Sistemático: Edição 1377 – 24/04/2008


Notícias



DIRETORIA DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONAL PREPARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA

A recém criada Diretoria de Ensino Básico e Profissional (EBAP), que está sob a responsabilidade, da Profa Carmen de Caro Martins, e reúne a gerência de três unidades da Universidade, a saber, o Centro Pedagógico, o Colégio Técnico e o Teatro Universitário, prepara uma de suas principais realizações nesse início de existência: a implantação de novos sistemas de registro e controle acadêmico.

Com o apoio das diretorias do Centro de Computação e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) estão sendo estruturados procedimentos e estratégias para viabilizar a estruturação de novos fluxos de trabalho e a implantação de sistemas de tecnologia da informação.

Além da atuação desses órgãos, as atividades em curso envolvem a equipe da Pró-reitoria de Graduação, aonde serão tratadas questões relacionadas aos currículos dos cursos. Ao DRCA, assim como na graduação e na pós, caberá o controle das atividades de registro acadêmico. Em cada uma das três unidades, seções de ensino atuarão em novos moldes, com atividades e funções articuladas, buscando novos padrões de trabalho institucional coordenado.

Em termos de TI, serão implantados dois sistemas de controle que atuarão de forma integrada, centralizados na infra-estrutura do CECOM e acessíveis via Internet. O primeiro, batizado de EBAP, desenvolvido pelo estagiário da DAS, Gustavo Moreira da Fonseca, coordenado pelo diretor João Carlos Lages, cuidará do registro acadêmico dos alunos, da ocupação de vagas e do acompanhamento da conclusão de ciclos em cada escola. O segundo, desenvolvido pela empresa CadSoft Softwares Acadêmicos Ltda., denominado Collegium, e que já era usado em uma antiga versão pelo Coltec e CP, cuidará dos aspectos relacionados ao acompanhamento acadêmico dos alunos (matrículas, lançamento de notas, frequência e conceitos, registro de ocorrência, emissão de históricos e certificados). As equipes do CECOM e da CadSoft estão desenvolvendo interface de software para a integração das bases de dados dos dois sistemas.
Depois de diversas atividades realizadas ao longo dos últimos meses, a Diretoria do EBAP, do CECOM e do DRCA, com a atuação respectiva de seus diretores, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Ana Lúcia Ribeiro Diniz, iniciaram as fases de parametrização, treinamento e lançamento de dados nos dois novos sistemas.

Essa semana, a partir do dia 22 de abril, foram iniciadas atividades que se estenderão até o próximo dia 30. Essas atividades incluem a parametrização dos dados das escolas, cursos e currículos, o respectivo treinamento nas funcionalidades do sistema Collegium e a produção de documentação sobre o trabalho executado. Em maio, será a vez de atividade similar relativa ao sistema EBAP. A expectativa é que, até o final desse semestre letivo, todo o ambiente esteja operacional e em uso.

Estão participando das atividades dessa semana e da próxima, coordenadas pela analista Liliane Passos dos Santos, da CadSoft, as seguintes pessoas:


EBAP
: Profa Carmen de Caro Martins;

DRCA: Ana Lúcia Ribeiro Diniz;

Prograd: Danielle Claudia Matta Fagundes Zarate, Sônia Mendanha, Maria do Socorro Alves, Irma Nick, Karine Cristina Manini Santos;

CP: Profa Cláudia Sapag Ricci, José Geraldo da Silva, Valéria Bertu Alves Ferreira;

Coltec: Profa Rosilene Siray Bicalho, Maria Elaine Moreira de Morais, Eliza Julieta Rocha;

TU: Patrícia Ferreira da Silva.

As atividades estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.
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SERVIÇOS DE REDE CONTINUAM EM CRESCIMENTO

Conforme noticiado na edição 1375, de 10/04/2008, de O Sistemático, o software RT (Request Tracker) é usado no CECOM desde 2002, e foi introduzido de forma pioneira pela DRC (Divisão de Redes de Comunicação).

