Sistemático: Edição 1244 – 28/04/2005


Notícias



IMPLANTADO NOVO SISTEMA AUTOMATIZADO PARA O ATENDIMENTO 5000

O CECOM colocou em produção, nesta segunda-feira, 25 de abril, o novo sistema de atendimento telefônico automático da UFMG. Este sistema é ativado sempre que alguém liga para o telefone geral da UFMG (3499-5000) e nenhuma pessoa está disponível para fazer o atendimento. Isto pode ocorrer em situações especiais mas, principalmente, fora do horário normal de expediente de 7:00 às 19:00.

A voz utilizada é de Sirlene Bustamante de Matos Camisassa, do DRCA, e estão programadas mensagens diferentes para atendimento noturno, feriados e momentos em que todas as telefonistas estão ocupadas.

O atendimento está funcionando sobre uma plataforma Asterisk, que é um software gratuito de PBX.

Trabalharam no projeto Adyr Rodrigues Nascimento, Dante Grapiúna de Almeida, Fernando Frota Machado de Morais e Guilherme de Souza Pimentel, todos da DRC.

CECOM MIGRA INTRANET ADMINISTRATIVA

Conforme divulgado no Sistemático no 12, de 14/04/2005, a Intranet Administrativa será migrada para um outro equipamento, no dia 29 de abril. Essa migração faz parte do processo de consolidação dos servidores administrados pelo CECOM.

Todos os documentos disponíveis hoje na Intranet, serão copiados para o novo servidor, de forma a tornar a migração o mais transparente possível. Entretanto, os códigos dos usuários que dão manutenção nesses documentos deverão ser criados novamente.

Assim, após a migração, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) solicita aos usuários a verificação dos documentos, e que solicitem à Operação de Redes (opr@cecom.ufmg.br) a criação dos códigos que forem necessários.

NOVAS LISTAS PARA O RATEIO DE TELEFONIA

O servidor que gerenciava as listas institucionais da UFMG é o mesmo que atende a Intranet Administrativa e será desativado no dia 29 de abril.

A grande maioria delas já foi transferida para o Grude, mas ainda restavam algumas no antigo servidor, entre as quais as listas que recebem, mensalmente, as planilhas de rateio de telefonia: fonepamp-1 (unidades acadêmicas do Campus Pampulha), foneadm-1 (unidades administrativas) e fonecid-1 (unidades do Centro).

Para permitir a desativação dessas listas, a DAA enviou a todos os participantes um e-mail solicitando informações do endereço correspondente no Grude, onde serão criadas as novas listas.

Este recadastramento está a cargo de Michele Marie Ribeiro.

 

 

DAC PROMOVE BATE PAPO TÉCNICO PARA O CEDECOM

A pedido do CEDECOM, o CECOM está promovendo bate papo técnico para os funcionários lá lotados.

O treinamento, que aborda temas como Hardware, arquivo e pasta, rede Novell, vírus e compactação de arquivo, está tendo como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

As turmas 1 e 2, realizadas nos dias 25 e 26/04, tiveram a participação dos seguintes funcionários: Maria Cecília Sousa Araújo, Mário Lúcio Guinald, Florisvaldo Ferreira Lisboa, Maurício Guilherme Silva Júnior, Jacqueline Conceição Rosa, Soraya Regina de Oliveira Fidelis, Maria Suely Meirelles, Maria José Gomes Silva, Régis Antônio Duarte Guimarães, Sandra Patrícia Antunes e Gina de Souza Nogueira.

Nos dias 03 e 04 de maio, no horário de 9:30 às 11:30, serão realizadas mais duas turmas, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM esta contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se do aluno Otto Hilário de Campos Cardoso, do curso de Administração.

Otto entrou para o CECOM no dia 19 de abril, lotado na Divisão de Apoio Administrativa (DAA), onde vai participar de atividades relacionadas às licitações e contratos preparados pela divisão.

 

 

 

   


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.
Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.025.361
6.846
562.044
1.594.251
6.427.184
8.021.435

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.076
221
18.130
51.427
207.329
258.756

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Nas propagandas veiculadas nos meios de comunicação, sempre tem uma frase que marca e algumas até fazem sucesso. Se você tem boa memória e quer fazer um teste, veja como é fácil. Aponte seu navegador para IstoÉ Dinheiro (http://www.terra.com.br/istoedinheiro/quiz/publicidade/slogan) e divirta-se com os slogans selecionados.

