Sistemático: Edição 1441 – 18/09/2009


Notícias



ESCOLA DE ENGENHARIA NO CENTRO INTEGRADA AO SISTEMA DE TELEFONIA

Na edição de 20/08/2009, O Sistemático informou que já estava operacional a conexão entre as centrais telefônicas da Escola de Engenharia Centro e o Campus Pampulha. Naquela data, 73 dos 373 ramais existentes na Escola de Engenharia já tinham migrado para o Campus Pampulha e estava sendo trabalhada a possibilidade de se ligar do Campus Pampulha para a Escola de Engenharia usando-se apenas os 4 dígitos do ramal.

Passadas 4 semanas, já são 90 os ramais que se mudaram para a Pampulha e já é possível a ligação discando-se apenas o número do ramal no sentido Pampulha-Centro. As ligações no sentido inverso dependem de alterações na programação da Central da Escola de Engenharia, executadas cuidadosamente para não prejudicar o dia-a-dia da unidade. A previsão é que esta funcionalidade esteja disponível até a próxima quarta-feira, dia 23. Logo a seguir, esta facilidade será disponibilizada para todas as centrais telefônicas da UFMG em Belo Horizonte.

 

CECOM RECEBE APRESENTAÇÕES DE FERRAMENTAS PARA ESENVOLVEDORES WEB

Na tarde desta quinta-feira, o CECOM receberá a visita de profissionais da Unisys que farão uma apresentação de novas ferramentas para desenvolvimento Web. A agenda de apresentações será a seguinte:

14h às 15h30: AB Suite – Um Ambiente de Desenvolvimento de Alta Produtividade Voltado ao Usuário Final

15h30 às 16h30: Sure – Gerência de Mudanças para Ambiente de Desenvolvimento.

A iniciativa visa manter os profissionais do CECOM sempre atualizados com as novidades que o mercado tem apresentado de uma forma geral. O convite para participação das palestras foi estendido às equipes do LCC e Synergia.

Na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro, será a vez da Borland apresentar ferramentas para desenvolvimento Web. A reunião iniciará com uma breve apresentação das ferramentas para cada etapa do ciclo de vida de software (Caliber, StarTeam, BMS, Silk, Together) e, posteriormente, será aprofundada na ferramenta Together, que é a ferramenta de maior interesse do CECOM.

Estas apresentações acontecerão na sala de aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria.

 

ALEIXINA FAZ DEFESA DE TESE NESTA SEGUNDA

Na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Analista de Tecnologia da Informação da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, defenderá sua tese de doutorado, intitulada “Informação, Conhecimento e Transdisciplinaridade: Mudanças na Ciência, na Universidade e na Comunicação Científica”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Esta será a 61ª defesa de tese do Programa. O trabalho desenvolvido por Aleixina investiga práticas transdisciplinares na UFMG, por meio de entrevistas com participantes do Instituto de Estudos Avançados Transdis-ciplinares – IEAT e do Projeto Manuelzão.

A defesa está marcada para às 14h, na sala 1000, na Escola de Ciência da Informação, e a Comissão Examinadora será composta por:

– Profa. Dra. Regina Maria Marteleto – Fundação Oswaldo Cruz (orientadora)
– Profa. Dra. Marilda Lopes Ginez de Lara – USP
– Prof. Dr. Marco Antônio de Almeida – USP
– Prof. Dr. Eugênio Marcos Andrade Goulart – Faculdade de Medicina/UFMG
– Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo – ECI/UFMG
– Prof. Dr. Marco Antônio de Azevedo – PUC/MG (suplente)
– Profa. Dra. Maria Guiomar da Cunha Frota – ECI/UFMG (suplente).

 


Aleixina Andalécio


Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– 26 de setembro: Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. Sua Vida, Sua Voz. “Apesar da decisão ser sua, há diversas pessoas com as quais você pode falar se pensar em ter uma relação sexual. Você pode ter pavor da ideia de levantar o assunto, mas muitas pessoas compartilham estes sentimentos de nervosismo e constrangimento. E você pode se sentir melhor depois de discutir o assunto, em vez de se preocupar sozinho(a) com ele.” Vá até o endereço http://www.vivasuavida.com.br/index.asp.

– Se você for para New York (Nova York), fique ligado porque será montada uma feira, de 11 a 13 de dezembro, no Pier 04. Os participantes de “The One Of a Kind Show and Sale NY” poderão vender suas criações diretamente ao público. Fique ligado! Veja em http://www.radiocitychristmas.com/newyork/.

– Técnicos vestindo roupas de proteção para verificar quaisquer gases perigosos provenientes do ônibus espacial Discovery após o lançamento. A pista principal no Edwards Air Force Base, em 11 de setembro, os controladores fazem a verificação necessárias para a recuperação.
Saiba mais em http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1471.html.

– Veja os exemplos de como você pode usar o navegador Wolframalpha. São várias técnicas de uso. O endereço é http://www.wolframalpha.com/examples/.