Através do RT, a DRC controla todo o processo de atendimento a solicitações de serviços. A nível macro elas podem ser divididas em duas áreas de atuação da divisão:

  •   rede de dados
  •   rede de voz

Com relação a essa última, apesar do aumento constante do número de ramais telefônicos instalados na universidade, que hoje são cerca de 6.200, o aumento no número de solicitações vem crescendo de forma estável ao longo dos últimos anos, conforme pode ser visto no gráfico abaixo:

Já área de atendimento a rede de dados, percebe-se no gráfico abaixo um crescimento mais acentuado em função do sempre crescente aumento dos serviços de rede ao longo da última década. A ampliação da quantidade de equipamentos, a disponibilidade de mais serviços e sistemas e a conseqüente necessidade de ações de controle deste ambiente justificam o crescimento percebido em 2007.

DECLARAÇÃO DE BENS AGORA É OBRIGATÓRIA PARA TODOS

A partir de 2008, todos os Agentes Públicos (servidores, inclusive professores substitutos e pessoal em cargo de confiança por recrutamento amplo) deverão autorizar o acesso, via Internet, à respectiva Declaração de Imposto de Renda ou, então, apresentar uma Declaração de Bens e Valores. Essa determinação foi publicada pela Portaria Interminis-terial MP/CGU 298, de 11/09/2007.

O prazo máximo para entrega de um dos documentos na Seção de Pessoal da Unidade/Órgão de lotação do servidor é o dia 15 de maio de 2008, ou seja, até 15 (quinze) dias após a data-limite fixada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Helder Monteiro Leite do quadro de estagiários do CECOM, no final do mês de março, foi contratado para ocupar a vaga o estudante Pedro Henrique Izumi de Abreu, do curso de Engenharia Civil.

Pedro Izumi foi admitido no dia 22 de abril, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já iniciou os trabalhos de suporte aos usuários administrativos.


Pedro Henrique Izumi


Informativo


DICAS D ESITES INTERESSANTES

 Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Como a Internet virou um repositório de vídeos, o Truveo ganhou versão brasileira. Veja em http://br.truveo.com.

– Não se sinta um zero à esquerda e que ninguém percebe você. O site Census informa a todo momento a população do mundo e tenha certeza que você faz parte da contagem. Vá até o endereço http://www.census.gov/main/www/popclock.html.

– O site Summize conecta você a milhôes de pessoas e em zilhões de produtos. Veja em http://www.summize.com. (Site em Inglês)

– O padre baloeiro sumiu, mas está pipocando na Internet as gozações sobre o desaparecimento dele. Tem até personagens do filme “Lost” a procura do dito cujo. Veja as fotos em http://padrebaloeiro.blogspot.com.

– Mas esta história do Padre não ficou só no Brasil. O fofoqueiro Perez Hilton tornou público o assunto do padre baloeiro em http://perezhilton.com/2008-04-22-headline-of-the-week-weak-120. (Site em Inglês)

– Divida arquivos de qualquer tipo ou tamanho. Não é necessário instalar nada. Apenas clique no arquivo hjsplit.exe (http://superdownloads.uol.com.br/download/170/hjsplit) e o programa será iniciado. Pode trabalhar com arquivos com tamanho superior a 10 GB e, logicamente, possui também a capacidade de juntar os arquivos novamente. Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003, Vista.

– Se você gosta de celular bonitinho e cheio de funcionalidades, aponte seu navegador para http://tecnologia.uol.com.br/album/20080418_tvfones_album.jhtm e veja as gracinhas que estão no mercado.


UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO

Está aberto, desde o dia 22 de abril, o período de inscrições para concurso destinado à seleção de servidores para integrar o quadro de pessoal da UFMG. As inscrições, que podem ser realizadas até o dia 2 de maio, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site http://proteu.adm-serv.ufmg.br/rhconcurso/principal.do.

As 142 vagas ofertadas estão distribuídas em 21 cargos. Setenta e duas são destinadas a cargos de classe D (nível médio de ensino) e 70 a cargos de classe E (nível superior). As inscrições custam R$ 31 (nível médio) e R$ 37 (nível superior). As provas estão marcadas para 1º de junho.

Os salários iniciais são de R$ 1.252,22 para a classe D e R$ 1.483,03 para a classe E. Mais informações na diretoria de Recursos Humanos da UFMG, pelo telefone (31) 3409-4485.

Edital – No início da noite do dia 21, a pró-reitoria de Recursos Humanos divulgou uma nota de retificação do edital 134, de 25 de março deste ano, que estabelece as regras para o concurso.

