Sistemático: Edição 1284 – 30/03/2006


Notícias



REDE GIGA CHEGA À FACE

Na última semana, a FACE informou que foram concluídas as atividades visando preparar a rede de dados interna para a conexão à Rede Giga.

Nesta terça-feira, dia 28, o suporte local e a DRC ativaram o link Giga e migraram a rede que atende ao CEDEPLAR para o novo roteador. Hoje está sendo efetuada a migração de mais uma das redes, que atende principalmente à própria escola.

O término do serviço de migração depende ainda da reconfiguração da maioria dos computadores, para adequá-los ao padrão utilizado no resto da Rede UFMG.

CECOM TESTA AMBIENTE VOIP

A DRC está testando o ambiente que deve ser utilizado na UFMG para implantação de telefonia IP (VoIP). Baseado em um diretório central implantado com o software OpenLDAP, mantido pelo LCC e carregado a partir de informações do Grude, o sistema VoIP ligar-se-á ao sistema VoIP4All, da RNP, o que possibilitará ligações sem custo entre as universidades. Para simular a situação de um usuário do sistema em trânsito, foi adquirido um dispositivo ATA, um adaptador VoIP para telefones analógicos baseado nos padrões de indústria aberta. Este dispositivo permite que, durante uma viagem, o usuário possa se conectar à tomada telefônica e ao ponto de rede de um quarto de um hotel. O aparelho telefônico deste quarto é conectado ao ATA, que passa a ter a capacidade de fazer e receber ligações tanto através do sistema telefônico do hotel quanto através do sistema VoIP. Os testes, desenvolvidos por Felipe Louback, da DRC, e Emerson Kfuri, da DAC, envolveram proteção do sistema contra usuários e servidores VoIP não autorizados, configuração de codecs, interface com PABX através de interfaces analógicas (ramais), uso em ambiente NAT (comum em redes wireless, hotéis e congressos) e autenticação segura na base LDAP. Parte da experiência será apresentada na palestra “Autenticação para VoIP em serviços de diretório com armazenamento seguro de senhas”, durante o próximo FISL – Fórum Internacional de Software Livre, que se realizará em Porto Alegre entre 19 e 22 de abril.

CECOM PARTICIPA DE EVENTO ORACLE

Na última segunda-feira, dia 27/03, a Oracle promoveu o Oracle Security Day, no Auditório da Sucesu, em Belo Horizonte .

Neste evento, destinado às empresas públicas de Minas Gerais, foram apresentadas novidades da tecnologia Oracle diretamente voltadas para a segurança de seus Bancos de Dados. Representando o CECOM, esteve presente ao evento o funcionário Antônio Eustáquio Rodrigues, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

PROFESSOR DO DCC ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

O professor Virgílio Augusto Fernandes de Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), área de Ciências da Engenharia, na Assembléia Geral realizada no último dia 9 de março, na sede da entidade. O ingresso do professor Virgílio na Academia tem o significado de um reconhecimento às suas valiosas contribuições para o campo da ciência.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1973), fez o mestrado em Informática na PUC-Rio (1980) e o doutorado em Ciência da Computação na Vanderbilt University. Atualmente é professor titular do DCC/UFMG, onde também foi chefe de departamento e sub-coordenador de pesquisa e pós-graduação.

Foi ainda professor visitante na Boston University e pesquisador visitante na Xerox Parc e HP Research Labs, em Palo Alto, EUA. Desenvolve trabalho de pesquisa na área de modelagem e análise de desempenho em sistemas distribuídos em larga escala.

Academia – Fundada em 1916, na cidade do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências tem desempenhado papel relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil, liderando e influenciando na criação de diversas instituições, viabilizando publicações científicas, desenvolvendo programas e eventos científicos, estabelecendo convênios internacionais e disponibilizando recursos para a sociedade acadêmica. Atualmente a ABC reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas. (Com Assessoria de Comunicação do DCC/UFMG – Site da UFMG: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003310.shtml – 28/03/2006)

Site da UFMG (Foca Lisboa)

FUNCIONÁRIO DA DAC PARTICIPA DE CURSO DO ENAP

A ENAP – Escola Nacional de Administração Pública oferece diversos cursos e eventos como Cursos Presenciais, Cursos a Distância, Cursos de Especialização, Projetos Especiais e de Formação de Carreiras. Na modalidade de ensino a distância, está sendo oferecido, de 27/03 a 17/04/2006, o curso Rumo à Aprendizagem Virtual, no qual o funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, está matriculado.

