Sistemático: Edição 1689 – 20/04/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Serpro dá continuidade à certificação digital na UFMG

No dia 19 de abril, o Serpro deu continuidade ao atendimento de renovações de certificados digitais na UFMG e emissão de novos certificados. Esta vinda foi necessária para atender aos servidores que não compareceram à chamada dos dias 23 e 24/03/2017 e para um novo grupo de servidores.

Na UFMG, o certificado é utilizado, primordialmente, nas tarefas que envolvem os seguintes sistemas: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPENET), Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) e nas atividades vinculadas à Receita Federal.

Para o atendimento, a UFMG contou novamente com a presença de Cláudia Fernanda Silveira Carneiro, analista responsável do Serpro. Foram chamados 31 servidores para renovações e novas certificações, sendo que somente 16 compareceram ao CECOM na tarde de ontem.

Os responsáveis pelo projeto de compra e distribuição dos certificados digitais foram Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM, e Karina Flaviana Ribeiro, Diretora da Divisão de Processos e Segurança.

Cláudia Carneiro, do Serpro, recebendo Melina de Abreu, da Assessoria Técnica do DAP
Cláudia Carneiro, do Serpro, recebendo Melina de Abreu, da Assessoria Técnica do DAP

Marcado o 7o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG

Foi marcado para o dia 05 de maio de 2017, o 7o Encontro de Técnicos de Tecnologia da Informação da UFMG.

A DAC – Divisão de Atenção ao Cliente recebeu as propostas de temas dos técnicos para organização do evento.

O convite para o encontro será expedido no início da próxima semana, acompanhado de informações sobre a agenda, local e horário.

Analista de TI do CECOM participa do evento ModleMoot Brasil

O Analista de TI Leonardo Freitas da Silva Pereira, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos, estará nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo/SP, participando da 14a. Edição do MoodleMoot Brasil, encontro brasileiro da comunidade Moodle.

Leonardo Freitas vai apresentar no primeiro dia do evento a palestraFerramentas externas no Moodle (LTI), cujo objetivo é demonstrar como entender basicamente o funcionamento da especificação LTI no Moodle e em objetos de aprendizagem.

A edição desta vez será realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis, em São Paulo/SP.

Leonardo

Saída de estagiários

No início do mês de abril, estagiários da DDP e da DAC pediram demissão do Quadro de Estagiários do CECOM. São eles:

– Lourena Ohara Alves: entrou em julho de 2015, lotada na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos, onde atuou junto à equipe de testes da divisão até a sua saída;

– Matheus Costa Paiva: entrou em julho de 2015, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos, atuando também na equipe de testes da divisão até a sua saída;

– Talita Venilda Guimarães: admitida em dezembro de 2015, lotada na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, atuando no atendimento aos usuários da comunidade da UFMG.

Na despedida de Lourena Ohara, ela enviou o seguinte e-mail de agradecimento para todos do CECOM:

“É chegado o fim de uma caminhada de 1 ano e 7 meses. Aqui eu aprendi como nunca imaginei e conquistei, amigos, colegas, respeito e admiração. Sou muito grata, a princípio, ao Leandro Campos, que me deu a oportunidade de ingressar na equipe de testes e acreditou em um potencial que eu nem sabia que existia em mim. Agradeço ao Bruno e ao Marcos da equipe de testes, que me prestaram auxílio e me ensinaram a dominar testes, framewoks e outras tantas coisas que vim a aprender no CECOM. Agradeço ao Rogério, que com a mudança de liderança na equipe, me deu inúmeras oportunidades de mostrar o que eu já tinha aprendido e me fez desenvolver cada vez mais . Ao Luiz Borges, por todas as vezes que me desafiou profissionalmente, me colocando em tarefas que eu nem imaginava conseguir desenvolver sozinha, desafios como análises de negócios, as conversas sobre a área que hoje eu quero me profissionalizar, os debates sobre o ENEM e tantas outras coisas que tiveram a sua importância para aumentar o meu conhecimento. Ao Thiago Moreira, pelo reconhecimento, por todo auxílio não só em relação aos testes, mas também no desenvolvimento.

Do começo ao final, eu aprendi uma coisa nova que levarei sempre comigo. Agradeço ao Téo Milanez pela paciência em me ensinar algo que ele domina tão bem, me orientando e corrigindo quando necessário. Por mais que nós dois não sejamos muito de falar, conseguimos nos entender e reconheço a ele, a precisão técnica que adquiri nos testes.

Aos meus colegas de estágio, pela companhia tanto em sala de aula quanto no ambiente de estágio. Ao Matheus Paiva que iniciou juntamente comigo e permaneceu até a minha despedida, aos que vieram depois e eu tive a oportunidade de orientar, mesmo aprendendo muito mais do que ensinando. Ao meu colega e amigo Paulo Henrique, pela convivência profissional e pela amizade que contribui de diversas formas para a qualidade geral do meu trabalho. Muito obrigada Pedro, Wilson, Francisco, Larissa, Ana, Bárbara e Mateus Filipe.

Tive a oportunidade de interagir com diferentes pessoas em diferentes salas ao longo do meu trabalho. Dessa forma, agradeço também ao Bruno e ao Mateus, que diversas vezes foram “atormentados” com minhas dúvidas e sempre responderam de forma clara. A todos da DIS que me ajudaram, me orientaram e estiveram presente no meu desenvolvimento aqui dentro.

