Especialização em Educação em Ciências seleciona 14 professores formadores para atuação como orientadores de trabalho de conclusão de curso; inscrições vão de 1º a 17/12

A especialização em Educação em Ciências abre inscrições, de 1º a 17/12, para preenchimento de 14 vagas para professores formadores que atuarão como orientadores de trabalhos de conclusão de curso.

Os candidatos devem ser docentes da UFMG, em atividade ou aposentados, e, excepcionalmente, professores externos à instituição, com licenciatura em Física, Química ou Biologia, com experiência mínima de um ano no magistério superior e disponibilidade para exercer as atividades descritas no item 2 do edital de seleção.

O valor da bolsa, mensal, variará de acordo com a atuação no magistério superior, em nível profissional, e com a titulação, apresentadas pelos inscritos.

Para os classificados como Professor Formador I, cujo requisito é a experiência mínima de três anos na docência superior, o valor será de R$1.850,00. Já para os enquadrados como Professor Formador II, cuja exigência é o período mínimo de um ano como docente no magistério superior e titulação mínima em nível de mestrado nas áreas de Ensino em Ciências, Educação em Ciências ou Educação Tecnológica em Ciências, o valor será de R$ 1.550,00.

As inscrições devem ser feitas do dia 1º até as 17h do dia 17 de dezembro por formulário eletrônico disponível na página do Caed, ao devem ser anexados os documentos relacionados no item 6 do edital de seleção, compilados num único arquivo, em formato pdf, com até 25 MB de tamanho.

A avaliação dos inscritos será baseada nas análises de currículo, etapa eliminatória e classificatória, e da carta de intenções submetida durante a inscrição.

O resultado preliminar será publicado na página do Caed, no dia 22 de dezembro, e o final, após decurso de prazo para recursos, no dia 5 de fevereiro.

Capacitação para ensino de ciência

Gratuita, a especialização tem o objetivo de auxiliar professores da área de ciências da natureza a aprimorarem suas práticas ao proporcionar um espaço para investigação e trocas de experiências sobre metodologias de ensino.

As aulas serão ministradas majoritariamente on-line, com um encontro presencial ao mês nos polos da UAB nos municípios mineiros de Bom Despacho, Confins, Jaboticatubas e Nova Serrana.

A formação terá carga horária de 450 horas, distribuídas em quatro semestres.

Informações: cecimig@fae.ufmg.br.