Após 35 anos na UFMG e 18 no Caed, Graça Moreira, diretora adjunta de EaD, se aposenta

No dia 1º de novembro, a equipe do Caed se reuniu para comemorar a aposentadoria da diretora adjunta, Maria das Graças Moreira. À frente da vice-diretoria do Centro desde 2014, Graça Moreira, como prefere ser chamada, encerrou, em 29 de setembro, um período de 34 anos e 10 meses de trabalho na UFMG.

Expressando sua gratidão pelas experiências compartilhadas, a ex-servidora relembrou sua trajetória da Universidade, iniciada em 1988 como colaboradora da Fundação Mendes Pimentel (Fump) e, partir de 1991, após aprovação em concurso público em 1989, servidora lotada na Faculdade de Medicina até 2004 e, de 2005 em diante, no Caed.

“Foram muitos momentos alegres, outros nem tanto, mas todos eles contribuíram imensamente para que eu crescesse profissionalmente e, sobretudo, pessoalmente. Quero agradecer por cada segundo dispensado comigo, por cada sorriso, por cada bom dia e principalmente pelo conhecimento partilhado”, disse durante seu discurso, no qual agradeceu, em especial, à reitora e ao vice-reitor Sandra Goulart e Alessandro Moreira; ao diretor de EaD da Universidade entre 2014 e 2018, Wagner Corradi, responsável pelo convite para seu primeiro mandato como diretora adjunta, e à atual diretora da modalidade na UFMG, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho. Confira o discurso de despedida na íntegra.

Dividindo a gestão do Caed com Graça desde junho de 2022, Vilma destacou a importância da presença da diretora adjunta para a condução do Centro, citando seu conhecimento acerca de seu funcionamento e de processos de trabalhos e a participação na proposta de reestruturação da unidade como Diretoria, apresentada ao Reitorado em março deste ano. “Em todas as decisões tomadas pela direção do Caed, havia a ponderação exercida por ela, portanto foi uma gestão conjunta”, resumiu Vilma.

O relacionamento da ex-servidora com a equipe foi outro ponto mencionado pela diretora no momento em que se comemora a aposentadoria da colega de direção. “A Graça esteve presente no dia a dia de cada servidor que passou pelo Caed ou que permaneceu. As relações interpessoais sempre foram boas e pude notar sua preocupação com o bem-estar de todos. Marcar sua aposentadoria com uma cerimônia onde pudemos expressar o quanto ela foi importante para o Caed e para a UFMG era necessário. Desejamos vida longa e de muitas realizações à Graça e que ela seja feliz nesta nova fase em sua vida!”

Novos ciclos

A despedida da UFMG marca o enceramento de um ciclo e o início de outro na trajetória profissional de Graça, que se dedicará a outro segmento ao lado de sua família, empregando as habilidades desenvolvidas ao longo de quase 35 anos. Essas, no entanto, não foram o ganho mais importante de sua passagem pela Universidade, na sua avaliação.

“Saio daqui com mais preparo e competência, mas o mais importante de tudo foram as amizades que fiz, a família nova que descobri. Esta despedida não significa um adeus, apenas o ultrapassar de mais uma etapa que espero, não afaste nos completamente de nossas vidas”, projetou Graça.