Sistemático: Edição 1695 – 01/06/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DOU publica portaria para implantação, desenvolvimento e aprimoramento da Governança de TI nos órgãos públicos

Em e-mail dirigido à Diretoria do CECOM, a equipe de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – SISP divulgou a seguinte nota:

Para implantar, desenvolver e aprimorar a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos órgãos federais, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 19, de 29 de maio de 2017. A norma tem validade para as mais de 200 entidades que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp).

“O uso da tecnologia no governo deve ser estratégico. Somente com uma política de Governança de TIC eficiente conseguiremos viabilizar novas políticas e fornecer melhores serviços públicos aos cidadãos brasileiros”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP, Marcelo Pagotti.

O SISP é a estrutura organizacional do governo federal para o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de TI dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De acordo com a portaria, os responsáveis pela Governança de TIC nos órgãos e entidades do SISP são os ministros, secretários de Estado, reitores de universidades e dirigentes máximos de autarquias e fundações.

Os órgãos e entidades pertencentes ao Sisp deverão definir ainda os papéis e responsabilidades dos envolvidos nas tomadas de decisões sobre TIC; os mecanismos de transparência e prestação de contas dos investimentos de recursos público no setor; e as estruturas envolvidas na governança da área.

Entre os princípios da Governança de TIC estão a transparência, gestão por resultados e prestação de contas. A norma define também que as estratégias, planos, projetos e serviços de tecnologia deverão ser desenvolvidos tendo como principal objetivo as necessidades da sociedade, gestores públicos e áreas de negócio da organização. A portaria entra em vigor após decorridos 120 dias de sua publicação.

Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP) pela Central de Serviços e Suporte do Sisp (C3S): http://c3s.sisp.gov.br.

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp /visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina= 50&data=31/05/2017

http://www.planejamento.gov.br/noticias/planejamento-define-estrategia -para-governanca-de-tic.

(Fonte: GTI1, Fóruns, FÓRUM, Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – SISP por Edson Kowask Bezerra – em 31/05/2017)

DAC recebe novo Técnico em Tecnologia da Informação

A Divisão de Atendimento ao Cliente recebeu, no dia 29 de maio, o Técnico em Tecnologia da Informação Daniel Fraga de Almeida.

Natural de Volta Redonda/RJ, Daniel tem o curso de Técnico em Informática. Antes de passar no Concurso Público de 2016 da UFMG, ele trabalhava na empresa Kern Processos Industriais, em Juiz de Fora/MG.

Ele está se inteirando dos trabalhos da divisão e acompanhando o pessoal nas atividades ali desenvolvidas.

Daniel Fraga
Daniel Fraga

 

Informativo

Domingo no Campus UFMG celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

O potencial aquífero do campus Pampulha, cortado por duas sub-bacias hidrográficas – Ribeirão Pampulha e Córrego Mergulhão -, será abordado em uma das atividades da nona edição do Domingo no Campus, no próximo dia 4 de junho (véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente), das 8h às 13h, na Estação Ecológica. “Trata-se de ótima oportunidade para compreender a origem dessa água que passa por debaixo da nossa terra e para onde ela vai quando chove”, afirma o estudante Gabriel Teles, estudante de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG.

Integrante do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha – associação civil-comunitária que atua em Belo Horizonte e Contagem -, Teles vai abordar o assunto na exposição Águas da Pampulha, por meio de uma maquete que possibilitará visualizar o itinerário da água pelo campus. Sua exposição foi proposta no âmbito de edital lançado em janeiro pela Pró-reitoria de Extensão, a fim de acolher sugestões da comunidade universitária para compor a programação do evento.

Atividades educativas como a que será ministrada pelo estudante de Geografia se juntarão às já tradicionais atrações recreativas: brincadeiras comandadas pela equipe do projeto Tô de boa, tô no campus, caminhadas ecológicas, oficinas de educação, Bike Anjo BH (que ensina a andar de bicicleta), dança cigana e sessões no Cineclube Olaria.

