: Comecei a cursar Ciência da Computação no segundo semestre de 2001. Fiz o ensino médio no CEFET-MG, concomitantemente com o curso técnico em Eletrônica. Devido ao estágio que precisei fazer durante o primeiro semestre de 2001 para complementar minha formação técnica, escolhi começar o curso na UFMG no segundo semestre. Optei pelo curso de Ciência da Computação porque era um curso bastante concorrido e bem conceituado, além de que sempre me imaginei fazendo parte dele.

SIST: Quando e como entrou para o CECOM?
ROBSON: Entrei para o CECOM em março deste ano. Meu contrato em outro estágio havia vencido e comentei com uma amiga que o CECOM era um lugar onde gostaria de trabalhar. Fiquei surpreso quando ela, que conhecia o Frota, me falou que havia entrado em contato com ele e que havia uma vaga na DRC. Algum tempo depois, o Frota me telefonou marcando uma entrevista e eu vim conhecer o CECOM, de onde gostei muito.

SIST: Qual o tipo de trabalho que desenvolve na DRC?
ROBSON: Trabalho na parte de administração e manutenção da rede de dados da UFMG. Minha equipe é responsável pela segurança e funcionamento da rede. Agimos com medidas corretivas em caso de vírus, de uso indevido da rede (por exemplo, utilização de programas P2P para fornecimento de arquivos via WEB) ou mesmo tráfego excessivo por parte de alguma sub-rede. Também colaboramos no teste, na configuração e na instalação de novos equipamentos na rede.

SIST: Gosta do trabalho que faz?
ROBSON: Gosto do trabalho que realizo. Sempre quis trabalhar com ambientes linux, principalmente redes linux, que é onde reside o maior poder desse Sistema Operacional.

SIST: Como é trabalhar na DRC? O estágio está correspondendo à sua expectativa?
ROBSON: Trabalhar na área de redes de comunicação é muito bom. Ter a oportunidade de fazer parte da administração de uma rede tão grande e complexa quanto a da UFMG é um enorme desafio. Ainda tenho muito o que aprender aqui.

SIST: Como é o seu relacionamento com a equipe da divisão?
ROBSON: O Frota sempre nos ajuda quando temos dificuldades no trabalho. Além disso, ele se preocupa e zela pela nossa vida acadêmica, com o intuito de nos incentivar a estudar, a ir bem nas provas e a fazer trabalhos práticos, que neste curso não são poucos!!! Gosto muito dos meus colegas de trabalho. Estamos todos sempre em contato e nos ajudando. Além de divertidos, eles são ótimas fontes de conhecimento e de dicas úteis também!

SIST: Como você fica no subsolo, conhece muitos funcionários e estagiários do 8o. andar?
ROBSON: Conheço poucas pessoas do 8o. andar e sinto falta de uma integração maior. Conheço alguns estagiários e ex-estagiários do 8o. andar, assim como alguns poucos funcionários.

SIST: Já participou de algum evento no CECOM?
ROBSON: Não cheguei a participar de nenhum evento do CECOM. Somente de um almoço que o Frota organizou para reunir atuais e antigos estagiários da DRC.

SIST: Vamos sair das coisas do trabalho e vamos falar da vida lá fora.
ROBSON: Eu nasci aqui em BH mesmo. Tenho um irmão de 16 anos, Rodrigo, que estuda no Coltec, onde faz Eletrônica. Meu pai, Ricardo, é carioca e minha mãe, Regina, é daqui de BH mesmo. Como vocês podem perceber, nossos nomes tem uma grande coisa em comum.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
ROBSON: Eu gosto de cinema, de uma piscina onde possa nadar e de jogos eletrônicos, principalmente quando estou em turma (em casa, no fliperama ou online na internet).

SIST: O que tem em mente para o futuro?
ROBSON: Além de ganhar na Mega Sena, de comprar uma casa na praia e uma Ferrari vermelha (risos), pretendo me formar em Computação no fim do ano que vem. Ainda não sei que rumo vou dar à minha carreira, mas com certeza procurarei um bom concurso para o qual estudar e ser aprovado. Pretendo ainda fazer outro curso de graduação, em outra área que não a de exatas, e estudar mais algumas línguas.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
ROBSON: Gostaria de agradecer a ótima receptividade que tiveram comigo. Tem sido muito legal estar aqui. Podíamos marcar um lanche para reunir todo mundo e colocar a conversa em dia.

Agradecemos ao Robson pela entrevista. Esperamos que logo ele possa, juntamente com os outros estagiários da DRC, participar mais dos eventos do CECOM. E que o estágio no CECOM continue sendo proveitoso como tem sido até agora.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A gigante Google disponibilizou o Blog do Google (http://google.blogspace.com/). Aproveite e faça o seu. O que tem pipocado de Blog na Web é brincadeira. (Site em Inglês)

– A Loja Marisa nasceu com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço acessível. E após 55 anos e uma rede de mais de 150 lojas em todo o Brasil, continua com o mesmo objetivo, com o mesmo ideal. Visite o endereço http://www.marisa.com.br/scripts/capa.asp.

