Sistemático: Edição 1250 – 16/06/2005


Notícias



PREGÃO DE TELEFONIA FIXA LOCAL SERÁ REALIZADO DIA 29 DE JUNHO

Há quatro anos, desde que o CECOM passou a ser o órgão responsável pelos serviços e pela infra-estrutura de telefonia da universidade, muitas modificações foram feitas nos processos de contratação de fornecedores de telecomunicações.

O formato licitatório utilizado, o Pregão, já havia sido adotado para a contratação de serviços de discagem de longa distância (DDD, DDI, VC2 e VC3), celulares institucionais (VC1) e para os links de comunicação de dados que interligam as unidades do centro ao Campus da Pampulha. Assim, as economias geradas pelo uso deste modelo são experimentadas pela UFMG há algum tempo.

Na contratação destes serviços, o CECOM sempre busca alternativas técnicas que garantam à universidade, não só um custo mais baixo, como uma qualidade superior, nunca abrindo mão de gerar competição entre os fornecedores.

Desta forma, será realizado, em 29 de junho, o último passo para a complementação deste trabalho, o Pregão para contratação dos serviços de telefonia fixa local, com destino a outros telefones fixos ou celulares, envolvendo os serviços destinados aos Campi Pampulha, Saúde e Montes Claros.

Ao planejar o edital de contratação desses serviços, o CECOM usou dados das necessidades atuais de expansão e previu o crescimento da demanda gerada pelo projeto Campus 2000. Além disso, caso o processo seja vencido por outro fornecedor, que não a Telemar, serão preservados os números de ramais atuais. Também será licitada uma solução tronco-celular que deverá reduzir drasticamente os custos de ligações feitas para aparelhos celulares.

Na análise e elaboração deste projeto, que envolveu a Diretoria, a DRC e a DAA, atuaram os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fernando Frota Machado de Morais, o engenheiro Antônio Carlos Soares e a administradora Márcia Regina Lemos.

 

INDICADORES DE DESEMPENHO MOSTRAM SALTO NA UTILIZAÇÃO DO IAG

Conforme divulgado na semana passada em O Sistemático, o CECOM publicou em seu site, no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_numeros.shtml os números e gráficos relativos aos seus principais indicadores de desempenho relativos ao ano de 2004.

Estas atividades de coleta e divulgação são realizadas pelo CECOM há quase duas décadas e, além de auxiliarem no planejamento do órgão, permitem o registro histórico de seus serviços.

Esta semana estão sendo aqui apresentados os gráficos de acompanhamento de acesso ao sistema IAG (Informações acadêmicas dos alunos da Graduação). Este serviço de consulta foi lançado pioneiramente em junho de 1997, em parceria com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), sendo substituído, em setembro de 2003. A primeira versão tinha uma interface com o sistema mainframe. A segunda é totalmente em arquitetura Web.

ATI REALIZA NOVO ENCONTRO COM TÉCNICOS DE INFORMÁTICA DAS UNIDADES

A Diretoria de Tecnologia da Informação (ATI), através do LCC e do CECOM, vai promover encontros com as equipes de suporte das unidades da UFMG com o intuito de aumentar a integração de seus componentes, entre si e com a equipe do Grude, através de troca de informações e sugestões.

Os encontros estão marcados para os dias 16 de junho, 15 de setembro de 10 de novembro, no Auditório 4 do ICEX, sempre às 16:00 horas.