– Se você não tiver onde armazenar o seu arquivo e tem acesso à Internet, seu problema terminou. Armazene seus arquivos na web e compartilhe com os amigos, se quiser, usando o Rapidshare (http://rapidshare.de/). É totalmente gratuito e você não precisa se associar para usá-lo. E comporta uploads de até 30.000.000 Bytes por dia.

– Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, Português e idiomas estrangeiros. Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Veja em http://www.nied.unicamp.br/~hagaque.

– Crie aplicações interativas de multimídia sofisticadas sem qualquer programação complicada. MaxMedia (http://www.maxmediapro.com.br/home_bra.htm) é um sistema de autoria multimídia que lhe permite combinar gráfico, imagem, fotografia, texto, som, MP3, vídeo, flash, animação, html e outros elementos para criar apresentações, quiosques, catálogos, cd-cards, álbuns de fotografia, jogos, e-cards, e-books, materiais educacionais (CBT), protetores de tela, CDs interativos e mais.

– Muito bom é o Windows XP Setup Simulator que é um programa que ensina a instalar passo-a-passo o Windows XP. Se você nunca instalou um sistema operacional, esta é uma boa oportunidade para conhecer e ver que com Windows XP tudo é mais fácil. Eu mesmo baixei o programa e fiz um teste. Achei legal, só que a página é em Inglês. Mesmo assim, acho que não há nenhuma dificuldade em ver como é uma instalação, já que a Interface é bem agradável. O programa inclui ainda um e-book que explica os conceitos básicos do XP e é útil para o leigo em informática. Vale a pena conferir em http://www.softpedia.com/progDownload/Windows-XP-Setup-Simulator-Download-5586.html.

– Fiquei sabendo que o Papa Bento XVI já tem e-mail. O Vaticano divulgou em sua página (http://www.vatican.va) os novos endereços eletrônicos pelos quais os fiéis podem se comunicar com o novo papa.
Em inglês é: benedictxvi@vatican.va.
Em italiano é: benedettoxvi@vatican.va
João Paulo II, que morreu em 2 de abril último, foi o primeiro papa a usar e-mail.
Na página http://www.catholic.org/cathcom/international_story.php?id=14066 tem a confirmação do e-mail do Pontífice em Italiano.

– Se você está a fim de fazer uma página, o provedor gratuito Pop
(http://popsites.pop.com.br/) lançou uma ferramenta para edição de sites. O usuário entra com login e senha, se não tiver é só se cadastrar, e pode escolher entre quatro modelos com diversas combinações de cores para fundo, destaque, texto, bordas e títulos. O endereço segue o padrão: www.(nomedousuário).pop. com.br. São 50 MB de espaço livre, compartilhados entre um POP Site e um POP Blog.

A CASU inciou, no dia 06 de abril, mais uma Campanha de Vacinação contra a Gripe e Pneumonia. No Campus Pampulha da UFMG, a vacinação começou no dia 26 e vai encerrar no sábado, dia 30.

Os associados devem apresentar o cartão da CASU e documento de identidade. Os funcionários da UFMG, não associados da CASU, também podem ser vacinados, mediante apresentação de documento de identidade.

DAC PROMOVE BATE PAPO TÉCNICO PARA O CEDECOM

A pedido do CEDECOM, o CECOM está promovendo bate papo técnico para os funcionários lá lotados.

O treinamento, que aborda temas como Hardware, arquivo e pasta, rede Novell, vírus e compactação de arquivo, está tendo como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

As turmas 1 e 2, realizadas nos dias 25 e 26/04, tiveram a participação dos seguintes funcionários: Maria Cecília Sousa Araújo, Mário Lúcio Guinald, Florisvaldo Ferreira Lisboa, Maurício Guilherme Silva Júnior, Jacqueline Conceição Rosa, Soraya Regina de Oliveira Fidelis, Maria Suely Meirelles, Maria José Gomes Silva, Régis Antônio Duarte Guimarães, Sandra Patrícia Antunes e Gina de Souza Nogueira.

Nos dias 03 e 04 de maio, no horário de 9:30 às 11:30, serão realizadas mais duas turmas, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

PESQUISA: COMPUTADOR CAUSA FADIGA VISUAL

O jornal Hoje em Dia, de 27/04/2005, publicou a notícia Pesquisa: computador causa fadiga visual, transcrita a seguir:

Ao menos 75% dos usuários freqüentes de computador podem desenvolver fadiga visual ou CVC (Computer Vision Syndrome) – em português, Síndrome de Visão do Usuário de Computador. Esse é o principal resultado de uma pesquisa com 1.237 pessoas realizada pelo Instituto Penido Burnier, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo).

