Oficina esclarece dúvidas sobre a Formação em Extensão Universitária

Participantes conheceram a relevância da FEU para a formação discente e o cumprimento da função social da Universidade

Oficina 5 compartilhou experiências da comunidade com relação à Formação em Extensão Universitária | Foto: Eduardo Maia/PROEX

A quinta e última oficina do 2º semestre de 2023 do curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática foi realizada nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, na Estação Ecológica da UFMG, com o tema Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?

A temática tem sido alvo de dúvidas frequentes da comunidade universitária, principalmente devido à resolução da Universidade que estabeleceu as novas diretrizes para a integralização da extensão nas atividades acadêmicas curriculares.

Segundo a normativa, pelo menos 10% da carga horária total de cada curso de graduação deve ser integralizado por meio de atividades de extensão. Atualmente, os cursos estão em processo de readequação dos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).

Para além da obrigatoriedade

A oficina teve a participação de coordenadores de extensão, membros dos Colegiados de Extensão (Cenex), docentes e técnicos em geral, muitos deles se familiarizando com os conceitos, procedimentos e normas.

No encontro, integrantes da comissão que auxilia a implementação da FEU, composta por docentes e técnico-administrativos das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), esclareceram que a “curricularização” da extensão foi denominada, na UFMG, de Formação em Extensão Universitária (FEU), e que ela vai além do simples cumprimento de uma regulamentação.

“A FEU visa materializar a integração da atividade de extensão à atividade acadêmica curricular. Isso significa que ela vai além da obrigatoriedade, porque nos faz refletir como instituição sobre o tipo de estudante estamos formando profissionalmente, o contexto em que a Universidade está inserida e como podemos agir nesse contexto para atender às necessidades da sociedade”, destacou a professora da Escola de Engenharia da UFMG e integrante da comissão da FEU, Ana Liddy Magalhães.

Os participantes discutiram questões-chave para a implementação da FEU, tais como: Por que ter a FEU no curso?, qual sua razão de ser?, qual a razão de ser do curso (e de seu egresso) para a sociedade? e qual relação se busca estabelecer entre o conhecimento produzido pela área e as demandas sociais?.

O material de referência está disponibilizado na Plataforma Moodle. Todos receberão certificado de participação.

Outras informações sobre a FEU podem ser encontradas nesta página.

Encerramento

A oficina 5 encerrou as atividades em 2023 do curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática. A formação retornará com nova oferta no 1º semestre de 2024. Nesse ínterim, a Proex pretende enviar formulário de avaliação aos participantes a fim de coletar sugestões para a próxima edição.

No 2º semestre de 2023, foram oferecidas cinco oficinas: O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação científica?; Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da PROEX?; Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de Extensão?; Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?; e, a última, Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?.

O curso é uma iniciativa conjunta da Proex e da Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail dage@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.