Reunião com bolsistas abre preparativos para Aproxime-se 2023

Começaram, na manhã desta terça-feira, 28, os preparativos para esta edição do Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG.

A diretora de EaD da UFMG, professora Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, e as assessoras pedagógicas Ana Carolina Almeida e Bruna Gonçalves se reuniram com a nova equipe de bolsistas para apresentar a proposta e ouvir sua expectativas acerca da iniciativa.

“Sempre pensamos a nossa programação em conjunto com os alunos e buscando colocá-los como os protagonistas desse processo”, explicou Ana Carolina. Neste ano, o Aproxime-se contará com um graduando em Jornalismo, duas estudantes do curso de Medicina, dois de Psicologia e uma de Terapia Ocupacional.

O programa, que completa 10 anos em 2023, com mais 3 mil pessoas contempladas em 17 municípios em todo o estado, promove atividades nos polos de apoio de cursos a distância como oficinas, minicursos, sessões de cinema comentado, palestras e oficinas, sempre gratuitas e com certificado de participação. Todas abordam questões relevantes para as comunidades parceiras, a partir de temas escolhidos por elas em pesquisa realizada pela equipe do Aproxime-se.

Formação diversificada

A atuação como bolsista do Aproxime-se proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver e executar atividades de acordo com suas aptidões e interesses, destinadas a públicos residentes em diferentes cidades e compartilhar as reflexões sobre a experiência em publicações em periódicos acadêmicos.

“Tudo o que você faz ao longo do seu curso, os projetos de que participa, vai diferenciando você, enriquecendo sua formação”, ressaltou a diretora do Caed.

Nas próximas semanas, os alunos vão se ambientar ao Moodle, plataforma utilizada para a comunicação entre a equipe, e farão o curso de Introdução à Educação a Distância, para conhecerem um pouco mais sobre a dinâmica da modalidade.

Em maio, eles terão seu primeiro compromisso oficial como bolsistas: a participação na 22ª Jornada de Extensão da UFMG, em maio.