Prograd seleciona bolsista para atuar no setor de comunicação e eventos
Vaga pode ser disputada por estudantes de seis cursos de graduação
Prédio da Reitoria, no campus Pampulha, sede das pró-reitorias, entre elas, a Prograd – Foto: Foca Lisboa | UFMG
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG, por meio do edital 8/2025, vai selecionar candidatos para estágio não obrigatório no setor de comunicação e eventos, via contratação pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). A seleção, que visa ao preenchimento de uma vaga para bolsista e à formação de cadastro de reserva, está com inscrições abertas até 16 de fevereiro.
Podem participar estudantes do terceiro ao último período dos cursos de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo, letras, cinema de animação e artes digitais e artes visuais, desde que estejam regularmente matriculados na UFMG. O candidato deve ter disponibilidade para estagiar quatro horas por dia presencialmente na sede da Prograd, localizada na sala 6013 do prédio da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, ao qual devem ser informadas as condições para concorrência das vagas. O candidato deve utilizar o acesso Microsoft Office 365 e Teams para comunidade da UFMG – o tutorial está disponível na página da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Os modelos de ficha de inscrição, de autodeclaração étnico-racial e de autodeclaração de pessoa com deficiência estão disponíveis, respectivamente, nos anexos III, IV e V do edital.
Todas as comunicações aos participantes serão feitas pelo e-mail pessoal@prograd.ufmg.br.
Seleção
A seleção consta de duas etapas. A primeira delas será uma prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, composta de três redações curtas relacionadas à Mostra Sua UFMG. As instruções estarão disponíveis no formulário no Teams, a partir das 12h do dia 19 de fevereiro. Os candidatos terão até as 12h do dia seguinte (20) para enviar as redações.
Na segunda etapa, os classificados serão submetidos à entrevista, durante qual serão avaliadas as motivações para participar do estágio e a comunicação verbal do candidato. O processo seletivo será integralmente realizado de forma remota.
A classificação será feita pela soma das notas obtidas, ambas em até 100 pontos. O resultado final, após interposição de recursos, está previsto para 7 de março e será divulgado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMG e enviados para o e-mail dos candidatos.
Bolsa
O estagiário receberá bolsa no valor de R$ 787,98 para cumprir carga horária de 20 horas semanais pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado uma vez até o limite de 24 meses. Ele também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia efetivamente estagiado.
Entre suas atribuições, o estagiário deve prestar apoio às atividades de planejamento e organização de eventos e trabalhar na atualização e manutenção de sites, redes sociais, artes gráficas e fotografia. Ele também deverá dar suporte à elaboração de relatórios, gráficos e planilhas, participar de reuniões e atuar no atendimento ao público via e-mail e telefone.