Sistemático: Edição 1404 – 20/11/2008


Notícias



EQUIPE DA DAC RECEBE TREINAMENTO EM WEBSPHERE

Visando dar condições para que sua equipe técnica possa não só estar capacitada a atender às necessidades cotidianas, mas também permanecer sempre atualizada, o CECOM vem promovendo a participação de seus funcionários em vários programas de treinamento externos.

Dando continuidade ao processo de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) e tendo em vista a futura implementação de medidas que terão como objetivo garantir a segurança e disponibilidades das aplicações mantidas pelo Centro de Computação da UFMG, os funcionários Antônio Eustáquio Rodrigues e Emerson Henrique Kfuri Pereira participaram no período de 11 a 14 de novembro, em São Paulo, do curso IBM WebSphere Application Server V6.1 Administration on Windows® .

O WebSphere Application Server (WAS) é o software de infra-estrutura para integração e gerenciamento de aplicações JAVA que é utilizado para disponibilizar vários sistemas desenvolvidos pelo CECOM.

O curso foi um treinamento oficial da IBM Training.

Na próxima semana, os funcionários Antônio Eustáquio Rodrigues e Márcio da Costa Viana estarão complementando sua capacitação com o treinamento IBM WebSphere Application Server v6.1 Problem Determination, também em São Paulo.

 

ENCERRADO O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

Os dois cursos de capacitação Noções de Administração Pública e Desenvolvimento Pessoal, organizados pelo CECOM, junto com a FACE e a ProRH, foram encerrados nos dias 19 e 17, respectivamente. Esse programa de treinamento permitiu a reciclagem e a complementação da formação dos funcionários do CECOM e de funcionários da Administração Central.

O projeto de implantação do programa de capacitação do CECOM foi criado pelo Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e foi organizado por Márcia Regina Lemos e Maria José Cortezzi, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).

 

UFMG ENVIA ANALISTAS PARA VERIFICAÇÃO DE DADOS

Anualmente, a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu) solicita às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que enviem 2 analistas de dados a outras duas IFES, com o objeto de efetuarem a conferência de dados acadêmicos informados por cada IFES à SESu. Neste ano, a fim de verificar os dados referentes ao período letivo de 2007, informados através do sistema PingIFES, a UFMG foi incumbida de enviar um analista para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRIO); e outro analista para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No caso da UniRIO, o analista enviado foi Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do Centro de Computação, que efetuou a análise dos dados na semana passada, dias 13 e 14. Já para análise na UFRJ, foi enviado, ontem, dia 18, o analista Paulo José Modenesi, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e coordenador do Setor de Avaliação da Pró-reitoria de Graduação.

 

CECOM AMPLIA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Para conseguir atender a todas as demandas da Universidade, que envolvem o desenvolvimento de novos sistemas e serviços, o CECOM contratou, a partir do dia 17/11/2008, Leandro Damasceno Pio para reforçar a sua equipe de desenvolvedores.

Leandro Pio é natural de Governador Valadares/Minas Gerais, formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ. Antes de vir para o CECOM, Leandro trabalhou na empresa Avanti Prima Engenharia, no Rio de Janeiro.


Leandro Pio

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quando ouvimos falar no site YouTube, logo pensamos em vídeos. Bem, você já ouviu falar no site Neoreader? Aponte seu navegador para ele no endereço http://www.neoreader.com.br/ e publique ou desfrute das publicações. É um site para livros e revistas que abrangem todas as áreas. É o YouTube das publicações. Não deixe de conferir!

– Quer dançar? Quer fazer seu próprio mix e chamar a galera para ouvir? O site MixWit (http://www.mixwit.com) incentiva a criação de coleções de músicas online. Para ouvir, é só clicar no botão “play” da fita cassete. Caso queira criar o seu “Mix”,clique em “Make a mix”. (inglês)

– Saudálito, em http://saudalito.wordpress.com, é um blog sobre o tema hali-tose e assuntos relacionados ao mau hálito. Diariamente são publicadas informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções deste sintoma. Nunca senti o bafo de onça, mas mau hálito ninguém merece.

– Para esquecer o mau hálito e rir um pouco acesse o Netdentista, no endereço http://www.netdentista.com. É um blog bem humorado e com dicas para amenizar o bafo.

– Quer baixar músicas de todos os estilos? Todas estão em MP3. Nem todos os links estão funcionando, mas vale tentar em http://www.musik.am.

– Se você pretende ir para a Colômbia ou quer fazer um turismo virtual, você está no site certo em http://www.turismocolombia.com. (Site em Inglês e Espanhol)

– Será lançada, pela Comissão Européia em Bruxelas, a biblioteca digital Europeana que vai trazer à Internet cerca de dois milhões de textos, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, obras de arte, periódicos e documentos de arquivo para um número estimado de 500 milhões de usuários. Até 2010, todas as obras estarão disponíveis. Veja em http://www.europeana.eu.

