Seminário de abertura de programas de formação de professores será no dia 16 de novembro

Programas promovem articulação entre escola básica e universidade

Crianças durante atividade no Centro Pedagógico. Foto: Facebook do Centro Pedagógico

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP) serão abertos na quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 14h, no auditório nobre do CAD 1, campus Pampulha. É a terceira edição do evento. Os dois programas, vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visam induzir o aperfeiçoamento da formação nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão dos futuros professores em escolas públicas de educação básica. Foram abertas 285 vagas para licenciandos bolsistas e 48 para docentes da educação básica bolsistas, além de vagas para voluntários.

Durante o evento, o professor José Rubens Lima Jardilino, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vai ministrar a Conferência “Universidade e Educação Básica: a política pública e os desafios à formação inicial de professoras(es).” E, em um segundo momento, os coordenadores institucionais dos programas, Vanessa Regina Miranda (PIBID) e Admir Soares Júnior (RP), irão falar sobre “Os desafios e perspectivas do Pibid e Residência Pedagógica”.

O seminário será aberto pela reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, pelo pró-reitor de graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, pela pró-reitora adjunta de extensão, Janice Henriques da Silva Amaral, pela presidente da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), Álida Alves Leal e representantes das secretarias estadual e municipal de Educação. É direcionado às equipes das escolas parceiras dos Programas, docentes e estudantes (bolsistas e voluntários) e demais estudantes de Licenciatura, coordenadores de colegiados dos cursos de Licenciatura da UFMG e outras pessoas interessadas na temática.

“Os Programas são divisores de águas no percurso de muitos participantes, especialmente de futuras/os docentes em formação. Por meio do PIBID e do RP, são feitos importantes exercícios de compreensão da escola pública como um espaço sociocultural diverso e plural, a ser defendido por todas/os nós”, explica Álida Alves Leal.

Formação

De acordo com documentos que orientam a atuação da UFMG nessa área, dentre os quais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a formação de professores para a educação básica busca realizar a preparação destes profissionais para atuar pela transformação da realidade educacional brasileira.

“A formação dos futuros docentes vem se tornando uma necessidade tanto em relação aos conteúdos específicos de cada campo do conhecimento como nos conteúdos pedagógicos e, para isso, é importante estar em constante diálogo com as redes de ensino por meio das práticas de ensino, dos estágios, da extensão e da pesquisa”, explica Bruno Teixeira.

Por intermédio dos dois programas, o PIBID, desenvolvido pela UFMG há mais de 10 anos, e o Residência Pedagógica, realizado desde 2018, a instituição busca estreitar a sua articulação com as redes de ensino. Conforme a professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de graduação, “os programas são realizados por meio de um profícuo trânsito entre escola básica e universidade, nos quais teoria e prática se relacionam na formação inicial e continuada de professores”.