Coordenada pelo oftalmologista do instituto e diretor do Banco de Olhos de Campinas, Leôncio Queiroz Neto, a pesquisa aponta uma relação direta entre o mau uso do computador e o aparecimento de sintomas da CVC, como dores de cabeça, olhos irritados e até miopia entre crianças. Dos 1.237 usuários de computador pesquisados, 916 são adultos e 321, crianças. Segundo o oftalmologista, dos adultos pesquisados, 71% apresentaram sintomas de fadiga visual; 51% das crianças tiveram algum tipo de miopia, possivelmente motivada pelo uso inadequado do micro durante horas. Das 51% de crianças que apresentaram fadiga visual, 21% tinham miopia definitiva e os demais 30%, miopia transitória.

“Quando usamos o micro movimentamos pouco o globo ocular e piscamos, em média, cinco vezes menos que o normal. Isso prejudica a troca do filme lacrimal, uma película responsável pela umidade na superfície do globo ocular. Os ambientes refrigerados também agravam o ressecamento’’, disse Queiroz Neto. O ser humano pisca, em média, 20 vezes por minuto e diante do computador essa freqüência cai para 15 vezes, segundo ele. O oftalmologista recomenda relaxamento da visão com pausas de pelo menos dez minutos a cada hora de uso do computador.

“O grande vilão dessa história toda é o número de horas que a pessoa fica em frente à tela. Os usuários de computador por mais de duas horas por dia correm mais risco de desenvolver fadiga. A CVC tem cura com tratamento e o seu desenvolvimento ou não depende de cada organismo’’, disse. O monitor de vídeo gera cerca de 16,7 milhões de cores, o que sobrecarrega a musculatura responsável por regular a entrada de luz até a retina.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 26/04/2005, notícias sobre PC conectado e componentes, transcritas a seguir:

Furlan defende o software proprietário – O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, defendeu, ontem, abertamente, o uso de software proprietário no PC Conectado. “É estranho que um país que está crescendo tanto em software possa discriminar o software proprietário. A minha visão é prática. A propriedade intelectual é um bem para o Brasil e não faz sentido ser contra o software proprietário”, afirmou o ministro ao falar sobre o programa PC Conectado, durante a abertura da Abinee Tec, em São Paulo. Em entrevista após a solenidade de abertura, perguntado se estava defendendo a participação da Microsoft no PC Conectado, Furlan foi taxativo: “O software livre pode ser privilegiado, mas o Brasil tem empresas que produzem software proprietário e não podemos hostilizar essas empresas. Não pode ser nem 100% de um lado, nem de outro. Sou pelo equilíbrio”. Furlan disse que o atraso no lançamento do programa ocorreu por causa das discussões sobre o software e sobre subsídios. Neste momento, o impasse é o benefício tributário. “Uma possibilidade é a isenção do PIS/Cofins na venda para o usuário final. A outra é dar isenção em cada etapa do ciclo produtivo, e isso pode ter efeitos na Zona Franca de Manaus”, afirmou.

Fogo CruzadoWilson Moherdaui
As declarações do ministro Furlan são o lance mais ostensivo da guerra – antes mais ou menos velada – que se trava na Esplanada dos Ministérios em torno do software livre. De um lado do ringue, a Casa Civil, reunindo defensores ardorosos da via única dos sistemas abertos. De outro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pregando a pluralidade. Ontem, o ministro Furlan, em pessoa, fez questão de escancarar a disputa, ao defender, sem meias palavras, a opção pelo software proprietário. É isso mesmo: ele deixou de lado a retórica da flexibilização e partiu para a briga, da mesma forma que tem feito em relação à elevação dos juros. Fez uma enfática defesa do software proprietário. E aos que poderiam ficar em dúvida sobre suas intenções, repetiu os argumentos com a convicção de quem se debruçou sobre o assunto mais do que meros minutos.
Em janeiro, a guerra nos bastidores do poder central ganhou a cena internacional, quando se soube que o presidente Lula estava a ponto de manter um encontro com o presidente da Microsoft, Bill Gates, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça. Pouca gente sabe, mas a reunião contou com o apoio entusiasmado do ministro Furlan. E foi torpedeada pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com direito a uma veemente manifestação escrita de defesa da autonomia tecnológica do Brasil, de ataque frontal à Microsoft e de repúdio ao encontro. O episódio terminou com vitória para o grupo de Dirceu, que conseguiu abortar a reunião. Furlan, porém, parece ter assimilado o golpe e não arredou pé de sua posição, agora explicitada com todas as letras. Que não se pense que vai ficar por isso mesmo: vem chumbo grosso por aí.

