Sistemático: Edição 1571 – 25/04/2013


Notícias


DRC APRESENTA SEUS INDICADORES DE DESEMPENHO

DA DRC é responsável pelas atividades de planejamento, gerência, manutenção e controle das redes de comunicação de dados e voz da universidade. Dentre as atribuições destacam-se:

– gerenciar a infraestrutura da rede de voz (centrais telefônicas);
– gerenciar a infraestrutura central da rede de dados;
– gerenciar a infraestrutura corporativa de rede sem fio;
– especificar equipamentos da rede de voz, entre eles centrais telefônicas e aparelhos telefônicos;
– especificar equipamentos e tecnologias usados nas redes de dados;
– especificar padrões para projeto de cabeamento estruturado em novos prédios e reformas;
– fazer contato com as áreas técnicas dos órgãos e empresas que prestam serviços relacionados à infraestrutura de serviços e comunicação de dados, como as operadoras de telecomunicações e fornecedores de equipamentos;
– apoiar as áreas de administração de redes das unidades acadêmicas e órgãos administrativos na execução da gerência local da rede de dados;
– apoiar as áreas de projeto físico da UFMG (DPFP e DP/SIM) na definição das necessidades da infraestrutura de equipamentos e uso dos padrões de cabeamento estruturado para atender novos prédios e espaços reformados;
– apoiar a área de compras do Cecom na aquisição de equipamentos e serviços para redes e comunicações;
– reagir a incidentes de segurança que envolvam a Rede UFMG;
– manter registro dos usuários do sistema telefônico, de maneira a permitir a emissão de relatórios de uso e catálogo telefônico.

As solicitações de serviços são registradas pelo sistema Request Tracker (RT) e cada escola ou órgão tem um setor ou pessoa responsável por fazer este tipo de contato, através do endereço de correio eletrônico telefonia@rede.ufmg. br. O gráfico a seguir apresenta os números de requisições relacionadas à telefonia enviadas e atendidas desde 2002. Cada requisição pode tratar da instalação de um novo ramal, mudança de local de ramal, mudança de categoria de ramal, mudança de centro de custo do ramal, verificação de defeito na central telefônica ou na rede de cabos e aparelhos.

As requisições relacionadas à rede de dados envolvem principalmente resposta a incidentes de segurança de computadores, gerados por reclamações externas, enviadas ao endereço de correio eletrônico abuse@ rede.ufmg.br, sobre uso abusivo da rede (compartilhamento de material protegido, equipamento sendo utilizado para realizar ataques a redes externas, equipamento enviando Spam), por sistemas internos de detecção de comportamento fora do padrão e por solicitações dos administradores de rede, na tentativa de identificar equipamentos conectados às redes sem autorização prévia. Além dos problemas que envolvem a segurança da rede, a DRC ainda opera o sistema anti-spam/anti-virus da UFMG, o que envolve pedidos enviados por usuários finais ao endereço listabranca@rede.ufmg.br.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O SIMET é um sistema que realiza testes de desempenho de redes com acesso a Internet, através de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego Internet (http://ptt.br) e no NIC.br. Saiba mais.

– O app permite que o dono do smartphone crie uma lista de contatos de familiares e amigos que serão avisados em caso de perigo. Numa situação de risco, basta acionar um botão de alerta que todos receberão uma mensagem de pedido de ajuda, escrita por você, via SMS, juntamente com sua localização em tempo real (obtida via GPS de seu aparelho). Download.

– Uma rede social para a cidadania. A ponte entre a população e o poder público. Juntos, trabalhando para ter um melhor ambiente para viver. A busca para se construir uma sociedade melhor para o cidadão, com o cidadão. Veja no endereço.

– The Best Of. O melhor de todos os sistemas operacionais. Confira.

– O que é Vine? Vine é um aplicativo iOS simples que permite aos usuários fotografar e compartilhar até seis segundos de vídeo, chamados Vines. Vines podem ser compartilhados no Twitter, e incorporados em sites. Muito parecido com um GIF, o vídeo é carregado automaticamente e toca em um loop. Por padrão, o volume é definido como “off”, para não irritar os visitantes do site. Veja.

– CodeHS é a melhor maneira de aprender a programar. Clique aqui. (Site em Inglês)

– Garagem código é um projeto onde você pode mexer com o código existente e trabalhar em projetos interessantes em JavaScript, Python e Ruby. Saiba mais no endereço. (Site em Inglês)


UFMG PROMOVE FÓRUM DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL REABRE ESTA SEMANA PROGRAMA DE VISITAS SOB LUA CHEIA

O evento Lua Cheia no Museu, que chega à terceira edição, retoma suas atividades no final desta semana, nos dias 26 e 27 de abril, no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB). Com programação até setembro, o evento é realizado às sextas e sábados de lua cheia, das 19h30 às 22h30.

A visita inclui apreciação científica de diversos aspectos ambientais durante a caminhada, de aproximadamente três quilômetros, pelas trilhas temáticas do Museu, além de atividades culturais. O objetivo é ampliar o leque de atividades ambientais e educativas oferecidas pelo MHNJB e proporcionar atividade diferenciada, que contemple o lazer e o conhecimento em um espaço único, em experiência rara em áreas densamente povoadas e urbanizadas. Os interessados podem realizar pré-inscrição através do site do museu.

Situado em área de 600 mil metros quadrados, o MHNJB é importante espaço de preservação da biodiversidade em Belo Horizonte. Animais silvestres, árvores antigas e espécies raras da flora e da fauna compõem esse ambiente florestal que no período noturno apresenta dinâmica pouco conhecida do público em geral.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028069.shtml – 24/04/2013)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 14, de 29/04/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, Comissão do Projeto Qualidade, planejamento semestral, curso de Inglês Instrumental, aposentadoria de Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, formatura do curso de bacharelado Música – Piano de Marcelo Novaes Machado, entre outras. A notícia que se destacou foi:


CURSO DE QUALIDADE TOTAL

Na próxima semana, de 03 a 07/05, os participantes do CECOM do curso sobre Qualidade Total, na Escola de Engenharia são: Alda Batista, Célio Casemiro de Sousa, Maria de Lourdes Moreira Braga e Solange Guimarães.
O curso terá carga horária diária de 8h30 (de 8h às 12h e de 13h30 às 18h). Somente no primeiro dia os participantes deverão chegar ao prédio da Engenharia Hidráullica, à Rua Guaicurus no 200 – 2o andar, às 7h30, para recebimento do crachá e do material do treinamento.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns para os ex-ceconianos: Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Filipe José Leão Côrrea, Maria Míriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; e Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 17 de abril/2013, Diogo Freitas Duarte Magalhães, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), ofereceu um café da tarde, na Sala de Convivência do 8o andar, para todos os seus colegas do CECOM. Diogo está se desligando da equipe do CECOM a partir de maio. Muitos ceconianos estiveram presentes para este café, organizado pela Vicentina.

As fotos são de autoria da Lelé.


A mesa principal do café


Prof. Clarindo, Diogo Freitas e Thiago Moreira


Vicentina, Diogo e Carlos Alfeu


Carlos Roberto e Diogo Freitas


Diogo Freitas e Luiz Cláudio


Mário, Diogo Freitas e Guilherme Viegas


Rosa, Prof. Clarindo, Takeda, Diogo Freitas, Renato Adriano, Emerson e Gustavo Aurélio


Selma e Márcio Viana