Sistemático: Edição 1732 – 12/07/2018

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DRCA encerra principal etapa do Registro Acadêmico

O Registro Acadêmico dos calouros da graduação para 2018/2, teve início no dia 06 de julho, no CAD 2, estendendo-se até ontem, dia 11/07, quando foram atendidas 2.254 pessoas.

Nesta primeira etapa do registro, os atendentes do DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, utilizaram 25 computadores e 10 impressoras, contando também com um serviço de apoio com 2 computadores, para os uso dos usuários, e mais 3 computadores, usados pelos funcionários do departamento. No total, foram necessários 30 computadores.

Foram atendidos os calouros da 1a. a 5a. Chamada SISU.

Os próximos registros, ainda no CAD 2, serão:

  • 6a. Chamada SISU e 1a. a 3a. Chamada Habilidades – 18 e 19 de julho
  • 1a. Chamada UAB – 23 e 24 de julho
  • 7a. Chamada SISU e 4a. Chamada Habilidades – 25 e 26 de julho.

A partir desta data, o registro será realizado no DRCA para:

  • 8a. Chamada SISU e 2a. Chamada UAB – 06 e 07 de agosto
  • 5a. Chamada Habilidades – 09 de agosto
  • 3a. Chamada UAB – 14 de agosto
  • 9a. Chamada SISU – 16 de agosto
  • 10a. Chamada SISU – 23 de agosto.

O CECOM, além de ter participado da montagem da infraestrutura, configurando os equipamentos, tem dado todo o apoio às demandas do DRCA durante o período de realização do registro. Este apoio envolve a Divisão de Atenção ao Cliente (DAC), Divisão de Redes de Comunicação (DRC), Divisão de Infraestrutura e Serviços (DIS) e Divisão de Desenvolvimento de Produtos (DDP).

ERRATA: Na notícia DRCA realiza registro acadêmico a partir de amanhã, publicada no dia 05/07/2018, onde consta o nome de André Rodrigues Drummond, leia-se André de Las Casas Castro.

DTI e Gabinete aprovam nova norma de envio de mensagens em massa

Está disponível no Catálogo de Serviços, em https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/ portfolio/servicos/, as novas regras para envio de mensagem em massa.

O serviço oferecido compreende o envio de e-mail para toda a comunidade da UFMG ou determinado segmento com conteúdo informativo e de divulgação e está disponível para qualquer órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos, professores e pesquisadores e discentes da UFMG, mediante aprovação.

Na nova política os professores e pesquisadores da UFMG podem requisitar o envio de mensagens em massa desde que elas façam parte de projetos acadêmicos de pesquisa, ensino ou extensão, aprovados por órgão competente. O pedido para divulgação da pesquisa deverá ser feito pela COEP à DTI.

Já os discentes da UFMG que desejem fazer uso do serviço para pesquisa devem procurar o seu professor orientador, que seguirá os trâmites necessários para divulgação como professor.

Os DAs, CAs e Grêmios também podem solicitar desde que tenham aprovação da direção da Unidade Acadêmica à qual estiverem vinculados.

As Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e Unidades Especiais e DCE devem solicitar aprovação ao Gabinete do Reitor.

O processo de solicitação para cada tipo de requerente ficou mais claro e objetivo com as novas regras, evitando assim entendimentos e atendimentos incorretos.

DRC apoia montagem da sala de treinamento da BU

A equipe de TI da Biblioteca, com o apoio da equipe de Suporte a Microinformatica do CECOM, está terminando as atividades de remontagem da sala de treinamentos da Biblioteca Universitária.

Parte dos computadores, com gabinetes do tipo torre, que prejudicam a visão dos participantes dos treinamentos, foi substituída por equipamentos com perfil baixo, doados pela Face, Cecom e outros setores da própria Biblioteca. Todos os equipamentos foram reconfigurados, com aumento da memória instalada, atualização de aplicativos e do sistema operacional para Windows 10 Pro.

