
Equipe da Universidade de Brasília (UnB) fez visita técnica ao Caed na quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, para conhecer a estrutura e a dinâmica do Centro.
O grupo foi formado pela professora Letícia Leite, diretora do Centro de Educação a Distância (Cead/UnB) e coordenadora geral dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB, e pelas servidoras Deise Mazzarella, assessora de Direção do Cead e Jéssica Farias, coordenadora do Núcleo de Produção de Materiais e Divulgação do Cead.
Elas compareceram à UFMG para conhecer a estrutura organizacional da EaD na Universidade, o ambiente virtual de aprendizagem ou os ambientes virtuais, a produção de material digital e as iniciativas para a formação de professores para atuação na educação a distância. A inserção de carga horária de atividades a distância nos cursos presenciais e as inovações nos processos de ensino-aprendizagem também despertaram o interesse das servidoras da instituição brasiliense.
“A qualidade da EaD na UFMG foi o fator motivador para nossa visita. Pudemos comprovar essa qualidade nas reuniões de trabalho e no domínio que a equipe do Caed demonstra na apresentação de ações desenvolvidas e resultados obtidos”, explicou Letícia, que, após a vinda à UFMG, já pensa em procedimentos que possam ser adotados pela UnB.
“Todo o período em que estivemos com a equipe da UFMG foi de grande aprendizado, mas destacamos a integração do AVA [ Ambiente Virtual de Aprendizagem ] com os sistemas institucionais como uma ação que gostaríamos de implementar também na UnB”, avaliou.
Intercâmbio de experiências
Na opinião do coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFMG, professor Eucidio Arruda, intercâmbios como esses representam uma oportunidade para a troca de experiências e para a colaboração entre instituições de ensino, contribuindo para o fortalecimento da educação a distância no país.
“O Caed se destaca por um processo contínuo de formação de seus profissionais e considera que todas as oportunidades de construir redes de colaboração entre as instituições públicas de ensino superior, para a oferta das melhores práticas em EaD, são fundamentais para o fortalecimento de suas iniciativas”, afirmou.
Durante o encontro, o Caed pôde apresentar suas iniciativas, inovadoras no âmbito da regulamentação da educação a distância, como a Resolução nº 13, de 2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFMG), que regulamenta a carga horária a distância nos cursos de graduação. Outro dispositivo, o art. 16 das Normas Gerais da Pós-Graduação, permite a oferta de atividades acadêmicas nas modalidades semipresenciais ou a distância, desde que respeitadas as especificidades da área de conhecimento, medida pioneira no ensino superior.