CECOM INICIA PROCESSO SEMESTRAL DE AVALIAÇÃO INTERNA

Na reunião de diretoria do último dia 13, foi aprovado o cronograma de execução, para o 1o semestre de 2005, do processo interno de avaliação que o CECOM promove semestralmente. O processo prevê o envolvimento direto de todos os funcionários através de auto-avaliações e de avaliações realizadas pelas respectivas chefias. Também os usuários são consultados através de questionários próprios, enviados via e-mail, sendo as suas críticas e sugestões avaliadas e retornadas ao final do processo de cada semestre. A tabela abaixo mostra o cronograma das principais atividades dessa avaliação:



Atividade
Responsável
Período
Definição dos usuários a serem consultados
Diretorias de Divisão
17/06/2005
Execução do processo nas divisões
Diretorias de Divisão
20 a 24/06
Aplicação do questionário aos usuários
Vice-Diretoria
21 a 27/06
Definição de projetos a serem considerados no semestre
Toda Diretoria
27 e 28/06
Consolidação dos dados de atividades de rotina
Vice-Diretoria
28 e 29/06
Análise dos resultados da avaliação de rotina
Toda Diretoria
30/06
Análise referente às críticas e sugestões recebidas dos usuários
Diretorias de Divisão
30/06 a 06/07
Consolidação dos itens para análise qualitativa
Vice-Diretoria
01/07 a 07/07
Consolidação final da avaliação de rotina e de projetos
Diretoria Geral
04/07
Apresentação de resultados à ATI
Diretoria Geral
05/07
Avaliação qualitativa em cada divisão com a respectiva divulgação do resultado
Diretorias de Divisão
06 a 11/07
Consolidação e envio de respostas aos usuários referentes às suas críticas e sugestões
Vice-Diretoria
08 a 12/07/2005

ANIVERSÁRIO DE O SISTEMÁTICO

Alguém acreditou que o Sistemático completaria 28 anos de existência? Pois é, hoje, dia 16 de junho, a Redação comemora mais um ano de circulação do jornal do Centro de Computação.

Como acontece todos os anos, a Redação vem agradecer a todos os leitores pelo carinho, apoio, compreensão, alegria e colaboração. E também por terem acreditado nele durante estes 28 anos. Uma longa jornada!

O agradecimento a todos vem com o pedido de que continuem esperando por ele todas as semanas, continuem colaborando para que em suas páginas sempre estejam estampadas muitas notícias, notícias boas, com todo o trabalho desenvolvido pelos funcionários do CECOM. O Sistemático deseja continuar fazendo parte do universo ceconiano.


Criação de Luiz Carlos Campos

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma página onde você pode brincar de arquiteto é a architectstudio. Construa sua própria casa e faça uma passeio em um modelo em 3D. Faça isso em
http://www.architectstudio3d.org/.

– O Núcleo de Comunicação Meninas da Moda -NCMM
(http://meninasdamoda.com.br/htm/meninasdamoda2.htm) surgiu a partir da união de 6 profissionais com experiências distintas e complementares com o objetivo de oferecer uma ampla gama de serviços em todas as áreas de comunicação de moda. Ale Garattoni, Ana Licks, Bia Lemos, Mirela Lacerda, Beta Taliberti e Carol Delgado conheceram-se no curso de especialização em Jornalismo de Moda, ministrado pela experiente Iesa Rodrigues. A partir daí, veio a percepção de que a área é, ainda hoje, carente de informações mais didáticas e completas para aqueles que se interessam pelo assunto. Através do site Meninas da Moda, o NCMM tem o objetivo de oferecer aos estudantes e interessados em moda toda a variedade de informações de que necessitam para, inclusive, ajudar em suas decisões profissionais. E através de todos os serviços disponibilizados, o NCMM objetiva garantir a empresas e marcas jovens, excelente visibilidade e colocação no mercado da moda.

– Como nem tudo o que você usa no seu computador no dia a dia precisa ser comprado, a revista PCWorld relacionou alguns programa bons e de graça na Internet. São programas de: segurança, utilitários, escritório, casa, internet e imagens. Vale a pena conferir em http://pcworld.uol.com.br/AdPortalV3/pcw_vida_ pratica_15_06.htm.

– “En un lugar de la Mancha, de cuyio nombre no quiero acordarme…” Assim começa D. Quixote de la Mancha, genial novela de Miguel de Cervantes, que este ano faz seu quarto centenário da primeira publicação. Nessa frase, Cervantes dá a pista para que se cumpra a rota do engenhoso fidalgo, cuja loucura foi uma forma que o autor usou para mostrar a realidade de sua época e, principalmente, ironizar seu principal rival, o também famoso escritor Lope da Vega. Veja em http://www.grandesaventuras.com.br/.

