Sistemático: Edição 1516 – 09/06/2011


Notícias


DIÁRIO ELETRÔNICO ATINGE ÍNDICE EXPRESSIVO DE UTILIZAÇÃO

Concluídas as estatísticas de preenchimento do Diário Eletrônico, referente ao segundo semestre de 2010, a UFMG atingiu 90% de fechamento dos diários na graduação e 60% na pós-graduação.
No gráfico abaixo, pode-se verificar a significativa evolução do uso do Diário Eletrônico na Universidade.
.

É interessante observar que no caso de unidades com menor índice de fechamento, a mesma já atingiu 83%.

COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO IPv6

Ontem, dia 08 de junho, foi comemorado no mundo o Dia IPv6, 24 horas nas quais transcorreu o primeiro teste em escala global da implantação do IPv6, promovido pela Internet Society (ISOC). A iniciativa contou com a participação do Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks e das empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec, Nomer e Dedic GPTI, além do sítio da Polícia Federal.
Desde as 0h UTC/GMT do dia 08 de Junho (21h do dia 07, no horário de Brasília), portais e empresas participantes ofereceram durante 24 horas os seus conteúdos, usando tanto o protocolo antigo como o novo. O novo mundo IPv6 não se comunica com o velho IPv4, assim como o antigo IPv4 não se comunica com o IPv6.
Para que esta comunicação ocorra, devem ser utilizadas soluções de contorno, como túneis. Sistemas Linux tem suporte ao IPv6 mas em geral não carregam um endereço Global. Os sistemas mais novos da Microsoft, como o Windows 7, implementam um túnel automático entre a máquina do usuário e algum lugar do mundo. Sabe-se que uma parcela muito pequena dos usuários que ainda não têm suporte a IPv6 pode ter problemas em acessar conteúdos disponíveis dessa forma, mas sistemas com túneis também podem apresentar problemas, se o túnel existir mas não tiver conectividade. Um dos objetivos do teste foi o de averiguar o tamanho real desse problema, identificar as causas e encontrar soluções.
Alguns problemas de acesso podem ter ocorrido devidos a configurações IPv6, já que o uso do IPv6 tem prioridade sobre o IPv4 na maioria dos sistemas.
O “Dia Mundial do IPv6” teve também o objetivo de chamar a atenção de todos para essa transição tecnológica, necessária para que a Internet continue crescendo e evoluindo, e incentivar que organizações de todos os setores – fornecedores de serviços de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet – preparem o quanto antes seus serviços para o IPv6.
No sítio do escritório brasileiro da Internet Society – http://www.isoc. org.br – estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa.
.

.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de maio/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.656.142
1.026
585.313
2.242.481
11.018.583
13.261.064

As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
53.424
33
18.881
72.338
355.438
427.776


.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Saiba quanto o brasileiro já pagou de tributos aqui.

– O que é um cookie? Como posso me proteger na web? E o mais importante: o que acontecerá se um caminhão passar por cima de meu laptop? Um livro para explicar às pessoas leigas e também para aqueles que já sabem e querem ver uma nova forma de explicar a tecnologia está no endereço.

– A área de Drivers do Superdownloads tem um conceito diferente do resto do site. Aqui o foco é procurar e oferecer as melhores opções de drivers individualmente para cada dispositivo do seu computador. Faça o download.

– “Quero ser solteira” é uma webssérie de humor composta por 10 capítulos de aproximadamente 10 minutos. A série poderá ser vista gratuitamente por todos os internautas que visitarem o site, a partir do próximo Dia dos Namorados, 12 de junho, no endereço.

– A Rocinha entrou na onda das compras coletivas. Clube comunidade dá uma força para quem mora na comunidade da Rocinha. Confira.

– É um modo rápido, lindo e divertido de compartilhar sua vida com amigos usando uma série de fotos. Tire a foto com seu iPhone, escolha um filtro para melhorar a imagem e envie-a para o Facebook, Twitter ou Flickr. É muito fácil. É o compartilhamento de fotos reinventado. Saiba mais.