Computadores retirados da Sala de Treinamento estão sendo reconfigurados e alocados, principalmente, como terminais de consulta ao acervo da Biblioteca e ao Portal Capes.

Pela equipe técnica da BU atuaram os servidores João Alves de Carvalho e Felipe Cardoso Gonçalves Ferreira. Pelo CECOM, atuaram Fernando Frota Machado de Morais, Luciano Massahud de Sousa, Sadallo Andere Neto e os estagiários Lucas Silva Andrade e Marcel Henrique da Silva Mendes.

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CECOM implanta serviço de identificação de chamadas telefônicas

No mês de junho foi finalizada a prestação de serviços pela operadora Oi e iniciada a prestação dos serviços de telefonia fixa pela Embratel/Claro. Com a conclusão da portabilidade dos números da UFMG de uma operadora para outra, foi configurado no sistema a identificação de chamadas, antiga necessidade da comunidade.

O serviço encontra-se operacional desde o dia 10/07, nas localidades da área central de Belo Horizonte, Museu, Montes Claros e Pampulha, exceto alguns números do Campus Saúde, que se encontram em processo de configuração.

A partir de agora, quando telefones fixos externos à universidade, ou celulares, receberem ligações da UFMG, poderão identificar o ramal interno que originou a chamada. Esse recurso permitirá melhor comunicação, tanto com a comunidade externa, quanto com a interna. O trabalho foi realizado pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

 Publicada a aposentadoria de Aeda Viveiros

Foi publicada no Diário Oficial da União, hoje, dia 12/07/2018, a Portaria no. 4.048, que aposenta Maria Aeda Viveiros, Telefonista do CECOM.

Aeda entrou para a UFMG em janeiro de 1990, por meio de Concurso Público, para o cargo de Telefonista. Naquela época, a telefonia era ligada ao Departamento de Manutenção, chefiado pelo Antônio Carlos Soares.

Durante muitos anos trabalhou no DM até que em 2002 as telefonistas começaram a ser remanejadas para o Gabinete da Reitoria e Cedecom. Com a reativação do serviço de atendimento telefônico ao ramal 5000, o CECOM assumiu a Telefonia. Assim, em setembro de 2003, Aeda foi transferida para o CECOM, para atender novamente a Central 5000.

No CECOM, Aeda fez parte da equipe de telefonistas, lotada na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, onde permaneceu até a sua aposentadoria na data de hoje.

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Informativo

Website concentra informações sobre elaboração do novo PDI

Está no ar a página na internet (https:// www.ufmg.br/pdi/2018-2023/) que vai concentrar, ao longo dos próximos meses, as informações sobre o processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), referente ao período 2018-2023. O site reúne os textos de referência para a discussão – que serão atualizados à medida que o processo avançar –, cronograma, notícias, orientações sobre mecanismos de participação da comunidade e documentos complementares.

A participação da comunidade se dará por meio de críticas e sugestões individuais e aquelas geradas por discussões nas unidades acadêmicas e debates em três audiências públicas, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros. Além disso, a Comissão de Sistematização do PDI propõe que grupos interessados nos mais diversos temas também se mobilizem para enviar propostas. O processo deverá ser concluído em outubro deste ano.

Para o presidente da Comissão, professor Ricardo Takahashi, o PDI é uma determinação legal, mas deve ser encarado principalmente como uma oportunidade especial para a Universidade. “Muito mais do que atender a uma obrigação formal, vale a pena enxergar o Plano como um documento em que a instituição sintetiza a análise sobre seu passado e projeta o futuro, de curto e longo prazos”, diz Takahashi, que é assessor especial da Reitoria. “É desejável que se construa um texto que aponte horizontes distintos de tempo e que o documento abrigue a diversidade que caracteriza a UFMG ”.