– A compra de um computador é sempre um momento delicado. Quem não é apaixonado por tecnologia inevitavelmente fica na dependência de amigos ou conhecidos. Notebook ou micro de mesa? De marca conhecida ou montado? E qual deve ser a bendita “configuração”, a especificação da máquina? O pior é que, nessa hora, todo mundo para quem você pede opinião se diz gênio da informática, fera no assunto. Então vá até http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_ conteudo=1263.

– Saiba usar os recursos básicos para guardar bem as fotos ou imagens e como tratá-las para dar aquele toque especial usando alguns recursos de softwares em
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_secao =33. Aprenda macetes para salvar aquelas fotos digitais que não saíram tão perfeitas quanto você gostaria.

– O Conar (http://www.conar.org.br/) é uma organização não-governamental, constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial e impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas.

– Vá até Katatudo (http://katatudo.com.br), sua melhor pesquisa na internet, primeiro Webmail gratuito com espaço ilimitado. O Katatudo é um sistema desenvolvido 100% com Software Livre. (Dica do Nilson – CECOM)


CHAMADA DE TRABALHOS DO 2.º SIMPÓSIO MINEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÀO – SMSI 2005

O Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação (SMSI), em sua 2ª edição, será coordenado pela Faculdade COTEMIG. O SMSI é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Faculdade COTEMIG e apoiado pelo Instituto de Informática da PUC Minas, Departamento de Ciência da Computação da UFMG e a Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O 2º SMSI será realizado no Minas Centro, em Belo Horizonte/MG, de 20 a 21 de outubro de 2005. O SMSI tem como meta difundir a área de sistemas de informação e oferecer um espaço de discussão e de encontro entre profissionais de empresas, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

O evento será composto de sessões técnicas com apresentação de trabalhos completos, sessões de minicursos, sessões de painéis e sessões de palestras conduzidas por profissionais de renome nacional. Chamadas específicas para as diversas atividades do SMSI serão oportunamente divulgadas.

Autores são convidados a submeter trabalhos de pesquisa, resultados experimentais e desenvolvimentos que incluam os seguintes tópicos: Agentes, Serviços Web e Ontologias, Bibliotecas Digitais, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Desenvolvimento Técnico e de Infra-estrutura de Sistemas de Informação, E-Learning e Informática na Educação, Estudo de Uso e Usuário, Implantação e avaliação de Sistemas de Informação, Planejamento e Gestão Estratégica de Informação, Processamento de linguagem natural, Processos Instrumentos e Produtos de Tratamento e Organização de Informação, Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação, Sistemas de Apoio a Decisão e Inteligência de Negócios, Sistemas de Informação em Ambientes de Comunicação Sem Fio, Sistemas de Informação Geográfico, Sistemas de Recuperação de Informação, Teoria e Gestão de Informação e Conhecimento, Usabilidade, e Web Semântica.

A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica. Os autores deverão usar a URL http://www.cotemig.com.br/smsi2005 (ainda fora do ar). Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, nos formatos Postscript (usar generic postscript) ou PDF (formato gerado pelo Acrobat). O texto, que não deve identificar os autores, conterá no máximo 12 páginas incluindo resumo (ou abstract, para artigos em inglês), figuras, diagramas, bibliografias e anexos. Sua formatação deve seguir o padrão da SBC, disponível em http://www.sbc.org.br/templates.

A datas para submissão de artigos é 01/08/2005 e a comunicação de resultados até 23/09/2005. O envio da versão final dos artigos será 08/10/2005.

I SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE SERÁ REALIZADO NA UFMG

Será realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2005, no Auditório da Reitoria, de 09:00 às 17:00 horas, o I Seminário de Saúde dos Trabalhadores da UFMG e CEFET-MG. O evento é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores nas instituições Federais de Ensino Superior (Sindifes-MG) e pretende reunir especialistas, sindicalistas e servidores ativos e aposentados da UFMG e do Cefet-MG.

Serão discutidas questões como política de saúde do trabalhador do serviço público, saúde com controle social, financiamento da saúde, dependência quimíca, preparação para aposentadoria, aposentadoria precoce, planos de saúde para os técnicos-administrativos em educação e crise nos Hospitais Universitários.

As inscrições podem ser feitas na sede do Sindifes, à avenida Antônio Abrahão Caran, 620, sala 03, Pampulha ou pelos telefones: (31) 3441 0868 / 3441-5701.

PAGAMENTO DAS TAXAS DO CEU AGORA É ATRAVÉS DA REDE BANCÁRIA

A partir do mês de julho de 2005, os usuários do Centro Esportivo Universitário pagarão todas as taxas através da rede bancária.

O boleto já está disponível no site e no guichê de atendimento do CEU.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 3499-2375.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Plugin gratuito adiciona vídeo ao Skype (31 de maio/2005) – A empresa Dialcom disponibilizou para download a versão beta gratuita de um plugin que adiciona recursos de vídeo ao Skype. O software traz suporte para uso através de proxies e firewalls e possibilidade de encriptação dos dados com chaves de 128 bits.
Outros recursos oferecidos são vídeos em tela cheia e teleconferência com contatos da lista do Skype.
Por enquanto, o Spontania video4skype só está disponível para Windows.

Usando SMS, Net manda o chat para a TV (31 de maio/2005) – A operadora de TV por assinatura Net Serviços, coloca em funcionamento nesta quarta-feira o Chat TV, uma sala de bate-papo que será exibida na televisão e receberá mensagens via SMS.
Em parceria com as operadoras Vivo e Claro, o serviço será colocado no ar todos os dias, entre 0h00 e 4h00, no canal 37 da Net. Nesse período os assinantes da TV por assinatura poderão usar um celular Vivo ou Claro para mandar uma mensagem de texto para o número 48037. Com poucos segundos de atraso as mensagens aparecerão na TV para todos que estiverem assistindo o canal naquele momento.
O custo do envio será o mesmo do SMS convencional: cerca de 0,31 reais + os impostos. E antes de serem publicadas, as mensagens serão filtradas por um moderador.
Nessa fase inicial o Chat TV funcionará somente para o serviço analógico da Net, mas a empresa acredita que dentro de um mês também estará disponível na versão digital. Está prevista ainda a participação de outras operadoras, que deverão ser incluídas no negócio em breve, segundo o Ciro Kawamura, diretor de marketing e produtos da Net.
Para colocar o serviço em funcionamento, foi criada uma plataforma para permitir a comunicação entre o serviço das operadoras e a Net. O trabalho foi feito pela carioca nTime, que no futuro disponibilizará o envio de fotos e a criação de comunidades com assuntos específicos.
A estrutura do serviço hoje está preparada para receber 4000 usuários por hora. A expectativa das empresas é receber, por enquanto, cerca de 5000 usuários durante as 4 horas em que o serviço for transmitido na TV. O investimento total da Net no Chat TV foi de 200 000 reais. O retorno virá das operadoras, que dividirão com a TV por assinatura parte do valor arrecadado com o envio de mensagens para o serviço.

