Sistemático: Edição 1348 – 16/08/2007


Notícias



REITOR APRESENTARÁ DIÁRIO DE CLASSE À COMUNIDADE

Na próxima segunda feira, dia 20 de agosto, às 14h, o reitor da UFMG, Prof. Ronaldo Tadeu Pena fará o lançamento oficial da Campanha de Implantação do Diário de Classe Eletrônico.

O evento ocorrerá no auditorio da Reitoria, às 14 horas, tendo como convidados os diretores das unidades acadêmicas, chefes de departamento, chefes de colegiados de cursos de graduação e pós-graduação. Participarão da cerimônia o professor Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI; o Prof. Mauro Mendes Braga, Pró-Reitor de Graduação; e o Prof. Jaime Arturo Ramirez, Pró-Reitor de Pós-Graduação. O Prof. Paulo Seixas fará uma apresentação dos recursos disponibilizados aos docentes para treinamento no uso do Diário de Classe (Manual do Usuário e o curso de treinamento em Vídeos), serviço de Help-desk e uma breve demonstração do Moodle.

Para gerar o curso de treinamento do Diário de Classe em vídeos foi utilizado o Wink, que é um software livre para preparação de apresentações e tutoriais para treinamento no uso de programas. A grande vantagem do Wink em relação a outros aplicativos é a possibilidade de gravação dos vídeos e gravação/edição do áudio na mesma ferramenta, sem a necessidade de outros sistemas.

O Prof. Paulo Seixas produziu o vídeo do Diário de Classe, tendo a Profa. Zélia Falcão como locutora. Ambos compõem, com Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do Depto. de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o Comitê de Especificação do Sistema Diário de Classe Eletrônico.


Profa. Zélia Falcão

RNP PROMOVE CURSOS QUE TERÃO PARTICIPAÇÃO DO CECOM

Há mais de 10 anos gerenciando a Internet acadêmica nacional, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criou, em outubro de 2005, em Brasília, a Escola Superior de Redes, com o objetivo de disseminar o conhecimento em tecnologias da informação e comunicação, ajudando assim, suprir a carência de bons profissionais da área. A formação é prática e as atividades em laboratório de informática são criadas para refletir as situações, problemas e desafios encontrados no dia-a-dia do profissional de redes.
Em março de 2006, as unidades do Rio de Janeiro e de João Pessoa também foram inauguradas. A previsão é de abertura de diversas outras unidades no Brasil.

Para garantir a participação nos cursos, o MEC fez um convênio com a RNP e a ESR garantindo vagas gratuitas para membros da equipe de redes das instituições de ensino superiores federais.

Em função do interesse demonstrado pelo Centro de Computação, foram concedidas vagas adicionais à UFMG. No ano passado, no mês de setembro, a Escola Superior de Redes da RNP ofereceu,em João Pessoa/Paraíba, um treinamento em “Segurança de Redes e Sistemas”, que teve a participação de Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.

Agora, no segundo semestre de 2007, a Escola Superior de Redes estará oferecendo cursos com a participação dos seguintes funcionários do CECOM:

Fernando Frota Machado de Morais:
– SEG-006: Segurança em redes sem fio, de 20 a 24/08/2007, em Brasília/DF
– SEG-003: Auditoria e análise forense, de 17 a 21/09/2007, em Brasília/DF

Paulo Couto Lessa:
– ADR-006: Tecnologias de redes sem fio, de 10 a 14/09/2007, em Brasília/DF
– ADR-003: Roteamento avançado, de 17 a 21/09/2007, em Brasília/DF.


Fernando Frota


Paulo Lessa

VESTIBULAR 2008: INSCRIÇÕES PELOS CORREIOS TERMINAM HOJE

Encerra-se hoje, dia 17 de agosto, o período de inscrições, pelos correios, do Vestibular 2008 da UFMG. Pela internet, os interessados podem se inscrever até o dia 27 de agosto.

