Aprovada versão preliminar do documento que vai orientar a elaboração das provas do Seriado UFMG

Universidade ainda vai incorporar sugestões dos professores da Educação Básica; foram definidas as obras de literatura e artes para as provas da Etapa 1, marcadas para 14 de dezembro

Emicida: canção ‘Principia’, do álbum ‘AmarElo’, é uma das obras que serão abordadas nas provas
Foto: Julia Rodrigues | divulgação

A Câmara de Graduação aprovou, em 8 de maio, a versão preliminar do Documento Norteador do Seriado UFMG – assim a Universidade se refere a seu novo processo seletivo –, que contém as diretrizes para a elaboração das provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027, que serão realizadas em 14 de dezembro. Esse documento foi concebido pela Comissão Estrutura das Avaliações do processo seletivo.

O Seriado UFMG será uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação da Universidade e vai coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e também com o processo seletivo Habilidades, aplicado para os cursos das áreas de artes e música.

O romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934), a canção Principia (álbum AmarElo), do rapper Emicida, e o conjunto de autorretratos Pão e circo, do artista Paulo Nazareth, são as obras escolhidas para a Etapa 1 do processo que está sendo implementado pela UFMG.

Três etapas
No Seriado UFMG, os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma delas relativa a cada ano do Ensino Médio (EM). Podem participar alunos de qualquer ano do EM, pois a primeira etapa tem como referência o primeiro ano, mas os estudantes têm flexibilidade para iniciar um ciclo avaliativo independentemente do ano que estejam cursando. O processo é aberto também a egressos do EM e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente do tempo passado desde a conclusão do curso. Os primeiros alunos de graduação da UFMG selecionados pelo Seriado UFMG ingressarão na Universidade em 2028.

O documento que vai orientar a elaboração das provas é destinado às escolas e  aos professores da educação básica e à equipe de docentes da UFMG que será encarregada dessa elaboração. A versão preliminar do documento será apresentada aos professores da Educação Básica (EB) durante a Mostra Sua UFMG, no dia 24 de maio. Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, cerca de 600 professores já estão inscritos na Mostra. “A ideia é formar grupos para três apresentações ao longo do dia, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Como um dos objetivos do Seriado UFMG é estreitar o relacionamento entre a Universidade e as escolas da Educação Básica, é fundamental ouvirmos as sugestões dos professores, aqueles que estão, como se diz, no chão da escola, para que possam ser feitos aprimoramentos nas diretrizes para elaboração das provas e o processo seja construído de forma coletiva e dialógica com a comunidade”, ele diz.

“Com a escolha das obras que serão utilizadas nas avaliações da primeira etapa do Seriado UFMG e a conclusão da versão preliminar do documento norteador, cumprimos mais uma parte da construção do nosso processo seletivo de avaliação seriada”, acrescenta a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “Trata-se de um trabalho feito a muitas mãos, de gestores e de professores que representam as diversas unidades acadêmicas e a Unidade Especial de Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG. O próximo passo é ouvir os professores da educação básica, em especial os das escolas públicas, que, com suas sugestões, vão contribuir para a concepção de uma solução democrática e inclusiva, que vai aumentar as chances de estudantes historicamente afastados da universidade pública.”

30% das vagas
O processo seletivo de avaliação seriada é uma modalidade própria e adicional de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, criada com o objetivo de oferecer mais uma possibilidade de ingresso. A participação em um processo seletivo não impedirá que o estudante participe também do outro processo, ou seja, um estudante poderá tentar seu ingresso tanto pelo Seriado UFMG quanto pelo processo seletivo Enem/Sisu. Assim como ocorre com o Enem/Sisu, o sistema de cotas para ingresso de pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência também se aplica ao Seriado UFMG.

O conteúdo programático da avaliação seriada será orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Neste ano, haverá, pela lógica, apenas a avaliação referente ao primeiro ano do Ensino Médio, pois 2025 é o ano de inauguração do processo. Em 2026, haverá novamente a avaliação do primeiro ano e a avaliação do segundo; em 2027, por fim, haverá a avaliação dos três anos, completando o primeiro ciclo de implantação da novidade.

Debatido ao longo dos últimos dois anos, o processo foi definitivamente formalizado em janeiro deste ano por meio da Resolução 01/2025, de 30 de janeiro, do Conselho Universitário. Essa regulamentação estabelece que, a partir de 2028, 30% das vagas de cada curso de graduação da UFMG serão preenchidas via avaliação seriada.

O Seriado UFMG focaliza a formação geral básica do Ensino Médio e se organiza nas quatro áreas de conhecimentos e seus respectivos componentes curriculares: Linguagens e suas tecnologias – língua portuguesa e suas literaturas, língua estrangeira – inglês ou espanhol, segundo a escolha do candidato –, artes (artes visuais, música, teatro e dança) e educação física; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias – biologia, física e química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – filosofia, geografia, história e sociologia.

Artes: diversidade e acessibilidade
Um dos princípios centrais do Seriado UFMG é o de que a literatura e as artes têm papel crucial na construção de um conhecimento comprometido com uma visão crítica e criativa da sociedade. Mas o acesso ao conhecimento artístico e literário, ainda que previsto no currículo escolar, constitui, como informa o Documento Norteador, “um desafio relacionado às condições materiais e culturais requeridas para sua plena apropriação”. Por isso, os critérios propostos para indicação de obras de literatura e artes buscam resguardar a diversidade de representação e autorias e a acessibilidade plena dos candidatos. A preferência é por obras em domínio público, acessíveis para pessoas com deficiência, com diversidade tanto nas autorias quanto nos conteúdos em relação à gênero, identidade étnico-racial, pertencimento regional, entre outros aspectos.