– Se você tiver dúvida em algum verbo, vale a pena conferir o site http://linguistica. insite.com.br/cgi-bin/conjugue.


CAMPUS PAMPULHA SOFRE DANOS COM TEMPORAL DE ONTEM

O forte temporal que atingiu diversas regiões de Belo Horizonte na noite de ontem causou série de estragos no campus Pampulha. Hoje, pela manhã, as maiores evidências da força do temporal eram as dezenas de árvores caídas em todos os pontos da Universidade. De acordo com relato inicial da Pró-Reitoria de Administração, ninguém se feriu.

A ocorrência mais grave foi a queda de árvore em carro estacionado na Escola de Música, que exigiu a presença do Corpo de Bombeiros para solucionar o problema. Durante o temporal – que teve duração de meia hora -, diversas unidades também ficaram sem luz, e, segundo noticiário da rádio UFMG Educativa, uma pessoa chegou a ficar presa em elevador na Escola de Engenharia, por cerca de 40 minutos. A falta de luz atingiu mais de 100 mil consumidores na capital, como noticiou a Cemig. Os problemas foram causados também pelos ventos, que chegaram a 50 km/h e trouxeram granizo, sobretudo nos bairros Água Branca e Eldorado, em Contagem, e nas regiões da Pampulha e Noroeste da capital, ainda conforme dados divulgados pela Cemig.

No campus Pampulha o temporal acarretou também queda de brises e vidros de janelas do prédio da Reitoria e alagamento na avenida Mendes Pimentel. As águas entraram ainda no subsolo da Reitoria, onde funcionam o Centro de Computação e a TV UFMG. Segundo o coordenador da emissora universitária, Mário Quinaud, dez funcionários se encontravam no local no momento do temporal. “A água inundou corredor, saguão, banheiros, copa e salas da ilha de edição e de gravação”, relata. Não houve danos a equipamentos, e os próprios funcionários retiraram a água que corria na sede da TV.

As chuvas também afetaram o funcionamento da rádio UFMG Educativa, cujos transmissores, instalados em Contagem, saíram do ar. No momento, técnicos realizam diagnóstico para solucionar o problema. Além disso, antena da emissora instalada no prédio da Biblioteca Central está fora do ar. É por meio dela que a rádio recebe o sinal da Radiobras. Ainda hoje técnicos devem reestabelecer o sinal.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010412.shtml – 20/11/2008)

 




5 COISAS QUE SÃO PÉSSIMAS EM TRABALHAR EM TI (E 5 QUE NÃO!)

O artigo 5 things that suck about working in IT (and 5 things that don’t), ou seja, “coisas que são péssimas em trabalhar em TI (e 5 quwe não!)”, publicado no site http://blogs.techrepublic.com.com/hiner/?p=822, foi traduzido e enviado para O Sistemáttico por Diogo Freitas Duarte Magalhães, da DAS. Os agradecimentos à Xina pela revisão.

 

Trabalhar em TI é um dos trabalhos mais desafiadores do mundo – o que algumas vezes é ruim e outras bom. Aqui estão cinco razões do porque trabalhar em TI pode realmente ser péssimo algumas vezes e cinco razões porque pode ser ótimo.

As Ruins

O reality show America’s Toughest Jobs estreou recentemente. Neste programa, os participantes vão perfurar poços de petróleo, construir pontes e tourear. Todos esses trabalhos são duros e chamativos, o que é bom para a TV. Mas se você quiser falar sobre os mais duros empregos na América, eu acho que TI merece um lugar na lista.

Costumo dizer às pessoas que trabalhar em TI é um dos trabalhos mais difíceis do mundo, e TechRepublic está aqui para torná-lo um pouco mais fácil para os 10 milhões de profissionais de TI do planeta. Muitas vezes, não há muita simpatia pela TI como uma tarefa difícil, porque os profissionais são normalmente bem pagos, e além disso, é um "trabalho de mesa". Então, eu reuni a seguinte lista de cinco coisas que podem fazer com que trabalhar em TI seja uma tortura.

5 – Muitos dedos estão apontados para você: Quando mensagens de erro aparecem e ocorrerem falhas nos sistemas, os empregadores e gestores rapidamente começam a apontar os dedos para o setor de TI. A pressão é intensa para corrigir as coisas rapidamente, a fim de evitar a perda de produtividade dos usuários. Isso é parte do trabalho e você sempre tem de estar preparado para isso. De fato, alguns profissionais de TI até sentem uma certa adrenalina com esses tipos de situações de alta pressão.

O problema é que profissionais de TI ouvem, em alto e bom som, quando as coisas não estão funcionando, mas eles raramente são elogiados durante os 99% restantes do tempo, quando os sistemas estão funcionando sem problemas.

