“A extensão me trouxe para dentro da UFMG”, diz bolsista do “Aproxime-se” na XVI Jornada de Extensão

“A extensão me trouxe para dentro da UFMG, me dá condições de realizar pesquisas e de me inserir no ambiente acadêmico a distância”. Assim Fernando Costa de Oliveira, granduando do 7º período de Geografia a distância pela UAB/UFMG, resumiu a sua experiência como bolsista do programa de extensão “Aproxime-se”, mantido pelo Caed/UFMG, durante a  XVI Jornada de Extensão da UFMG, promovida pela ProEx/UFMG. Nesta edição, o tema do evento foi ‘Extensão contemporânea: experiências de transformação’.

Ao lado de outros três estudantes que atuam em projetos de extensão da Universidade, Fernando apresentou o seu envolvimento com a iniciativa, que busca tornar a UFMG mais próxima dos 33 municípios mineiros em que está presente por meio de seus cursos a distância. Morador de Itaúna e aluno do polo de Formiga, ele ressalta que o ensino a distância pode quebrar barreiras e levar o campus para a comunidade. “A 194 quilômetros, a UFMG ensina e doutrina”, afirma.

Na sua fala, o estudante expôs as possibilidades de atuação de quem atua no programa, como o envolvimento com ações de pesquisa, produção de artigos científicos e a participação em eventos acadêmicos, como o Esud (Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância) e o UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), congresso on-line promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG, em parceria com o Caed.

Aproxime-se

O programa de extensão “Aproxime-se” foi iniciado em 2013, com a proposta de estabelecer maior interlocução entre a UFMG e os locais em que atua, por meio da oferta de atividades educativas e culturais, tais como ofcinas, minicursos, palestras e sessões de cinema comentado. A cada ano, a equipe define temas especiais para a edição, que geralmente correspondem a questões de interesse das localidades contempladas. Em 2013, as discussões versaram sobre violência; em 2014 sobre meio ambiente e em 2015 e em 2016, os bolsistas, atualmente sete, tiveram a oportunidade de colocar em pauta algum tema relevante para a comunidade em que vivem.

(Foto: Josué Gomes/ProEx/UFMG)