Professora da Faculdade de Letras e integrante da Comissão Estrutura das Avaliações na área de Linguagens, Fernanda Rosa da Silva destaca que, embora, em geral, seja vista no ambiente escolar apenas como forma de entretenimento, a arte constitui um campo de conhecimento extremamente importante para a formação humana. “Em sua essência, a arte abre espaço para outras leituras e visões de mundo, saindo do estritamente objetivo e levando para atravessamentos do universo subjetivo, criativo, da imaginação, da emoção e da expressão”, afirma.

Fernanda Rosa destaca que a UFMG inova em seu processo seriado ao contemplar, além das obras literárias, qualquer outro tipo de manifestação artística, como a dança, a pintura e o cinema, entre outras. Segundo ela, essa iniciativa também é uma forma de valorizar e dar maior visibilidade ao componente no ensino médio. “Nessa primeira etapa, teremos uma obra literária, uma fotográfica e uma musical. O objetivo das escolhas foi uma aproximação com o universo dos jovens. A expectativa é que os estudantes compreendam que todas as formas de arte, inclusive as contemporâneas e próximas da sua realidade, são essenciais para sua formação.” Outras informações sobre as obras escolhidas para a Etapa 1 estão disponíveis neste documento.

Experiência múltipla

A construção do Documento Norteador, uma das etapas para a estruturação do Seriado UFMG – que contém as características gerais do processo seletivo, como competências, habilidades e objetos de conhecimento a ser avaliados –, está a cargo da Comissão Estrutura das Avaliações. A comissão é composta de professores de diferentes unidades da UFMG, distribuídos nas subcomissões de Integração, Linguagens, Conjunta de Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Todas elas incluem professores do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico (Coltec), escolas que integram a Ebap.

Para a professora de Química no Coltec Lílian Borges Brasileiro, que participa da subcomissão dedicada à Matemática e às Ciências da Natureza, a importância desses professores na comissão está relacionada à sua grande experiência de ensino na Educação Básica, como longa atuação nesse segmento, tanto na UFMG como em outras escolas, públicas e particulares. “Além de indicar conteúdos que devem ser avaliados, esses docentes têm colaborado nas discussões sobre experiências e processos de ensino-aprendizagem de adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, ela explica, acrescentando que eles têm atuação também na formação inicial e continuada de professores e nas pesquisas em ensino na EB. Lílian Brasileiro representa a Ebap na Câmara de Graduação.

Promoção da equidade

Tendo em vista os desafios enfrentados pelas escolas públicas, como infraestrutura precária e falta de materiais pedagógicos adequados, o processo seriado de seleção para os cursos de graduação pode ser um mecanismo eficiente para promover o acesso de grupos historicamente distantes da universidade pública, na visão da professora da Faculdade de Educação (FaE) Maria Amália de Almeida Cunha, integrante da Subcomissão Integração.

“A proposta do Documento Norteador do Seriado UFMG de dialogar com a BNCC e o CRMG é importante precisamente nessa direção, a de pensar de maneira mais sistemática ações que mitiguem a desigualdade e ajudem a gerar melhores oportunidades educacionais”, afirma Maria Amália Cunha.

A professora lembra que a avaliação do processo seriado é distribuída ao longo de três anos, o que diminui a pressão criada por um único exame, beneficiando estudantes de escolas públicas ou com menos acesso a cursinhos preparatórios. Ainda de acordo com Maria Amália, com o alinhamento à BNCC e ao CRMG, os exames vão refletir o que é (ou deveria ser) ensinado em sala de aula, reduzindo as disparidades da oferta de conteúdos por rede.

“Outro fator de redução de desigualdades é o fato de a BNCC priorizar o desenvolvimento de habilidades críticas, como análise e resolução de problemas, em vez da memorização. O ingresso por meio do processo seriado tem potencial de estimular um aprendizado mais profundo, que exige menos aulas ou cursos de reforço, explica a professora da FaE. “Além disso, a integração com o currículo estadual propicia considerar particularidades regionais, tornando o exame mais justo para estudantes de diferentes realidades.”

Maria Amália Cunha pontua que a proposta do Seriado UFMG parte do primado de que o currículo – objetivos, conteúdos e finalidades educacionais – deve ser o elemento central que orienta a avaliação, e não o inverso. “Entendemos que a avaliação é uma ferramenta de aprimoramento e não um fim em si mesma. É um instrumento de acompanhamento e melhoria contínua do processo educativo. O foco está em garantir que a avaliação sirva ao currículo reforçando seu papel formativo e contribuindo para que ele se alinhe às necessidades reais de aprendizagem dos estudantes, que se dá de forma processual e de maneira vitalícia”, conclui.

“Para contemplar a BNCC e o CRMG na indicação dos conteúdos abordados no Seriado UFMG, a Comissão de Estruturação da Avaliação fez um trabalho minucioso, recorrendo a planos de cursos da Secretaria de Educação de Minas Gerais e interações que possibilitassem focar nos conteúdos essenciais tratados no primeiro ano do ensino médio”, revela a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Flores, que também é professora da FaE.

Conheça a versão preliminar do Documento Norteador da Etapa 1 do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG. Nos dias seguintes à Mostra Sua UFMG, serão feitos aprimoramentos no documento, e sua versão final será divulgada.

(Itamar Rigueira Jr. – Cedecom/UFMG)