Newsletter Ações Educativas – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Newsletter Ações Educativas

Newsletter Espaço Aberto a Educadores – nº 03 | Novembro 2023

10 de novembro de 2023

 

Olá, professor(a)! O Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a nova edição da newsletter voltada para educadores. Ela é enviada trimestralmente e divulga as ações e conteúdos virtuais produzidos pelo Espaço. Gostaríamos de convidá-la(o) a compartilhar com seus alunos e colegas! O objetivo desta Newsletter é apoiar o planejamento de atividades para alunos(as) de todas as idades. Venha saber mais!

 

Novembro Negro – Programação especial

 

Para celebrar o Novembro Negro, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta uma programação especial voltada para a valorização de memórias, identidades culturais e ancestralidades, com atividades acessiveis também na Lingua Brasileira de Sinais. Por meio da abordagem lúdica e de potentes encontros entre vozes repletas de diversidade, em novembro, o museu reafirma seu compromisso com a inclusão e participação social. A programação do Espaço do Conhecimento é guiada por temáticas alinhadas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com o objetivo de destacar as políticas de ações afirmativas e a garantia de direitos para que as pessoas negras possam ocupar espaços nos mais diversos âmbitos sociais.

 

Nos dias 12 e 19 de novembro, às 15h, realizaremos a atividade “Diversidade na Demasiado Humano”. Por meio de um percurso pela exposição de longa duração “Demasiado Humano”, apresentaremos cientistas que desenvolveram importantes contribuições para os temas expostos no museu, mas que, por fazerem parte de minorias sociais, foram “esquecidos” ou não recebem os devidos créditos de seus feitos tão importantes para a história e ciência do mundo. O público poderá conhecer histórias de pessoas do meio científico e que não cabem no estereótipo padrão de “cientista”: mulheres, pessoas negras, povos indígenas, LGBTQIA+, entre outros.

 


 

 

 

Educação na Praça
Com o objetivo de promover a troca de experiências e discussão sobre como educadores articulam referências negras e indígenas, bem como tratam as questões das relações étnico-raciais em seu cotidiano de sala de aula,  o Educação na Praça deste mês recebe o tema “Não quero mais estudar na sua escola que não conta a minha história”. Por meio do encontro, que acontece no dia 25/11, às 14h, pretende-se esmiuçar o papel da escola na reprodução do racismo, formas de agência contra esta violência e alternativas de combate ao epistemicídio. Para se inscrever e obter mais informações, acesse: https://forms.gle/LpkG3YgphjEvjCtv7.

 


 

 

 

Reflexões Urbanas, por Lidia Viber
Como parte da programação do Novembro Negro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a exibição “Reflexões Urbanas, por Lidia Viber”. Entre os dias 01 e 30/11, a partir das 18h, o museu convida os transeuntes da Praça da Liberdade a admirar e refletir sobre as reverberações da vida urbana. As projeções incluem uma seleção diversificada de obras da artista, variando de murais e graffitis que exploram a dinâmica das urbanidades, até telas que revelam um universo mais íntimo por meio de técnicas mistas.

 


 

Acessibilidade em foco

 

Em mais uma edição da nossa “Contação de Histórias em Libras”, a intérprete Dinalva Andrade convida você a conhecer uma elefanta super especial na Língua Brasileira de Sinais! Venha conhecer e se aventurar com Nanana-Bosele e a Elefanta de Uma Presa Só, clicando aqui.

  


 

Astronomia e os Objetos de Céu Profundo

 

O novo Calendário Astronômico do Espaço já está no ar! O projeto apresenta, mês a mês, informações sobre treze Objetos de Céu Profundo, como nome, classificação, distância, constelação em que se localiza, código de catalogação, curiosidades e melhores meses de visibilidade. Via Láctea, Grande Nuvem de Magalhães, Nebulosa de Órion, Galáxia de Andrômeda e Plêiades são alguns dos objetos apresentados pelo projeto. Nesta primeira etapa do lançamento, o acesso virtual do calendário já pode ser feito, preferencialmente pelo celular, mas também por outros dispositivos. Para acessar o calendário basta clicar aqui.

            


 

Blog do Espaço!

 

Para além das atividades presenciais do Espaço, a equipe do Núcleo de Ações Educativas também produz textos de temáticas transversais que dialogam com a exposição “Demasiado Humano” e com exposições de curta duração que já passaram pelo museu. Abaixo seguem algumas indicações de conteúdos relacionados aos temas do Novembro Negro:

– Vozes da quebrada: a favela como patrimônio cultural;
– Kimbo- Angola (As Aventuras de Ngunga);
– A Primeira Mulher Negra Que Dançou No Espaço;
– Kimbo – Moçambique (UALALAPI);
– Jogos e Brincadeiras Africanas;
– A Relação do Povo Egípcio com o Céu; Ciência e Cultura;
– LEI De Cotas – Passos Em Função Da Igualdade;
– Tecnologia Ancestral Africana: Símbolos Adinkra;
– Consciência Negra.

 


 

Através do e-mail espacoabertoaeducadores@gmail.com você pode enviar sugestões, dúvidas, comentários, propostas de parcerias. Caso queira contribuir com um relato sobre a sua experiência com os conteúdos desta newsletter, escreva pra gente! Criamos, também, um grupo de transmissão no Whatsapp, a partir do qual divulgamos nossas produções de forma mais dinâmica e imediata. Para fazer parte do grupo, basta clicar aqui.  Confira também a programação completa do Espaço do Conhecimento UFMG em: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/programacao/.

 

Saiba mais:

  1. Newsletter Espaço Aberto a Educadores – nº 02 | Julho 2023
  2. Newsletter Espaço Aberto a Educadores – nº 01 | Abril 2023
  3. Newsletter Espaço Aberto a Educadores – nº 03 | Dezembro 2022
  4. Newsletter Espaço Aberto a Educadores – nº 02 | Setembro 2022