– Fast Flip, que é baseado no Google News, tenta resolver o que o Google considera um grande problema com os sites de notícias: eles são muitas vezes lentos para carregar. O Google, líder em serviços de busca e publicidade, argumenta que, se ler notícias online era aproximar a experiência de verificação física por meio de jornais ou revistas, as pessoas leriam mais. http://fastflip.googlelabs.com/.

– MMA e Ibama classificam carros por emissão de CO2 e poluentes. O cidadão passa a contar com dois instrumentos para conhecer as emissões de gás carbônico e de outros poluentes por carros de passeios: a Nota Verde e o indicador de CO2 que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama lançam hoje. Veja em http://servicos. ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_ modelo_rvep.php.

– Assista TV pela Web e acompanhe algumas séries de sucesso com “Prison Break”, “24 Horas” “9MM” e outras em http://mundofox.com.br/br.

– InventeAqui é um portal de projetos e invenções do tipo DIY (do-it-yourself), que em português significa faça você mesmo. Destinado a todas as idades e interesses, o site é uma fonte de informações para quem busca soluções simples para seu dia-a-dia. Além de consultar o conteúdo totalmente interativo com fotos, vídeos e textos auto-explicativos, os usuários também podem incluir no site seus próprios inventos. Veja em http://www.inventeaqui.com/.

– Um site que é uma delícia é o da ChefaChef. São dicas de quem conhece uma boa cozinha. Ela é graduada em Comunicação Social, Relações Públicas, e de quebra fala Inglês e Francês. Vai lá. Tem uma receita de um feijão tropeiro…huummm. Não deixe de visitar o endereço http://www.chefachef.com.br/.

 

 


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL TERÁ CURSO SOBRE CONSTRUÇÃO DE AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO


O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) abriga no próximo sábado, dia 19 de setembro, o curso de extensão Aprendendo a Fabricar, Montar e Instalar seu Aquecedor Solar de Baixo Custo, ministrado por Rafael Xavier, formado em Geografia pela UFMG. O curso aborda o processo de construção e instalação do equipamento em residências, e oferece um manual com o dimensionamento e técnicas de instalação.

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é um projeto da Sociedade do Sol, que tem sede no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP. Seu objetivo é possibilitar a disseminação da tecnologia de construção de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36 milhões de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos.

O curso será realizado das 9h às 16h. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 18, e serão efetivadas após o envio do comprovante de pagamento (Guia de Recolhimento da União-GRU), no valor de R$ 50, para o fax 3409-7613, ou pessoalmente, no Centro de Extensão do MHNJB. O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês (em frente à estação de metrô Santa Inês).

Outras informações pelo telefone 9748-8545 ou pelo endereço terraqueos.eco@gmail.com, com Rafael Xavier.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013070.shtml – 15/09/2009)


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 35, de 14/09/1989, publicou notícias sobre ampliação da linha discada, participação de Eduardo Henrique Lima no Simpósio Sistema de Informação em Instituições de Ensino Superior, questões da Comissão de Administração de Dados, modems do DP, paradas do Sistema A10, saída do bolsista Everton de Brito Dias, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LEITORA ÓTICA
Após ansiosa espera, o CECOM recebeu, nesta segunda-feira, a nova leitora ótica, uma LMO-68R da PISCSIS Informática, com sede em São Paulo. O equipamento é conectável a microcomputador IBM PC compatível. O modelo recebido apresenta inovações funcionais se comparado com o equipamento examinado em São Paulo em junho/88 por analistas do CECOM. Tais inovações tornam a máquina mais eficiente e mais próxima, operacionalmente falando, de nosso atual FACOM.

O representante da empresa, Geraldo Gomide, informou que a Universidade Federal de Viçosa já encomendou equipamento equivalente com previsão de entrega para o ano que vem. Isto poderá tornar a UFV um backup efetivo para a UFMG e vice-versa, dependendo de acordos que venham a ser firmados.
A DBD pretende fazer uso imediato do equipamento nos pequenos serviços, tais como, os Simulados do Pitágoras.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Gustavo Campos Ferreira Guimarães, Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na comemoração dos 10 anos do CECOM, em fevereiro de 1981, a Redatora de O Sistemático produziu um audiovisual sobre o Centro. Os slides foram escaneados pelo Frota e, hoje, pertencem ao baú de recordações de todos nós. A partir desta edição, O Sistemático vai publicar algumas fotos bem interessantes. As fotos são de autoria de Lelé, Renato Righi, Edésio Costa e Silva e Rainer Brockerhoff.


Vicentina, Beth, Rubens e Mary na antiga Secretaria do CECOM


A imponência do computador central da UFMG na década de 80, o Sistema Burroughs 6700


Felipe Leão Corrêa na sala do PDP11


Uma pose na Biblioteca do CECOM com Lúcia Valadares e estagiários


Nilson na mesa da Sala de Operação do Sistema Burroughs


Gino digitando seus programas