Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG, seleciona seis bolsistas; inscrições vão de 16/1 a 10/2

O Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG, abre inscrições, de 16 de janeiro a 10 de fevereiro, para a seleção de seis bolsistas.

Os candidatos devem ser alunos de cursos de graduação da UFMG, matriculados entre o 3º e o 5º períodos, com disponibilidade para dedicar 12 horas ao do programa e para viajar, se necessário, nos finais de semana aos polos de apoio nos quais são ofertados cursos da UFMG.

Aos bolsistas cabe, conforme item 10 do edital de seleção, a proposta e a promoção de ações e eventos destinados às comunidades dos polos parceiros, sempre supervisionados pelos responsáveis pelo programa; a participação na Jornada e no Encontro de Extensão da UFMG da UFMG em 2023 e, antes de se desligar da iniciativa, produzir relatório sobre sua atuação. Todas as atribuições dos bolsistas estão listadas no item 10 do edital de seleção.

Os selecionados contarão com bolsa mensal de R$ 400, a partir do mês de março, quando se iniciam as atividades desta edição, a fevereiro de 2024.

Inscrições

Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível no site do Caed, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 4 do edital, que incluem currículo Lattes completo; comprovante de matrícula no segundo semestre de 2022; histórico escolar de graduação e carta de intenções, conforme especificações do item 4.3.2 do edital. As inscrições se encerrarão às 17h do dia 10 de fevereiro.

A seleção será baseada na análise da documentação apresentada pelo candidato.

O resultado final, após resultado preliminar e prazo para interposição de recursos, será divulgado também na página do Caed, a partir do dia 8 de março.

Aproxime-se

Programa de extensão promovido pelo Caed/UFMG, o Aproxime-se visa aproximar a Universidade das comunidades que residem nos municípios em que estão sediados polos de apoio presencial, com o objetivo de ofertar atividades educativas que buscam transformar esses locais em espaços ativos de encontro, de formação de profissionais e da divulgação do saber, da ciência e da tecnologia.

Por meio de eventos como palestras, mesas redondas, sessões de cinema comentado e oficinas, a iniciativa propõe a discussão de temas atuais, de debate de problemas vivenciados pelas populações.

Para os estudantes que atuam como bolsistas, o programa proporciona a oportunidade de fortalecer sua formação com vivências na extensão e na docência, já que as atividades são desenvolvidas e apresentadas por eles.

Desde 2013, o programa já contemplou os municípios de Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Januária, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Montes Claros, Sabará, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Ubá.

Devido à pandemia de Covid-19, em 2020 e em 2021, as atividades foram ministradas virtualmente, pelo canal no Caed no YouTube. Em 2022, com o avanço da vacinação e melhora dos indicadores de saúde, a programação foi retomada de forma híbrida, com eventos on-line, em julho e em dezembro, e presenciais, nos polos de Sabará, em setembro, e em Jaboticatubas, em dezembro.

Informações: ead@ufmg.br.