Nos correios, o estudante deve comprar o Manual do Candidato, no valor de R$ 15, e pagar a taxa de inscrição, de R$ 115. No Manual, estão todas as informações sobre os cursos de graduação da UFMG e o formulário de inscrição.
O candidato que optar pela inscrição via internet deve acessar o site da Comissão Permanente do Vestibular (http://www.ufmg.br/copeve/).

Na página, estão disponíveis as versões on line do Manual do Candidato e do formulário de inscrição. A taxa de inscrição pela internet também é de R$ 115, mas neste caso, o candidato não precisa pagar pelo Manual.

A relação de agências dos Correios credenciadas para a venda do material está disponível na página eletrônica da Copeve.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006435.shtml – 17/08/ 2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

As dicas desta semana são de Bruno Santos, da DAA:

– Nesse site você transforma facilmente qualquer foto digital em um Cubo Mágico. Infelizmente você só consegue fazer o cubo, e não interagir com ele, o que seria bem bacana. Para entrar acesse http://www.dumpr.net/rubik.php .

– Esse vídeo não é recente, mas só ontem fui ver e achei o comercial extremamente divertido e criativo. Para quem ainda não viu, acessem http://www.youtube.com/watch?v=dybqpM7eC2k .

– Nostalgia pura. Veja como estão hoje os atores que protagonizaram uma das séries de TV mais cultuadas dos últimos tempos, “Anos Incríveis”. Acesse http://www.sedentario.org/imagens/os-atores-da-serie-anos-incriveis-hoje-2000/.

– Dica do Thiago Tadeu Rodrigues, do CECOM: Já que estamos falando do Wink, que é um software livre para preparação de apresentações e tutoriais para treinamento no uso de programas, na notícia desta edição Reitor apresentará Diário de Classe à Comunidade, vá até o endereço http://www.debugmode.com para uma descrição do Wink e para download.


WIKIVERSIDADE QUER SER TÃO POPULAR QUANTO WIKIPEDIA

Universidade virtual e gratuita não exige doutorado dos professores. Projeto já superou recentemente os 12 mil estudantes.

A Wikiversity, projeto educativo da Wikipedia, é uma universidade virtual e gratuita na qual não é preciso ter um doutorado para dar aulas e que, segundo seus organizadores, em breve será tão popular como a conhecida enciclopédia on-line.

A Wikiversity – ou Wikiversidade – superou recentemente os 12 mil “estudantes” e usuários registrados e já conta com mais de 4.500 projetos de aprendizagem, mas os próprios organizadores reconhecem que é praticamente impossível conhecer os números exatos.
“Não há recursos para dar dados de usuários porque mudam a cada minuto”, disse Sandra Ordoñez, porta-voz da fundação Wikimedia, a ONG que está por trás da Wikipedia. “Como outros projetos wiki, a Wikiversidade trabalha sobre a base que, quanto mais gente contribui, melhor funciona.” “Por enquanto não é tão popular como Wikipedia, mas chegará a ser”, acrescentou.

Aqui, qualquer pessoa com acesso à internet pode criar conteúdos didáticos como exames ou fóruns de discussão e corrigir artigos já existentes, da mesma forma que ocorre na Wikipedia.

O aumento de participantes evitará, além disso, que os projetos educativos fiquem sem finalização se algum professor ou editor o abandonar, um dos principais problemas enfrentados por esta universidade virtual.

“Sempre há muitas pessoas colaborando no mesmo projeto portanto, se alguém o deixa, outro retoma o curso”, explicou Ordoñez. Entre os mais demandados estão os cursos de Humanidades, mas a tecnologia “também atrai muita gente”.

Um dos principais editores de conteúdos de Biologia é John William Schmidt, um biólogo americano que se define como fanático da tecnologia e que colaborou com a Wikiversidade desde o seu começo.

“No último ano dediquei um monte de tempo à Wikiversidade… Talvez milhares de horas!”, confessou Schmidt. “A maioria das páginas que criei tratam sobre Microbiologia, mas também publiquei muitos projetos educativos tecnológicos.”