– Novos recursos do Windows 7 desktop torná-lo mais fácil de organizar e gerenciar múltiplas janelas. Você pode alternar facilmente entre as janelas abertas para que você possa se concentrar em importantes programas e arquivos. Outros novos recursos ajudam você a adicionar um toque pessoal ao seu desktop. Veja. (Em Inglês)


FALTA DE CLAREZA DAS EMPRESAS SOBRE RESTRIÇÕES AO TEMA FUTEBOL ATIÇA RIVALIDADES. MERCADO ESTÁ CHEIO DE EXEMPLOS

O Globo publicou, no dia 05/06/2011, o artigo Falta de clareza das empresas sobre restrições ao tema futebol atiça rivalidades. Mercado está cheio de exemplos. O artigo, transcrito abaixo, foi uma colaboração de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

No dia seguinte à final do Campeonato Carioca deste ano, vencida pelo Flamengo após uma disputa de pênaltis contra o Vasco, dois funcionários da área de carga e descarga do Supermarket do Recreio foram para o trabalho com a camisa rubro-negra. Não satisfeitos, colaram um pôster da equipe na entrada do depósito. Foi o suficiente para irritar o diretor Marcos Batista. Meio que descontrolado, o vascaíno mandou que eles retirassem de perto todos os vestígios do rival:
– Arranquei todas as imagens e mandei os funcionários tirarem a camisa. Na minha unidade não deixo. Se quiserem usar camisa do Flamengo, que vão trabalhar em outro lugar.
O bicho também pegou após a conquista de outro título, dessa vez do Flamengo sobre o Botafogo, em 2009: flamenguista roxa, a administradora Fernanda Gomes chegou ao trabalho com um sorriso de orelha a orelha. Ao falar sobre o jogo, no entanto, o tempo fechou: uma colega botafoguense se levantou da cadeira e, indignada, questionou sua capacidade para falar de futebol. E ainda mandou que ficasse quieta. Gritos histéricos ecoaram pela sala, que só cessaram com a chegada do chefe.
– Foi horrível… Só paramos de brigar quando ele apareceu. E ficamos sem nos falar por dias. Mas hoje somos amigas. O fato é que, para conversar sobre futebol no trabalho, é preciso ter um certo cuidado – acredita Fernanda, que hoje ri da situação.
Com o Campeonato Brasileiro na terceira rodada, casos como esses, em que o fanatismo por futebol toma conta do ambiente de trabalho, tornam-se mais comuns do que se imagina, como mostra reportagem de Paula Dias e Felipe Sil publicada no Boa Chance deste domingo. Afinal, todo mundo sabe que rivalidades, piadas e apostas exaltam os ânimos e, até podem levar a reações intempestivas. Então, o que se pode fazer para evitar que o excesso de paixão atrapalhe o rendimento profissional? Exercitar o bom senso é um dos caminhos, alerta a palmeirense Alessandra Cabral, consultora sênior da Doers, empresa de gestão de capital humano, que, até por tradição familiar, gosta de futebol.
– O esporte tem um lado saudável: o da integração, que ajuda a quebrar o gelo. Mas ele pode se transformar também num convite ao excesso. Tem gente que evita falar com o chefe no dia seguinte em que o time dele perdeu. As pessoas não podem esquecer que têm metas e objetivos a cumprir.
Um cuidado que Douglas de Barros não teve em seu emprego anterior. Tricolor doente, o estudante de jornalismo não se contentava em procurar notícias sobre o Fluminense apenas nas horas de lazer. Com a facilidade e a rapidez da internet, o jovem passava o dia conectado a diferentes redes sociais e sites de torcidas organizadas na redação da revista de turismo em que trabalhava. A dificuldade para se concentrar em algo que não estivesse relacionado aos gramados era grande. E o resultado não poderia ser outro: atrasos constantes na entrega das reportagens e belas caras feias do chefe.
– Aprendi que cada assunto tem sua hora. Minha saída da revista não teve a ver com esse problema, mas o aprendizado ficou – garante Barros.
Apesar de a maioria das organizações ter um código de ética e conduta, ainda são poucas as que deixam claras suas restrições quando o assunto é futebol. Segundo Othamar Gama Filho, consultor em gestão de pessoas e marketing de comportamento no trabalho, os profissionais devem prestar atenção à cultura organizacional da empresa para entender quais são seus próprios limites:
– Há funcionários que passam boa parte do dia navegando na internet em busca de notícias do campeonato ou usam o e-mail corporativo para trocar mensagens sobre futebol . Acho que, nestes casos, os gestores devem interferir de forma incisiva. Ter uma conversa franca e direta pode ajudar.