Sentirei saudades de todos Aaron, Lelé, Maria Helena, Aida, José… alguns nomes que me falham a memória mas que estarão presente na minha vida de alguma forma, em alguma lembrança boa. Eu cresci imensamente como profissional, mas também como pessoa, e isso eu agradeço a todos vocês do CECOM. Que nos encontremos durante a vida, sendo surpreendidos com momentos de alegria, de conquistas.

Aos votos de sucesso, eu desejo a todos o dobro que desejam a mim e que nossas conquistas ajudem a melhorar cada vez mais tudo o que nos cerca.

Muito obrigada.”

Lourena Ohara
Lourena Ohara

 

Matheus Paiva
Matheus Paiva

Informativo

UFMG promove Seminário de Educação Museal na Rede de Museus

A Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura (RMECC) da UFMG promove nos dias 24 e 25 de abril, na Escola de Ciência da Informação (ECI), campus Pampulha da UFMG, o Seminário de Educação Museal da Rede de Museus da UFMG. O evento é parte do resultado de um amplo diagnóstico da Rede desenvolvido pela equipe do projeto de extensão Avaliação museológica das coleções e museus da UFMG, fruto de trabalho, iniciado em 2015, numa iniciativa coordenada pela professora curso de Museologia da UFMG, Letícia Julião, atual coordenadora da Rede de Museus. Aberto ao público, não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6468 ou 3409-6435. Durante o seminário será apresentando o mapeamento a memória e das ações educativas na Rede de Museus, a partir de apresentações organizadas em mesas temáticas. O objetivo é que ao final do evento seja elaborado um documento alinhavando as diretrizes apresentadas.

No campus Pampulha e fora dele, os espaços da Rede cobrem diversas áreas. Na de saúde, os centros de memória das faculdades de Farmácia, Medicina e Odontologia e das escolas de Enfermagem, Veterinária e de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional preservam e expõem acervo diversificado, com documentos relativos à história das respectivas formações, e mantêm viva a memória institucional das unidades acadêmicas. O Centro de Memória da Medicina, por exemplo, possui biblioteca com mais de 1.200 títulos disponíveis ao público.

Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas, no campus Pampulha, o Museu de Ciências Morfológicas é o ambiente de temática biológica mais visitado da Rede. Ele desenvolve projetos sociais e de divulgação científica com foco na educação informal. Com acervo de peças de tamanho ampliado, reúne informações sobre os diversos sistemas do organismo humano, esclarecendo tanto sobre seu funcionamento quanto sobre as técnicas de preservação do material. Além disso, possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual em exposições específicas.

A Escola de Arquitetura mantém réplicas de estatuários da Antiguidade Clássica e do Barroco Mineiro – incluindo peças de Aleijadinho não apenas na sala onde funciona o Museu da Escola de Arquitetura, mas também integradas ao ambiente e à decoração da Unidade.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico, na região Leste de Belo Horizonte, abriga os centros de referência em Cartografia Histórica e em Patrimônio Geológico e o Espaço Interativo Ciências da Vida, que mantém sete salas representativas da célula e dos sistemas fisiológicos e biofísicos do homem.

Localizado no circuito cultural da Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG atrai o público com oferta de oficinas, jogos, observação astronômica, planetário e fachada digital, transformada em uma grande tela para projeções.

O Centro Cultural UFMG, situado nas imediações da Praça da Estação, oferece programação gratuita com produções nas áreas de cinema, música, dança, artes cênicas, plásticas e visuais. O Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, expõe móveis e objetos restaurados em uma casa setecentista que pertenceu ao inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo.

Mais informações sobre os espaços museológicos da UFMG estão disponíveis em https://www.ufmg.br/rededemuseus. (Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG – comunica@proex.ufmg.br (31) 3409-6435 – https://www2.ufmg.br/proex/)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/04/2017)

Presépio do Pipiripau

pipiripau

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 12, de 17/04/1997, publicou notícias sobre desenvolvimento do Projeto SIGA, treinamento C/S, arquivos no G:, treinamento VTLS, disponibilidade das servidoras, aposentadoria do Analista Efigênio Vieira Ataíde, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVA DISTRIBUIÇÃO DE DISCO NO A10

Com a instalação do novo disco no A10, a DAC efetuou uma redistribuição de arquivos. Como o novo disco ocupou o lugar do BD03, este disco agora está com 1,5 GB, possibilitando uma boa folga para desenvolvimento de sistems SADS, bem como liberação de dados via Browser. O nome do antigo BD03 foi mudado para BD08 e nele serão colocados os projetos especiais da DAS (CCG, DSA, DSF). Como efeito desta redistribuição, agora haverá espaço para futuras expansões dos bancos de produção.

LIBERAÇÃO DO INA VERSÃO 97

A DAS liberou, na última semana, a versão 97 do INA para a Proplan, com as modificações solicitadas pela gerência do INA. A instalação da nova versão estará a cargo dos Agentes de Informática das unidades acadêmicas. O Setor de Planejamento da Proplan realizou um encontro, no período de 14 a 16/04, com todos os secretários de departamentos acadêmicos, para repassar as modificações feitas na atual versão e recomendações que propiciarão o bom andamento e alimentação do sistema.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Poliana Lopes Fialho, no dia 20; e para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender, no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Cristina Maria de Queiroz e Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Fillipe de Castro Louback Rocha, Rafael Soares Almeida e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26.