REMANEJAMENTO DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Marcus Vinícius Duarte Teixeira, da DAC, foi remanejado para a DAS, passando a integrar a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-Graduação. Esta equipe, liderada pelo analista Igor Campos Leal, tem uma grande demanda por força de trabalho e a experiência adquirida por Marcus na administração de bancos de dados Oracle será de grande utilidade para o grupo.

O interesse pela mudança foi manifestado pelo próprio estagiário, depois de assistir a uma apresentação sobre os estudos de performance realizados por essa equipe sobre o novo sistema. Após negociação com a diretora da divisão, o “empréstimo” foi acordado. Apesar de agora estar fisicamente na sala da equipe de desenvolvimento, o estagiário ainda está ligado à DAC, onde continuará executando tarefas relativas aos bancos de dados.

Visando a integração à equipe, Marcus Vinícius iniciou, no dia 20/03/2006, o processo de aprendizado sobre o dia-a-dia de trabalho da equipe de desenvolvimento. Todas as especificidades referentes à linguagem de programação Java, orientação a objetos, sistema com interface Web, desenvolvimento direcionado para testes e tudo o mais que esteja envolvido nessas atividades, estão sendo repassadas ao estagiário, para que, após esse período de estudo e ensino, ele possa participar com força total do desenvolvimento do sistema.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência de Adyrus, Thiago Ribeiro enviou as seguintes dicas:

– O site da Agência Espacial Brasileira transmitiu ontem, dia 29, o lançamento da nave russa Soyuz TMA-8, que levou o brasileiro Marcos César Pontes à estação Espacial Internacional (ISS). O site (http://www.aeb.gov.br/missaocentenario) apresenta informações sobre a missão e ficha técnica do astronauta brasileiro.

– O impagável Scrat está de volta com sua turma em “A Era do Gelo 2”. O longa de animação é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e estréia na sexta-feira, dia 31. Assista ao trailer, em Flash, no endereço http://microsites2.foxinternational.com.br/ice-age-2.

http://www.portalminasgerais.com.br/: Site  desenvolvido com o objetivo de reunir ao máximo toda informação possível sobre o estado de Minas Gerais. Com espaço reservado para cada cidade mineira, mostrando seu comércio, estrutura turística e social, indústrias, serviços etc.

– Entre os dias 29 de março e 5 de abril de 2006, autoridades vinculadas às instituições financeiras, empresariais e governamentais de todo o mundo desembarcam em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, para a 47ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 21ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores da Corporação Interameri-cana de Investimentos. Acesse o site do BID 2006 (http://www.bid-2006.com.br/) e saiba tudo do evento que vem movimentando a capital mineira.


COMBATENDO PATENTES DE SOFTWARE – UMA A UMA E TODAS JUNTAS
O artigo “Combatendo patentes de softwatre – uma a uma e todas juntas”, é de autoria de Richard Stallman. Foi enviado por Eugênio Paceli Pereira de Souza, da DAC, tendo como fonte http://www.gnu.org/philosophy/fighting-software-patents.pt.html e traduzido por César Blum Silveira <cesarbs@brturbo.com>.

Patentes de sofware são equivalentes a minas terrestres num projeto de software: cada decisão sobre o visual carrega o risco de pisar numa patente, que pode destruir o seu projeto.

Desenvolver um programa grande e complexo significa combinar várias idéias, quase sempre centenas ou milhares delas. Num país que permite patentes de software, as chances são de que alguma fração substancial das idéias no seu programa já vão estar patenteadas por várias companhias. Talvez centenas de patentes vão cobrir partes do seu programa. Um estudo feito em 2004 encontrou quase 300 patentes americanas que cobriam várias partes de um único progama importante. É tão trabalhoso realizar tal estudo que apenas um foi feito até agora.

