lll Fórum de Cultura Científica da UFMG registra experiências de sucesso do ensino científico na educação básica

Evento realizado na tarde da última quarta-feria, 15, abordou iniciativas de ensino científico nas escolas de educação pública do Estado. Foto: Gabriela Carraro.

Aconteceu nessa última quarta, dia 15, o III Fórum de Cultura Científica da UFMG. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, trouxe para esse ano uma novidade: a transmissão ao vivo para os 33 polos de EaD em que a Universidade oferta cursos e também para a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

A Pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, ressaltou em sua fala de abertura da solenidade do evento a importância Fórum como uma ação contínua realizada pela UFMG e o papel do ensino científico como objeto instigador da criatividade do aluno. Também compondo a mesa, as Pró-reitoras de Pesquisa e de Pós-graduação, Adelina dos Reis e Denise de Oliveira, respectivamente, reforçaram a ideia de produção de conhecimento científico em prol da população.

O Fórum, com o tema desse ano voltado para o estímulo da educação científica já no ensino básico, destacou experiências que obtiveram êxito nessa área ao longo dos últimos anos. O diretor de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Wladmir Tadeu Silveira Coelho, trouxe como exemplo o projeto desenvolvido de incentivo à ciência para alunos do ensino médio do turno noturno. Entretanto, apesar do sucesso, ainda é preciso produzir novas formas para fomentar a cultura científica no ambiente escolar. “Criar espaço para o desenvolvimento da criatividade do aluno é tarefa da escola”, afirma.

Outra iniciativa bem-sucedida foi relatada pela professora de física Jacinta Maria Silva. Docente da Escola Estadual Cassimiro Silva, localizada na cidade de Boa Esperança, a 280km da capital mineira, ela registrou as experiências colhidas ao longo de 26 anos de profissão. “Como sou professora de uma escola rural, os alunos do noturno trabalham o dia inteiro na agricultura e quando chega a noite, poucos se mantêm interessados na aula. A partir do momento que os projetos de pesquisa foram inseridos na grade, os alunos ficaram mais interessados e motivados a estudar.” 

Ao final do evento, Silvana Nascimento, diretora da Diretoria de Divulgação Científica, citou o programa UFMG Jovem como uma das iniciativas da Universidade ao estímulo da cultura científica. Esse ano desenvolvido em parceria com o Caed, o projeto visa promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos, culturais e sociais entre diferentes instituições educacionais de todo o Estado. A feira desse ano acontece entre os dias 15 e 17 de setembro de 2016, e as submissões de propostas podem ser feitas até dia 29 de agosto. Para conhecer mais detalhes, acesse o Facebook do programa, www.facebook.com/feiraufmgjovem.