– O MH é uma corrente de opinião internacional que agrega voluntários, sendo orientada, controlada e financiada pelos mesmos membros. Atualmente, o MH desenvolve atividades em mais de 100 países em todo o mundo e conta com mais de 600.000 membros da estrutura e mais de 2 milhões de aderentes. Os humanistas são pessoas voluntá-rias, de cultura e países diferentes que se organizam, crescem e se fortalecem como indivíduos a fim de construir verdadeiramente uma sociedade humana. O MH é uma expressão prática do ideal de humanizar a terra e construir uma Nação Humana Universal, onde todos os seres humanos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades pelo simples fato de terem nascido como seres humanos. Veja em http://www.movimentohumanistac139.hpgvip.ig.com.br.

– Muito legal a página das Olimpíadas Geográficas (http://www.geographyolympics.com). Nela você pode localizar em um mapa qualquer país do mundo. Mas você sabe fazer uma localização usando o mapa? Participe da olimpíada geográfica e some pontos para o Brasil e veja também algumas curiosidades.

– É muito divertido e você vai dar boas risadas visitando a página El Rellano. Na seção de vídeos, baixe o “Discurso Bush”, “Golazo”, “Habia una vez” e “El mono borracho”. Eu rachei o bico de rir! Vale a pena conferir em http://www.elrellano.com/videos/.

– Muito divertido o jogo online em que um Homem das Neves tenta acertar um pingüim com um porrete. Quanto mais longe voar o pingüim, mais pontos se faz. A quantos metros será que você vai conseguir atirar o pinguim? Cuidado para não viciar. Veja em http://oglobo.globo.com/online/blogs/arquivos/2004-01-27_17h59_Para_quem_odeia_Linux_-_original.swf .

– Mas se você quiser jogar outros jogos online mais elaborados, vá na página oficial e escolha o seu jogo. Passe um bom tempo se divertindo com seus amigos em http://yeti.emedien.com/. (Site em Inglês, Alemão e Espanhol)

– Já teve problemas com centrais de atendimento? Eu já. Paulo Vogel pôs no ar uma página (http://www.euodeiocallcenter.com.br/) para expressar sua revolta e permitir que outros também o façam. Não é mole receber aquelas resposta decoradas e quando você pede para falar com alguém num nível maior na empresa, a resposta é sempre a mesma: “Qualquer dúvida, o senhor resolverá conosco. É para isto que estamos aqui.” Eu, hein!

– Adolf Hitler, o Macedônio das centúrias – 2003; A fuga de Saddam Hussein do restaurante de Al-Mansur, em Bagdá; A Companhia ligeira no Iraque; Eurotúnel no Canal da Mancha; Tomada do gabinete de Saddam, os dois cercados e mortos no entulho. Sabem o que é isso? As previsões de Michel Nostradamus que, vez por outra, aparecem quando há um problema mundial de grandes proporções. Confira a página http://www.jbastos.siteonline.com.br/interna.jsp?lnk=18895.

– Um site interessante é www.portal3d.com.br, com várias dicas de diversão, notícias e uma sessão chamada vídeos legais bem divertida. Vale a pena conferir. (Dica do Gecomob)

VALOR DESVIADO EM FRAUDES ONLINE SUPERA O DE ASSALTOS A BANCO DO BRASIL

A Agência Brasil divulgou, no dia 13/09/2004, a notícia Valor desviado em fraudes online supera o de assaltos a banco no Brasil, transcrita a seguir:

“Pesquisas apontam que o Brasil está na rota dos crimes envolvendo a internet. De acordo com a Polícia Federal, de cada dez hackers ativos no mundo, oito vivem no Brasil. Além disso, cerca de dois terços dos responsáveis pela criação de páginas de pedofilia na internet – já detectadas por investigações policiais brasileiras e do exterior – têm origem brasileira. As pesquisas também apontam que, no Brasil, as fraudes financeiras que utilizam internet e correios eletrônicos já superam, em valores financeiros, os prejuízos de assalto a banco.
Para tornar mais eficaz o combate aos crimes cibernéticos, cerca de 500 especialistas de mais de 20 países estarão reunidos esta semana em Brasília na 1ª Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos. O foco principal é incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científicos, com o objetivo de produzir técnicas novas e avançadas de investigação e repressão.
De acordo com o coordenador do evento e perito criminal, Paulo Quintiliano, a internet está sendo cada vez mais utilizada para a prática de crimes. Quintiliano disse que nem sempre é fácil encontrar os responsáveis por esses crimes:
– Às vezes é difícil, principalmente quando os criminosos hospedam suas informações no exterior. Nesses casos complica um pouco e por isso a gente utiliza a cooperação internacional, junto com grupos das polícias dos outros países. Nós estamos sempre em contato para possibilitar o combate efetivo aos crimes cibernéticos”, acrescentou. Segundo ele, no Brasil, tem crescido o número de casos envolvendo a exploração sexual de crianças pela internet.
Denúncias de crimes cibernéticos podem ser feitas tanto para a Polícia Federal, como para as polícias civis. Quintiliano informou que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça define os crimes cibernéticos como crimes federais e que, portanto, estão sob a competência da Polícia Federal.
– Contudo, as polícias civis também investigam e podem e devem continuar investigando esses crimes – explicou.”