Em termos práticos, se você é um desenvolvedor de software, você vai normalmente ser ameaçado por uma patente algumas vezes. Quando isso acontece, você pode sair ileso se você encontrar chão legal para derrubar a patente. Você pode tentá-lo; se você tiver sucesso, isso vai significar uma mina a menos no campo minado. Se essa patente for particularmente ameaçadora para o público, a Fundação pelas Patentes Públicas (pubpat.org) (http://www.pubpat.org/) pode se interessar pelo caso; essa é a sua especialidade. Se você pedir ajuda para a comunidade usuária de computadores para procurar por uma publicação prévia da mesma idéia, para utilizar como prova para derrubar a patente, nós todos deveriamos responder com qualquer informação útil que nós podemos ter.

No entanto, combater patentes uma por uma nunca vai eliminar o perigo das patentes de software, da mesma forma que esmagar mosquitos nunca vai eliminar a malária. Você não pode esperar que pode derrotar todas as patentes que ameaçam você, mais do que você pode esperar matar cada monstro em um jogo de video game: mais cedo ou mais tarde, alguma vai derrotar você e danificar o seu programa. O escritório de patentes dos Estados Unidos emide cerca de cem mil patentes de software por ano; nossos melhores esforços não conseguem eliminar essas minas tão rápido quanto eles instalam mais.

Algumas destas minas são impossíveis de se eliminar. Cada patente de software é danosa, e cada patente de software restringe você injustamente de como usar o seu computador, mas nem toda patente de software é legalmente inválida de acordo com os critérios do sistema de patentes. As patentes de software que nós podemos derrubar são aquelas que resultam de “erros”, onde as regras do sistema de patentes não foram apropriadamente obedecidas. Não há nada que nós possamos fazer quando o único erro relevante foi a política de permitir patentes de software.

Para tornar parte do castelo segura, você deve fazer mais do que matar os monstros a medida que eles vão aparecendo – você deve eliminar o gerador que os produz. Derrubar patentes existentes uma por uma não vai tornar a programação segura. Para fazê-lo, nós devemos modificar o sistema de patentes de maneira que as patentes não possam mais ameaçar desenvolvedores de software e usuários.

Não existe conflito entre essas duas campanhas: nós podemos trabalhar na saída a curto prazo e no reparo a longo prazo de uma vez só. O ponto crucial é não igualar patentes de software “más” com patentes de software erradas ou inválidas. Cada vez que nós invalidamos uma patente de software, cada vez que nós falamos dos nosso planos de tentar, nós devemos dizer em termos não incertos, “Uma patente de software a menos, uma ameaça a menos para os programadores: o alvo é zero.”

A batalha contra patentes de software na União Européia está chegando a um estágio crucial. O Parlamento Europeu votou há um ano atrás para rejeitar patentes de software de forma conclusiva. Em maio, o Conselho de Ministros votou para desfazer as modificações do Parlamento e tornar a diretiva ainda pior do que quando começou. No entanto, pelo menos um país que contribuiu para isso já reverteu o seu voto. Nós todos devemos fazer o máximo agora para convencer um país europeu a mais para mudar o seu voto, e para convencer os novos membros eleitos do Parlamento Europeu para manter o voto de antes. Acesse www.ffii.org (http://www.ffii.org/) para mais informações sobre como ajudar, e para entrar em contato com outros ativistas.

COLÉGIO TÉCNICO OFERECE CURSO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Estão abertas as inscrições para o curso de Dança contemporânea – a técnica e a criação, promovido pelo departamento de Educação Física do Colégio Técnico (Coltec). As aulas, ministradas pela professora Joana Wanner, acontecem às sextas-feiras, das 15h às 16h30, na sala de dança do Coltec. O curso, que vai até 24 de novembro, aborda a estrutura e o advento da dança contemporânea.