LAGO DA REITORIA TEM NOVO VISITANTE

Desde a semana passada, um visitante novato passou a frequentar o laguinho da Reitoria. É claro que chamou a atenção de muitos, principalmente o pessoal do CECOM, que gosta e aprecia novidades. Logo, Renato Righi aprontou a máquina fotográfica e foi o autor de diversas fotos do Biguá, o visitante que anda se “esbaldando” com a fartura de comida do laguinho.
Segundo o Google, o biguá (Phalacrocorax brasilianus) é uma ave da família dos falacrocoracídeos. Tais aves habitam boa parte da região que vai do México à América do Sul, medindo cerca de 75 cm de comprimento e com coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d’água. Esse magnífico animal carece da glândula uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis a água por isso apresenta vantagem em relação aos outros pássaros na hora da caça, já que com a água suas penas se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente. O nome biguá vem do tupi Mbiguá, que foi aportuguesado com o tempo.

 


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 20, de 21/06/1991, publicou notícias sobre 36o ENANUNI, linha discada a 2400 bps, Engenharia Mecânica ligada ao A10, reunião da CCPG, paradas do Sistema A10, lixeiro do Hermes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ACESSO À MSA
Nesta semana, a DST concretizou os testes de conexão à MSA. A ligação tem por objetivo o uso do Sistema de Controle de Eventos (SCE) e por meio dele pode-se verificar a situação das sugestões apresentadas pelo CECOM. A ligação foi estabelecida usando-se linha discada a 2400 bps. O sistema está em fase de testes, sendo o número de funções disponíveis ao CECOM limitado. Por hora, a ligação pode ser estabelecida utilizando-se o micro disponível no laboratório de Hardware da DST.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Wilton Campos, hoje, dia 09; Maria Aeda Viveiros, no dia 14; e O Sistemático, no dia 16. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sílvio Eduardo de Castilho Lages, no dia 09; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Lísia Rocio de Abreu, Ricardo Masca-renhas Paixão Filho e Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignez Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, Rui César Andrade Pinho e Luciana Martins da Silva, no dia 16.

NASCIMENTO: O ex-ceconiano Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI) ligou para a Redação de O Sistemático para contar que é avô. Nasceu João Lucas, no dia 03 de junho, de Fernanda (sua filha) e Rafael. O Sistemático envia os parabéns para o Lu e para Silvana, avós de primeira viagem.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A partir desta edição, serão publicadas verdadeiras preciosidades, encontradas em álbuns de fotos de propriedade da Redatora de O Sistemático. As fotos já foram selecionadas e marcam fases da vida ceconiana.
As fotos desta semana retratam um momento em que na Divisão de Apoio Administrativo (DAA) existia somente um microcomputador possante, de uso de todos os integrantes da equipe. O micro ficava alocado na sala em que a diretora da divisão, Márcia Lemos, compartilhava com algumas integrantes da equipe. Era uma briga para saber quem poderia usar o micro. Só que nas quintas-feiras, não tinha para ninguém. Quem ganhava era a Lelé, pois O Sistemático tinha que sair de qualquer jeito.
As fotos são de autoria da Lelé e do automático da máquina fotográfica e foram tiradas em maio de 1996.


Lelé, Alda, Maria Helena (de costas), Márcia Lemos e Beth


Alda, Maria Helena, Márcia Lemos e Beth