Seminário II do convênio entre UFMG e Fhemig será na sexta, 24

“Manejo do usuário de álcool e outras drogas na alta complexidade do sistema de saúde” é o tema do segundo Seminário promovido pela UFMG em parceria com a FHEMIG. O evento, on-line, acontecerá na sexta, 24 de junho, de 9h30 às 11h30. Será gratuito e aberto a todos os interessados, com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac) e tradução em Libras.

O seminário contará com a participação do professor Helian Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Medicina da UFMG e com outros três profissionais da saúde da  da Fhemig:  o médico psiquiatra Raul Marcos dos Santos Amaral, que  atua em Belo Horizonte, no Instituto Raul Soares, e outros dois servidores de Barbacena, Marcelo José da Costa, enfermeiro, e Lorena Bórgia Moreira Maia, psicóloga, ambos da Unidade de Internação Psiquiátrica.

No primeiro seminário, disponível no canal do YouTube da Cac, mais de noventa  pessoas se inscreveram via UFMG para assistirem a discussão sobre o tema “Álcool e drogas: uma abordagem de redução de danos”.  Ainda estão previstos dois seminários para o  segundo semestre de 2022, nos dias 23 de setembro e 4 de novembro, que tratarão da temática da Saúde do Trabalhador, e que também serão realizados com a participação de profissionais das duas instituições

Os eventos fazem parte da parceria UFMG/Fhemig formalizada por um convênio de cooperação mútua. A Fhemig contribui para a formação dos estudantes da UFMG, oportunizando que os estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição realizem estágios curriculares obrigatórios nos hospitais da instituição e a Universidade colabora organizando seminários para capacitação dos servidores da Fundação, difundindo, assim, o conhecimento produzido na Universidade

O pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, reitera a relevância do convênio entre a Universidade e a Fhemig. Os campos de estágio ofertados pela Fhemig abrangem pronto atendimento e internação pediátrica, análises clínicas laboratoriais e farmácia hospitalar, unidades de emergência e unidades produtoras de refeições, entre outros ambientes hospitalares. “Nossa expectativa é fortalecer essa parceria, por meio da abertura de mais vagas de estágio na rede Fhemig para nossos estudantes de graduação e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria dos serviços oferecidos por meio do compartilhamento do conhecimento aqui produzido”, pontua.

Para ter acesso ao evento, não serão necessárias inscrições prévias. Os participantes que quiserem receber o certificado, deverão preencher um formulário de inscrição que será disponibilizado durante o evento e o documento será enviado por e-mail. Para os servidores da Fhemig que não puderem acessar o evento no dia, o seminário será disponibilizado posteriormente na plataforma EaD da fundação, onde o certificado poderá ser emitido após visualização completa.

Foto: Raphaella Dias/UFMG