Desejo de que formandos retornem à UFMG marca cerimônia de colação de grau de cursos a distância

Os votos de sucesso na nova carreira e o desejo que os formandos retornem logo à UFMG marcaram a formatura de 68 alunos dos cursos de Ciências Biológicas, de Matemática e de Pedagogia, na modalidade a distância, realizada neste sábado, 8, no auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais (CAD 1), no campus Pampulha.

Os formandos vieram dos polos de Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Estiveram presentes à cerimônia o pró-reitor de Graduação, prof. Ricardo Takahashi, representando o reitor da Universidade, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, prof. Tarcísio Vago, diretor de EaD, prof. Wagner Corradi, e o coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG, prof. Eucidio Arruda.

O evento contou ainda com a participação de representantes dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICEx) e da Faculdade de Educação, responsáveis pela oferta das graduações.

As autoridades lembraram a importância de se formarem professores no momento de crises e de incerteza pelas quais passa o país. “Sempre que pensamos nos ciclos de avanços e de retrocessos que presenciamos no Brasil, vemos que no centro desse movimento, está a questão da educação, que vai formar pessoas capazes de entender esse processo, intervir e buscar soluções para superá-lo. Por isso, eu convido vocês a partilharem da mesma missão da UFMG e transformar essa realidade”, disse o pró-reitor de Graduação, prof. Ricardo Takahashi.

Sempre UFMG

Durante as falas de abertura, o professor Eucídio Arruda lembrou aos formandos que a graduação é a porta de entrada para etapas futuras do ensino superior, “A formação contínua é uma obrigação, hoje nós fazemos o convite para que vocês continuem nossos alunos agora e sempre”, discursou.

O desejo foi reiterado pelo prof. Wagner Corradi, diretor de EaD da UFMG, que pediu aos novos profissionais para exercerem suas carreiras com entusiasmo e ética. “Peço que vocês honrem o diploma que estão recebendo e retornem a essa Casa para participar dos nossos processos de seleção de pós-graduação.”

Tamara Ribeiro de Oliveira, recém-formada em Licenciatura em Matemática do polo de Corinto, se graduou já com planos para continuar a formação na área. “Quero ser professora depois do mestrado na área de análise na UFMG”, relatou a aluna.

Assim como Tamara, Thales Campos foi orador de sua turma na cerimônia de formatura e planeja continuar sua carreira acadêmica na Universidade. “Me sinto muito honrado em me formar como aluno da UFMG e espero chegar no pós-doutorado e fazer especializações em várias áreas como a de Ambiental”, disse o graduado em Licenciatura em Biologia, do polo de Teófilo Otoni.