4 – As pessoas assumem que você seja um especialista em todas as coisas tecnológicas: Quando você é um trabalhador de TI, os não-técnicos tendem a assumir que você sabe tudo sobre todos os assuntos relacionados à tecnologia. Por exemplo, se você for um técnico de help desk, você ouve dúvidas sobre como o site da empresa é construído. E se você for um desenvolvedor Java, você pode esperar perguntas sobre como lidar com spam e spyware em uma máquina de algum outro empregado.

Existem maneiras de lidar com isso, mas muitos profissionais de TI às vezes não podem ajudar e ficam um pouco frustrados, ou mesmo sentindo-se um pouco "deficientes". E o pior, por você ser um "informático", muitos de seus colegas de trabalho virão atrás de você para obter aconselhamento sobre compra de PCs, câmeras digitais e televisores. Alguns vão mesmo pedir-lhe para consertar seu PC gratuitamente ou ajudar a solucionar um problema com sua conexão à Internet.

3 – Você precisa se reciclar continuamente, em sua própria moeda:
Eu acho que é justo dizer que nenhuma profissão do mundo muda mais rápido do que o setor de TI hoje em dia, e isso não deve se alterar tão cedo. O ritmo de desenvolvimento e inovação de hardware e software é desconcertante. Como resultado, o conhecimento necessário apenas para manter o atual emprego está sempre crescendo e modificando-se.

Profissionais de TI têm de assumir a responsabilidade por sua educação continuada ou correm o risco de ter suas habilidades e conhecimentos tornarem-se obsoletos dentro de poucos anos.

Esta é uma luta constante. O grande desafio é que muitas empresas não reconhecem oficialmente este problema, e por isso profissionais de TI necessitam utilizar recursos livres como TechRepublic para se manterem atualizado, ou pagar treinamentos dos seus próprios bolsos. No passado, pesquisas do TechRepublic mostraram que mais de 50% de profissionais de TI pagam por sua própria formação.

2 – As horas são longas e irregulares:
Muitos empregos exigem longas horas de trabalho, portanto, não é exclusivo que muitos profissionais de TI – de desenvolvedores a administradores e integradores de sistemas – têm que trabalhar horas extras regularmente.

No entanto, o que diferencia no setor de TI é a irregularidade dessas horas. A maioria dos
trabalhadores de TI está sempre em guarda, ou pelo menos faz parte de rodízio no caso de sistemas críticos "caírem" fora do horário normal.

Além disso, muitos profissionais de TI têm tarefas que precisam ser executadas quando não há usuários utilizando o sistema. Isso significa chegar bem cedo para executar rotinas de backup ou ficar até bem tarde para atualizar um aplicativo ou servidor após a maioria dos usuários ter efetuado logoff, no final do dia.

1 – O mercado de trabalho é agitado e em transição:
Durante o final dos anos 1990, as pessoas inundaram a área de TI, perseguindo a promessa de postos de trabalho de US$ 65000/ano não preenchidos devido à ausência de candidatos qualificados. Os profissionais de TI que já estavam no mercado poderiam escolher empregos e ganhar aumentos significativos. Profissionais de TI eram demandados. Mas isto não durou. Após a implosão pontocom e o fim dos bugs do ano 2000, um monte de empregos de tecnologia desapareceu. Desde então, o fenômeno off-shore e outsourcing da H1B visa issue têm colocado mais pressão sobre os mercado de empregos de TI. Muitos profissionais de TI correm o risco de investir nas suas qualificações, experiência e sua carreira, só para ter os seus empregos embarcados no exterior para economizar custos. Isso significa que profissionais de TI têm de ser especialmente cuidadosos ao gerir as suas próprias carreiras, a fim de evitar ficarem desempregados ou subempregados.

As Boas

Vimos alguns dos piores aspectos do trabalho em tecnologia da informação. Agora vamos virar a mesa e ver algumas coisas que tornam ótimo trabalhar em TI.

5 – Você é o herói quando você resolve problemas:
Quando um empregado está desesperado para finalizar um projeto crítico dentro do prazo, mas acidentalmente apaga a versão mais recente do arquivo e, em seguida, chama o setor de TI, em pânico, um profissional de TI pode arrasar ao recuperar o arquivo. Pow! Status instantâneo de HERÓI! Alguns trabalhadores ainda vão te oferecer biscoitos, convidar você para o churrasco anual do departamento de finanças, ou dizer a todos na empresa que trabalhador milagreiro você é. Esses são os dias em que este trabalho vai fazer você se sentir como um rei.