O software livre está forçando as reformas na indústria – Um estudo encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia à Softex, que realizou a pesquisa em parceria com a Unicamp, identificou os principais mercados e modelos de negócios relacionados ao software livre (SL) no Brasil. Amostra, que será divulgada hoje, 26, é a maior já realizada no país no segmento de software livre/código aberto: consultou 518 empresas – 364 desenvolvedoras e 154 usuários do SL – e realizou uma enquete eletrônica com 3.657 pessoas físicas, das quais 1.953 são desenvolvedores individuais e 1.704 são usuários individuais de SL. A pesquisa mostra que os usuários são motivados a usar SL por razões técnicas ligadas a flexibilidade, segurança, potencial de adaptação e interoperabilidade, por questões econômicas (redução de custos operacionais, de capital e possivelmente de transação); capacitação e empregabilidade, e por razões ideológicas. O estudo procurou identificar o perfil dos usuários e trouxe algumas surpresas, segundo Giancarlo Nuti Stefanuto, coordenador de planejamento e estudos da Softex. “Ao contrário do que se imaginava, as grandes empresas representam a maior parte dos usuários corporativos de SL.” Das 154 empresas usuárias, 48% faturam acima de R$ 50 milhões: 22% faturam acima de R$ 1 milhão e o restante entre R$ 250 mil e R$ 1 milhão. O estudo constatou que 87% dessas empresas são nacionais. No setor público, o levantamento mostra que há um predomínio de médias e grandes empresas, nas quais há tendência de substituição de plataformas e de aplicativos.

O MCT busca modelo de negócios – Pesquisadores, desenvolvedores e empresários vão participar das discussões de um modelo de negócios para o desenvolvimento de software com o uso de componentes. O modelo, encomendado pelo MCT à Softex, vai servir de base para a criação da biblioteca nacional de componentes, segundo o vice-presidente da Softex, Márcio Girão. Com a componentização, explica, evita-se que a empresa perca tempo desenvolvendo o mesmo código já desenvolvido. Segundo ele, a entidade já reuniu representantes da academia e desenvolvedores para tratar do assunto. Agora, vai analisar o resultado das discussões para fazer uma segunda rodada com os empresários. Em outro projeto, financiado pela Finep, a Softex trabalha na criação de componentes em software livre, que serão colocados à disposição da indústria.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA 6ª FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA

A programação cultural da 6a. Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que será realizada de 02 a 07 de maio, na Praça de Serviços do Campus Pampulha, é a seguinte:

– Dia 02: “Outras histórias na estrada” – Wilson Dias
– Dia 03: Carlos Fontes e sua sanfona
– Dia 04: “Os 50 anos de Paulinho Pedra Azul” – Paulinho Pedra Azul
– Dia 05: Seresteiros de Prata
– Dia 06: “Um cantador do Jequitinhonha” – Rubinho do Vale

Todos os shows acontecem às 12:30.



Há 20 anos…

As edições números 15 e 16, Ano IX, de 1985, publicaram notícias sobre palestra de Milton Pifano Soares Ferreira “Geração de Relatórios em Cobol”, atualização das fichas individuais dos funcionários do CECOM, entrega de certificados de cursos internos, entrega das carteiras de usuários da Biblioteca Central, XVIII Congresso Nacional de Informática, Programa Educacional da Burroughs, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CECOM RECEBE MICROCOMPUTADOR DIGITUS
O Centro de Computação recebeu na última sexta-feira, um microcomputador Digitus, modelo DGT 1000, com capacidade de 48 Kbytes de memória e duas unidades de disquetes de 5 e 1/4 de polegadas.
O microcomputador se encontra no Setor de Software para desenvolvimento de programas e ligação com outros microcomputadores.
(Ano IX, n.º 15 – 25/04/1985)

CURSO NA VETERINÁRIA
Na próxima segunda-feira, dia 06, o Setor de Apoio ao Usuário vai dar início ao curso “CANDE” para professores e alunos de pós-graduação da Escola de Veterinária da UFMG.
O curso será ministrado pelo analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos e terá aulas todos os dias durante duas semanas, no horário de 9:00 às 11:00, na própria Escola de Veterinária.
(Ano IX, n.º 16 – 02/05/1985)



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para os ex-ceconianos Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Wallace de Almeida Rodrigues , no dia 22; Christiano Gonçalves Becker, no dia 23; Paulo César Cortez Júnior e Beatriz Josephina Perrela, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26. Em dia, os parabéns para Filipe José Leão Corrêa, Wilca Maria Luzilene Souza e Silva e Maria Miriam Arruda, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o; Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Cristina Campos Brasil da Fonseca e Reuber Luiz Neves Koury, no dia 05.