Cursos on-line para servidores do sistema prisional aceitam inscrições até o dia 21

Servidores do sistema prisional interessados em aprimorar sua formação poderão se inscrever, até as 17 horas do dia 21, para concorrer às vagas dos cursos do programa “Capacitação de Servidores do Sistema Prisional”, ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.

Gratuitas e inteiramente a distância, as formações incluem quatro opções de cursos: “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional”, “Políticas Públicas no Sistema Prisional” e “Formação de Tutores”. Para os três primeiros, serão abertas 1000 vagas e para o último, que se dedicará a capacitar tutores para as próximas ofertas dos cursos, 500.

Os interessados deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível na página do Caed, www.ead.ufmg.br, e enviar a documentação listada no item 3.7 do edital de seleção. O candidato deverá escolher um único curso. As vagas serão preenchidas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Aqueles que se inscreveram na última oferta das capacitações e não acessaram o ambiente virtual no qual os cursos estão hospedados não poderão se inscrever para esta edição.

Os concorrentes às vagas também deverão atentar para o endereço de email informado na inscrição: contas dos domínios “yahoo.com” e “yahoo.com.br” estão apresentando problemas técnicos e, por isso, devem ser evitadas.

A relação das inscrições deferidas será publicada no site do Caed, www.ead.ufmg.br, a partir do dia 25 de agosto.

Sistema prisional em debate

Os cursos têm carga horária de 60 horas e duração estimada de dois meses, com início previsto para o dia 4 de setembro.

Com o objetivo de proporcionar aos cursistas uma visão ampla e diversificada do funcionamento do sistema prisional brasileiro, as capacitações abordarão os seguintes temas:

Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis:  “Direitos Humanos e Diversidade: Fundamentos e Trajetória de uma conquista social”; “Revendo Conceitos de Universalidade, Igualdade e Equidade: uma nova agenda para as políticas públicas”; “Vulnerabilidade frente ao sistema penitenciário”; “Mecanismos de denúncia de violações a direitos e participação social”;

 – Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional: “A crise e o seu gerenciamento”; “Critérios de ação em uma crise”; “Refém, vítima e Síndrome de Estocolmo”; “Aspectos dos conflitos e da violência”; “Estudo de Caso”;

Políticas Públicas no Sistema Prisional: “Políticas Públicas no Sistema Prisional”; “Assistência e Gênero no Sistema Prisional”; “A educação no Sistema Prisional”; “Saúde e Qualidade de vida”. d) Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”;

Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”.

Informações: cassp.depen@gmail.com e (31) 3409-6160.