4 – Você "brinca" com coisas legais:
Embora a maioria dos profissionais TI gaste mais tempo tomando conta de tecnologias mais antigas do que implementando novas (como eu me referi pela primeira vez em 10 pequenos segredos sujos que você deve saber sobre trabalhar em TI – http://blogs.techrepublic.com.com/hiner/?p=546), você ainda vai brincar com várias novidades também. Quer se trate de implantação de novos laptops e smartphones para executivos e altos dirigentes ou da implementação do mais recente servidor de rotinas de rede, é sempre divertido pegar as novidades de TI, tirar da caixa, e ver o que elas podem fazer. Para os profissionais de TI que realmente gostam de tecnologia, esta parte do trabalho é como ser um garoto que passa a ser pago para brincar com os brinquedos mais novos do mundo.

3 – Você ajuda a tornar as pessoas mais eficientes:
O trabalho do departamento de TI é, em última instância, manter as ferramentas altamente complexas que ajudam os trabalhadores modernos a executar seu trabalho, e de implementar novas ferramentas que podem tornar esse trabalho ainda mais eficiente. É a racionalização dos processos empresariais. Há uma enorme satisfação em ajudar os trabalhadores a pegar um processo que costumava levar duas horas e, através de programa de computador, transformá-lo em uma tarefa de 15 minutos.

2 – Seu trabalho é raramente chato e estagnado:
Há alguns postos de trabalho em TI que podem ser monótono, tais como executar backups ou programação de baixo nível, em que você gasta a maior parte de seu tempo corrigindo bugs. Mas esses são definitivamente a exceção e não a regra. Para a maioria dos postos de trabalho em TI, os produtos, bem como o conhecimento necessário para geri-los, estão mudando de forma tão rápida que os profissionais de TI têm de se educar e reeducar constantemente somente para manter-se atualizados e manter os seus empregos. Profissionais de TI às vezes se queixam de ter de fazer esta auto-educação contínua (muitas vezes no seu próprio tempo livre), mas isso também faz parte do que o faz ser ótimo trabalhar em TI. Existe uma empolgação natural e energia em TI, porque o mercado evolue rapidamente e há sempre algo novo para aprender.

1 – Você passa a ser um revolucionário: Desde os sucessivos saltos em microproces-sadores até a chegada de aplicativos baseados na Web até a crescente propagação da banda larga sem fio, a tecnologia continua a ser uma força revolucionária no mundo dos negócios e na vida dos cidadãos comuns. Profissionais de TI têm o privilégio de serem capazes de servir como catalisadores da revolução, se concentrarem seus esforços em usar a tecnologia para melhorar a organização e as vidas dos trabalhadores a cada dia.

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 42, de 18/11/1988, publicou notícias sobre reforma do 8º andar, impressora Mirage, paradas do Sistema A10, participação de Rosa Amélia dos Santos no curso Introdução a Programação de Computadores do DCC, Festa de Natal do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONSULTA ON LINE NA FAFICH
Foi instalada oficialmente na FAFICH, no último dia 04, a consulta on line de dados do Sistema Acadêmico e a emissão remota de Histórico Escolar dos alunos daquela unidade.
A FAFICH foi a primeira unidade a receber tal serviço dentro do programa de consultas ao Sistema Acadêmico.

PALESTRA SPO
A palestra sobre o sistema SPO da MSA Infor será realizada na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, na Sala de Aulas do CECOM, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h.
A palestra destina-se às equipes do Setor de Controle de Produção, Setor de Operação e Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 18 de dezembro/2008. Na próxima semana, serão divulgados o local e os valores a serem pagos.

Já foi definido que terá a cesta de guloseimas, que será sorteada no dia da festa entre aqueles que ajudarem a montá-la. Uma idéia é a de realizar um Amigo Oculto, que logo será lançado. A lista de adesão será passada na próxima semana e mais informações serão divulgadas no Sistemático.

 

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, hoje, dia 20; e Caio Henrique Galli dos Santos, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; e Frederico Torres Fonseca, no dia 27 .

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Foram encerrados, esta semana, os dois cursos de capacitação Noções de Administração Pública e Desenvolvimento Pessoal, organizado pelo CECOM, junto com a FACE e a ProRH. Antes do encerramento foram tiradas as fotos para lembrança de todos os participantes. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro e César Antônio Costa.


Da esquerda para a direita: Prof. Reynaldo, Aeda, Macilene, Margareth, Gilberto, Célia, Flávio, Alcione, Jefferson, Beth Bastos, Márcia Martins, Rose, Helena, Mara, Virgínia, Arley, Karina, Pedro, José Carlos, Chico, Frota, Lelé, Márcia Lemos, Rubens, Leão e Carlos Alfeu


Agachados: Helvécio, Pelé, Cláudio e Dedé. Em pé: Geraldo, Silvana, Nilson, Paulo Inácio, Gilson, Penha, a instrutora Lourdes, Beth, Ismênia, Delma, Diva, Vicentina, Tereza Cristina, Edmar, Shirley, Élcio, Rosa e Nazareno.