Em sua principal alteração, o edital não mais exige que os candidatos ao cargo de assistente administrativo, para o qual há 59 vagas, comprovem experiência de 12 meses. A outra novidade é a publicação do conteúdo programático das provas em http://www.ufmg.br/conheca/programas-de-provas.shtml. Para ler o edital retificado, veja em http://www.ufmg.br/conheca/concursos/EDITAL%20conc%202008.pdf.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008305.shtml – 22/04/2008)


UFMG ABRE MOSTRA DE PROFISSÕES NO DIA 28

A quarta edição da Mostra das Profissões da UFMG, recebe, a partir da próxima segunda-feira, dia 28, estudantes de todo o estado interessados em conhecer os cursos e as novas opções profissionais oferecidas pela Universidade.

Durante três dias, eles poderão participar de atividades destinadas a ampliar o conhecimento que possuem da instituição e dos campos profissionais. O objetivo é que a instituição contribua com o processo de escolha consciente de curso, pelos estudantes, no momento do vestibular.

Escolas mineiras interessadas em organizar visitas devem realizar o cadastro pela internet no endereço www.ufmg.br/mostradasprofissoes ou pelos números de fax (31) 3409-4568 e 3409-4180. O evento prossegue até 30 de abril, em Belo Horizonte. Em Montes Claros, cidade sede do Núcleo de Ciências Agrárias (NCA) da UFMG, ele está agendado para 7 de maio.

Novos cursos – Para esta edição a Universidade organizou atividades destinadas a proporcionar informações básicas sobre seus cursos de graduação – Agronomia e Zootecnia, são oferecidos no campus de Montes Claros. De acordo com os organizadores, o evento deste ano traz novo diferencial devido à adesão da UFMG ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Por meio dele, espera-se ampliar, em 2012, o número de cursos de graduação para 80, o que diversificará consideravelmente opções e oportunidades para os jovens que desejam ingressar na instituição.

A programação da Mostra 2008 inclui minipalestras de 30 minutos, em que docentes da UFMG realizarão apresentações sobre os cursos e as perspectivas profissionais, além de salas interativas, onde são divulgadas informações mais detalhadas, permitindo que os participantes mantenham contato direto com grupos da Universidade. Uma das novidades é apresentação dos novos 15 cursos que a UFMG oferecerá em seu próximo Vestibular.

Para os professores do ensino médio são oferecidos minicursos sobre diversas áreas do conhecimento, com duração de quatro horas. Os visitantes também terão oportunidade de realizar um tour no Campus Pampulha em ônibus com saídas regulares da Praça de Serviços.

Cadastro
– Apesar de o cadastro de visitantes não ser obrigatório e não garantir vaga – pois o evento é público e aberto a todas as escolas –, ele permite à comissão organizadora planejar a infra-estrutura necessária para atender o público. Visitas individuais não precisam ser agendadas.

Desde que foi criada pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) em 2005, a Mostra das Profissões tem recebido número crescente de alunos dos ensinos médio e fundamental. Em 2007, pelo menos 40 mil pessoas participaram das atividades no campus da Pampulha.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008324.shtml – 22/04/2008)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 13, de 28/04/1988, publicou notícias sobre Encontro Regional de Usuários Unisys, palestra dada pelo prof. Angelo de Moura Guimarães, curso de Introdução a microcomputadores, XXX Encontro Nacional dos Usuários Unisys, Baile do Rosas de Abril, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE INTRODUÇÃO AO USO DE PLANILHAS
Está sendo oferecido, esta semana, para funcionários do CECOM, um curso de Introdução ao Uso de Planilhas, com ênfase a Lotus. O curso está sendo ministrado pelo analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos, do SBD/DTS, e estão participando: Adriana Lima Leonel, Márcia Regina Lemos, Maria das Graçvas Santa Bárbara e Rômulo Chaves Mendes.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Filipe José Leão Corrêa, Maria Miriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva,no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; e Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1º de maio.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 06 de dezembro/2007, o CECOM realizou dois pregões eletrônicos. O primeiro, marcado para a parte da manhã, foi para aquisição de servidores de rede e outros equipamentos de informática. O segundo, marcado para a parte da tarde, foi para licenciamento do software Oracle. As fotos foram tiradas durante o pregão da parte da tarde. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Xina, Bruna e Márcia Lemos