“Comecei a fazer propostas para a Wikiversidade em 2005” explicou Schmidt, cuja motivação era a de “criar um entorno virtual sem as limitações da Wikipedia e outros projetos do grupo como Wikibooks”, uma coleção virtual de livros de texto e conteúdo livre.

Na Wikiversidade não só há material didático tradicional como livros ou artigos, mas também há atividades para ensinar as pessoas como aprender, explicou Schmidt. Por exemplo, um curso instrui sobre como programar videogames, enquanto outro explica detalhadamente como limpar um vaso sanitário da maneira mais eficiente (em oito passos e com extensa bibliografia).

Na versão em inglês da Wikiversidade, alguns dos cursos mais populares são os de cinematografia, utilizados por muitos estudantes para preparar o acesso às competitivas escolas de cinema americanas.

Algumas universidades não virtuais dos EUA também estão experimentando a oferta de cursos gratuitos online, mas sem a liberdade que oferece a Wikiversidade. O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), por exemplo, distribui cerca de mil cursos gratuitos na internet, mas os usuários não podem modificar os conteúdos e os direitos autorais de propriedade intelectual são muito mais estritos que na Wikiversidade.

O MIT não concede titulação aos estudantes de seus cursos gratuitos na internet, algo que a Wikiversidade também não faz. “Há gente que está propondo que concedamos algum tipo de título”, disse Ordoñez. “Por enquanto não vamos fazê-lo, mas no futuro… Quem sabe.”

(Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,MUL86746-6174,00.html – Colaboração: Aleixina Andalécio)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info, de 16/08/2007, publicou a notícia Falha deixa Skype inoperante em todo o mundo, transcrita a seguir:

Uma falha no script responsável por fazer o login dos usuários no Skype deixou o serviço de VoIP inoperante.

Segundo post no blog corporativo do Skype, muitos usuários do serviço em todo o mundo estão reportando dificuldades em fazer o login no aplicativo.

O post é evasivo sobre o motivo da falha e afirma apenas que “uma característica do código do Skype” está impedindo milhares de usuários de usar o serviço nesta quinta-feira (16).

O Skype explica ainda que seus programadores estão trabalhando para corrigir o problema e a expectativa é normalizar o serviço em até 24 horas.

Enquanto o problema não é resolvido, o Skype mantém bloqueados pedidos de download do software.

As falhas não ocorrem com todos usuários. Alguns, obtém sucesso em fazer login no serviço. Outros, porém, simplesmente não conseguem se logar no Skype. Nos comentários sobre a falha, a maior parte das queixas é assinada por usuários do Brasil, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 32, de 20/08/1987, publicou notícias sobre aquisição de livros para a Biblioteca do CECOM, curso de CP/M – WS, Bolsa da Mendes Pimentel, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VII FEIRA INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA
Estarão participando da VII Feira Internacional de Informática, aque será realizada em São Paulo de 31/08 a 04/09/87, os seguintes funcionários do CECOM:
– de 01 a 02/09: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, da DAA; Mário Luís Terenzi, da DTS; Gilmar Lima Guimarães e Cantídio Lelis Pereira, da DDS;
– de 02 a 03/09: Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, do NHC, ou Gino Ottoni Durante, também do NHC;
– de 03 a 04/09: Eduardo Henrique Lima, Diretor Geral do CECOM.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16; Izaqías Marques de Oliveira, no dia 17; Heitor Mota Belisário de Morais e Carlos Alberto Gonçalves, no dia 18; José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; e Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da despedida da estagiária Adriana Heloísa Lima Bittencourt, ocorrida no dia 08 de agosto último. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Adriana, Ana Paula, Carlos Alfeu e Gilmar


Como sempre é a Rosa quem corta o bolo! Ao fundo, Emerson, Gilmar e Thiago Tadeu.


Ana Paula, Beatriz e Daniel Lemos


Daniel Lemos, Gildete, Gilmar, Rosa e Márcia Lemos (de costas)