Nos EUA, 4% checam e-mail no banheiro (31 de maio/2005) – Um estudo feito pela America Online e pela Opinion Research Corporation para mapear os hábitos dos americanos em relação ao uso do e-mail revelou que as mensagens eletrônicas já têm uma importância igual a do telefone nos EUA. E eles checam suas mensagens no banheiro, na praia e até mesmo na igreja.
A pesquisa mostrou que checar as mensagens é a primeira coisa que 41% dos americanos fazem de manhã, e que 14% o fazem antes de ir para a cama. Além desses hábitos regulares, 40% dos entrevistados afirmaram que já levantaram no meio da noite para ver se receberam novos e-mails.
Um em cada quatro americanos não agüenta passar mais do que três dias sem verificar as mensagens, e 77% deles têm mais de uma conta de e-mail.
E depois das redes wireless e dos smartphones, a mesa de trabalho virou apenas mais um lugar para ver se chegaram mensagens. Cerca de 26% dos americanos verificam o e-mail na cama, 12% durante as aulas, 8% durante reuniões de negócios, 6% em hotspots, 6% na praia ou na piscina, 4% no banheiro e 4% enquanto dirigem. E 1% disseram que verificam suas mensagens até mesmo em igrejas.
A pesquisa também apontou que 61% dos entrevistados verificam seus e-mails pessoais durante o horário de trabalho, numa média de três vezes ao dia. Mas o contrário também acontece, ainda que numa proporção menor. Mesmo durante as férias, 13% deles lêem os e-mails de trabalho.

Mercado ganha nova operadora de VoIP (01 de junho/2005) – Chega ao mercado mais uma operadora de VoIP para competir com as gigantes de telefonia convencional Telefônica, Telemar e Brasil Telecom. É a Hip Telecom, que entra no ar em 10 de junho e promete campanhas agressivas para conquistar assinantes das três concorrentes, que hoje detêm 96% da telefonia fixa no Brasil.
“Com nossos serviços os assinantes reduzirão os gastos com ligações DDD e DDDI em até 70%, já que as chamadas serão feitas pela internet”, afirma Paulo Humberg, presidente da Hip Telecom e que foi o fundador do site de leilão Lokau.
A Hip tem licença para operar em todo o país, mas inicialmente terá cobertura em seis regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. A empresa receberá um investimento de US$ 30 milhões em três anos e espera faturar cerca de R$ 650 milhões em 2008. A expectativa de Humberg é conquistar até 2009 cerca de 360 mil assinantes.
Dois produtos serão oferecidos pela Hip. Um deles é o Hip Net, pelo qual o usuário pluga um modem na rede de banda larga e fala com o mundo, pagando tarifa local de telefonia. O pacote com 250 minutos desse serviço sai a R$ 49,90. O usuário precisa ser assinante de banda larga e alugar o Hip Box, que transmite voz pela internet rápida e sai a R$ 39 mensais. “Queremos ser líder no Brasil com este serviço”, diz Humberg.
O outro serviço é o Hip Tel para as pessoas que não têm internet de banda larga e que poderão fazer ligações de longa distância, usando o código 28 da operadora. Essa oferta estará disponível numa segunda etapa e ainda não preço definido. O alvo da Hip Telecom é o usuário residencial que faz muitas ligações de longa distância e quer reduzir seus custos.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 23, de 20/06/1985 publicou notícias sobre os terminais do 8o andar, inauguração do quadro de avisos da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, utilização da linha 3 do KS do CECOM, saída da programadora Cláudia Machado Valente, seminários do IBAM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR DA PUC/MG
Desde o final da semana passada, o Centro de Computação da UFMG vem prestando colaboração à PUC/MG na realização do seu vestibular deste semestre, através do corete e leitura das folhas de marcas óticas.

NOVA FUNCIONÁRIA DO CECOM
A UFMG contratou para o Centro de Computação Elza Maria Guedes Rozinholi a partir do dia 17 de junho, no cargo de Digitador. Elza Rozinholi está lotada no Setor de Controle da Divisão de Produção.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Pedro Lima Santos, hoje, dia 16; Carlos Farina e Fernando Iran Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Aparecida (Nina) Faria (EBA), no dia 18; Vicente Joel P. Cordeiro Valadares, no dia 20; Marcos Aurélio Nunes de Morais (EBA) e Celso de Souza Lima, no dia 22; e Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23.

FORMATURA: Xina está toda eufórica: Marina vai se formar em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, no dia 06 de julho. Em nome de todos, O Sistemático envia os parabéns!