MEC VAI SUBSTITUIR OFFICE POR PROGRAMAS DE CÓDIGO ABERTO

A Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16940.shtml) publicou no dia 09/09/2004, a notícia MEC vai substituir Office por programas de código aberto, transcrita a seguir:

“O MEC (Ministério da Educação e do Desporto) realiza, às 14h30 desta quinta-feira, o lançamento do projeto de adoção do software livre. O órgão vai passar a usar programas de código aberto no lugar do Office, produzido pela Microsoft. O objetivo é reduzir os atuais gastos com software.
Além de Fernando Haddad, ministro interino da Educação, o evento terá a participação de Sérgio Amadeu, presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), e Gustavo Queiroz, diretor de Tecnologia da Informação do Metrô de SP
A primeira etapa do projeto já foi realizada, e contou com a instalação do OpenOffice -programas de escritório compatíveis com o Office, da Microsoft. Um browser de código aberto ainda foi instalado em todas as máquinas do ministério.
O período de transição é de três meses. Nesse tempo, as pessoas poderão acessar o software usado atualmente, enquanto uma equipe de monitores fará a aplicação de questionários para identificar as necessidades de uso dos usuários do MEC.”

ANATEL TENTA VENDER 6 ÁREAS DE TELEFONIA

O jornal Hoje em Dia, de 14/09/2004, publicou a notícia Anatel tenta vender 6 áreas de telefonia:

“A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará na próxima semana mais uma tentativa de vender seis licenças da telefonia móvel (o Serviço Móvel Pessoal, SMP), inclusive para Minas Gerais. Hoje, a agência receberá as propostas das empresas interessadas em participar do leilão, marcado para dia 21. A idéia da agência é que pelo menos quatro empresas de telefonia móvel operem em cada região do país. Por isso, a Anatel está tentando vender pela terceira vez essas licenças, que foram devolvidas ou não foram vendidas em leilões anteriores.
De acordo com o último edital, o leilão estava marcado para agosto, mas foi adiado em cerca de um mês para dar tempo aos investidores interessados na licitação. As empresas vencedoras terão de iniciar a operação dos serviços no prazo de um ano após a assinatura dos termos de autorização. Serão três licenças no Estado de São Paulo, duas em Minas Gerais e uma no Nordeste, para os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Fontes do setor acreditam que não haverá interessados para todas as áreas. Se houver disputa, ela deverá ocorrer somente nas licenças de Minas Gerais e de São Paulo, onde há apenas três operadoras. Para a licença de Minas – onde já operam a TIM, a Oi (Telemar) e a Telemig Celular (Opportunity) -, os potenciais interessados são a Vivo e a Claro. As licenças de São Paulo, por sua vez, poderiam atrair a Telemar e a Brasil Telecom que, segundo fontes, poderiam disputar a licença separadamente ou em consórcio. Na região metropolitana de São Paulo e no interior do Estado já estão em operação a Vivo, a TIM e a Claro.
Preços
Os preços e as regiões são as seguintes: região metropolitana de São Paulo (R$ 93,8 milhões); interior de São Paulo (R$ 83,8 milhões); Estado de São Paulo, região de Franca e Ribeirão Preto, área da CTBC Telecom (R$ 3,4 milhões); Minas Gerais, área da Telemig (R$ 51,2 milhões); Triângulo Mineiro, área da CTBC Telecom (R$ 5,3 milhões); e Nordeste (R$ 56,2 milhões).”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 25, de 13/09/1984, publicou notícias sobre o encerramento do treinamento para os funcionários do Setor de Controle de Produção, 1o. Inforuso, a entrevista de Mário Luís Terenzi na seção “Um Pouco de Nós”, a formatura de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca em Ciência da Computação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Ângelo de Moura Guimarães, professor do Depto. de Ciência da Computação, esteve no último dia 05, apresentando a palesatra “Metodologias para Desenvolvimento de Sistemas” para analistas e programadores do CECOM.
Essa palestra, solicitada pela Diretoria Geral do CECOM, é constituída por 3 fases. A primeira, já apresentada, teve a duração de 4 horas. Agora, os participantes vão se reunir em grupos de trabalho e a data da próxima apresentação será divulgada oportunamente.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI), Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21.