Reflexão e síntese O cronograma do processo de elaboração do PDI 2018-2023 prevê que, até 31 de agosto, sejam encaminhadas à Comissão de Sistematização as sugestões das unidades acadêmicas, que promoverão, segundo seus próprios critérios, discussões internas. Nos dias 22 (campi Pampulha e Saúde) e 29 de agosto (campus Montes Claros), serão realizados grandes encontros que também servirão para reflexão e síntese das contribuições da comunidade. O documento final será entregue pela Comissão de Sistematização no dia 28 de setembro, e o novo PDI será submetido à aprovação do Cepe e do Conselho Universitário em outubro deste ano. Este é o terceiro Plano da UFMG – os outros foram referentes aos períodos 2008-2013 e 2013- 2018. …

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/ noticias/website-concentra-informacoessobre-elaboracao-do-novo-pdi – 09/07/ 2018).

DAP apresenta nova versão do formulário Abono de Ponto

O DAP – Departamento de Administração de Pessoal da UFMG divulgou a nova versão do formulário Abono de Ponto, que já se encontra no site da ProRH.

Foram incluídos os seguintes itens: – número de ramal do servidor; – informações sobre como preencher o abono corretamente, conforme tela abaixo:

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Letras e DRI selecionam para o curso de Espanhol para fins acadêmicos

Estudantes podem se inscrever até 9 de agosto

As inscrições para o teste de nivelamento e classificação do curso Espanhol para Fins Acadêmicos (EFA) estão abertas até as 12 horas do dia 9 de agosto. Oferecidas como atividade de extensão gratuita, as formações começam em 20 de agosto e serão ministradas pela Faculdade de Letras em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). As aulas ocorrerão às segundas e às quartas, das 16h30 às 18h10.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG que queiram se preparar linguisticamente para participar de atividades acadêmicas internacionais, como eventos e o programa de intercâmbio Minas Mundi, ou aprimorar seus conhecimentos em língua espanhola com foco acadêmico.

Terão prioridade para fazer o teste de nivelamento e classificação os primeiros 120 inscritos. São 25 vagas para o curso. O exame está agendado para 13 de agosto, das 16h30 às 19h, em local a ser divulgado.

Caso tenha feito o teste de nivelamento para EFA em 2017 e não fez o curso, o interessado deve se inscrever e enviar um e-mail, até 9 de agosto, para proficiencia@dri.ufmg.br, solicitando que sua pontuação seja considerada. Assim, ele não precisará repetir o teste. Veja o edital da seleção em https://www.ufmg.br/dri/wpcontent/uploads/2018/06/ Divulgação_EFA_2018.pdf.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/letras-edri-selecionamestudantes-para-o-curso-de-espanholpara-fins-academicos – 03/07/2018)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 21, de 09/07/1998, publicou notícias sobre migração da conexão ao A10, upgrade no link do Campus Saúde, instalação de um roteador Cisco 2501 na Faculdade de Direito, treinamento da RNP, mudança de sala da Oficina de Hardware, reforma do banheiro do 8o. andar, entre outras. A notícia que se destacou foi: REDE UFMG

No último sábado, o CECOM e o CRC/ P OP -M G efetuaram um a movimentação d o roteador que liga a Rede UFMG à Internet, o que provocou pequenas interrupções no funcionamento das conexões externa s. A mudança do equipamento para dentro da s instalações do CRC/DCC, que estava prevista desde o início do ano, possibilitou a eliminação de alguns filtros que estavam sobrecarregando o s roteadores que atendem às unidades remotas. Está prevista a instalação de mais 2 roteadores dentro do CRC, que serão utilizados numa futura migração da conexão da Escola de Engenharia (Centro) e nas novas conexões da Faculdade de Farmácia, atualmente ligada à Faculdade de Medicina, e da Faculdade de Odontologia, conectada à Farmácia. Os links das faculdades de Farmácia e Odontologia são de 19,2 Kbps, incapaz de suportar a demanda, e estão em processo de substituição.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para: Érika Gonçalves de Assis, no dia 17; Edgard Eustáquio de Morais, no dia 18; e para os ex-ceconianos: Paulo Couto Lessa, no dia 12; Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14; Alberto Moreira dos Santos, no dia 16; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Adelaide Maria Coelho Baeta e Simone Lopes de Moura, no dia 19.