Bailarina da Meia Ponta Cia. de Dança, Joana Wanner é professora de contemporâneo no Ballet Movimento e atuou, em seus 20 anos de carreira, companhias como 1º Ato, Cia de Dança Movimento e Alongaê Cia de dança. O trabalho que culminou com o curso do Coltec remonta ao ano de 2005, quando foi realizada a I Mostra de Dança Contemporânea do Coltec, no Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG.

O custo do curso é de R$20 mensais.

Informações e inscrições no setor de Educação Física do Coltec, pelo telefone (31) 3499-4978, ou através dos e-mails das professoras Natália Carneiro (natmc@coltec. ufmg,br) ou Joana Wanner (joana_wanner@ hotmail.com).
(Fonte: Site da UFMG – http://www.ufmg. br/online/arquivos/003311.shtml, de 29/03/2006)

ASSUFEMG PROMOVE MAIS ROSAS DE ABRIL

A Assufemg – Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais – promove no próximo mês mais uma edição do Rosas de Abril. No período de 04 a 28 de abril, serão realizados shows, torneios esportivos, exposições, oficinas e feiras, que acontecerão no Espaço Cultural Francisco Assis Mota (Cantina Pelego’s), na Praça de Serviços e na Estação Ecológica da UFMG.

No dia 19 de abril haverá uma programação especial pelo 32o aniversário da Assufemg e no dia 28/04 acontecerá o tradicional baile de encerramento do evento no Clube Libanês.

ESCOLA SOLICITA AJUDA DE VOLUNTÁRIOS

A Escola Estadual Dona Argentina Vianna Castello Branco, situada à Rua Oriente no 758, Serra, (ao lado do Minas II), tem seu trabalho voltado para o deficiente múltiplo e alunos de escolas da comunidade que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Nesse trabalho, a informática é utilizada como ferramenta, não contando, entretanto, com uma equipe para manutenção dos micros. Assim, a diretoria da escola está solicitando a ajuda de voluntários que auxiliem nesse trabalho.

O contato pode ser feito através dos telefones 3227-0899 e 3227-5930, com Clara.
Entre as pessoas que já se tornaram voluntárias, está o funcionário Adyr Rodrigues Nascimento, da DRC.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 11, de 03/04/1986, publicou notícias sobre classes do Sistema Burroughs 6700, reunião de discussão do andamento do processo de enquadramento do pessoal de Tabela de Processamento de Dados no Plano de Cargos e Salários, 12o Rosas de Abril, debate sobre micros, palestras finais do curso de Algol, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR DO CECOM
A prévia para o levantamentro de possíveis candidatos à eleição para Diretor do Centro de Computação foi realizada na terça-feira, dia 1o de abril.
A participação foi maciça com 83 votantes dos 90 funcionários indicando os seguintes nomes: Dilma Triveli Pimenta Sandrin, 67 votos; Nilza Magalhães Lara, 34 votos; Eduardo Henrique Lima, 33 votos; Gilmar Lima Guimarães e Maria Miriam Arruda Salvador, 25 votos; João Carlos Pires Bauer, 6 votos; Antônio Mendes Ribeiro e Celso de Vasconcellos Pinheiro, 5 votos; José Eduardo Valle Santos, 3 votos; Ângelo de Moura Guimarães, 2 votos; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, William Andalécio, Avair Eustáquio, Hélio Yoshida, Ivan Moura Campos, Alfredo Ventura dos Anjos e Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, 1 voto; Nulos: 0 e Brancos: 36. …
(Obs.: Os funcionários podiam votar em até 3 nomes válidos distintos)

 

 

 

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Alda Batista, amanhã, dia 31; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03 de abril; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Célio Casemiro de Sousa, hoje, dia 30; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, no dia 1o de abril; prof. Wilson de Pádua Paula Filho (DCC) e Werner Streitwieser, no dia 05.

ERRATA EM SOCIAIS: Na semana passada, o nome de Erlon Charles Thomaz Ferreira saiu publicado como Erlon Chaves. Foi um retorno ao passado. As nossas desculpas!