Os participantes contarão com opções de alimentação, postos de limpeza e banheiros. Eles devem usar roupas

confortáveis, de preferência calças, e levar repelente e garrafa de água. Como a Estação Ecológica é espaço de preservação e conservação e ambiente de extensão e pesquisa universitária, não será permitida a entrada de animais de estimação. Com 114 hectares, a Estação Ecológica é habitat de várias espécies de mamíferos, anfíbios, répteis e aves.

O Domingo no Campus é uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Administração e Assuntos Estudantis, Diretoria de Ação Cultural, Coordenadoria de Assuntos Comunitários e o Centro de Comunicação da UFMG.

Mais informações estão disponíveis na página do evento: http://bit.ly/2qFwdhx.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 31/05/2017)

Mostra de obras do acervo artístico da UFMG está em exposição no saguão da Reitoria

A exposição Olhar revisitado: reencontros e novas afetividades, com 32 obras – entre pinturas, esculturas, fotografias e desenhos do acervo artístico da UFMG, pode ser vista segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Espaço Expositivo da Reitoria (saguão do prédio), campus Pampulha. A mostra, que integra as comemorações dos 90 anos da Universidade, possibilita que a comunidade acadêmica e os próprios artistas revejam esse importante patrimônio cultural em poder da instituição. A temporada de visitação vai até 16 de agosto.

O professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes e coordenador da exposição, explica que a seleção das peças foi realizada por duas vias. Pela perspectivaReencontros, artistas que já possuem obras no acervo da Universidade – como Jarbas Juarez, Andrea Lanna, Hélio Siqueira, Maria Helena Andrés, Carlos Wolney e Liliane Dardot – foram convidados a agregar novas produções, de forma a estabelecer diálogos sincrônicos ou diacrônicos, congruentes ou contraditórios entre as obras.

“Imagine uma artista que tenha doado uma obra sua para a Universidade na década de 1970, como Yara Tupynambá. Desde então, ela teve pouco ou mesmo nenhum contato com essa produção. A ideia, então, foi convidar esses artistas a voltar a conversar com essas obras, por meio de trabalhos mais contemporâneos”, explica Rodrigo Vivas.

Pelo segundo eixo, Novas afetividades, artistas contemporâneos que não têm trabalhos no catálogo da UFMG foram chamados a estabelecer diálogos entre produções suas e as obras do acervo de autoria de artistas que já morreram.

“Estamos falando de nomes como Inimá de Paula, Guignard, Celso Renato e o alemão Friedrich Hagedorn, de quem possuímos nove aquarelas do século 19. Com a exposição, estamos colocando a obra desses grandes nomes para `conversar’ com artistas contemporâneos como Mário Azevedo, Domingos Mazzilli, Leandro Gabriel, Daniel Moreira, Paulo Miranda, Sérgio Vaz e Paulo Baptista”, enumera Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes que divide com Rodrigo Vivas a curadoria da exposição.

A edição nº 1975 do Boletim UFMG traz reportagem sobre a exposição e o acervo artístico da Universidade e pode ser lida em http://bit.ly/2pU45Lu.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – Assessoria de Imprensa – 01/06/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 18, de 12/06/1997, publicou notícias sobre Projeto Ano 2000, Bate Papo Técnico, expansão em disco, dados da graduação via Internet, Rede Administrativa, IV Arraiá do Byte Coxa, entre outras.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Carlos Soares, hoje, dia 1o; Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; Renato Antônio Veneroso da Fonseca, no dia 06; e os ex-ceconianos: Gerson Edson Machado de Sousa, hoje, dia 1o; Cantidio Lelis Pereira e Cleuza Maria Bento, no dia 02; Maria Aparecida da Silva, Paulo César Marciano de Oliveira e Regina Célia Teixeira, no dia 03; Marília Pereira Martins e Nathália Pereira Rocha, no dia 05; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; e Natália Cristina Martins, no dia 07.