Na próxima quarta, 13 de agosto, às 14 horas, acontecerá o seminário “Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem”. O evento, on-line, é parte do Integração Docente, previsto no Calendário Escolar da UFMG. A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac).
“A incorporação da inteligência artificial e outras tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem convida a universidade a refletir criticamente sobre suas práticas pedagógicas. Cabe a nós, docentes, pensar coletivamente como essas tecnologias podem ser integradas de forma ética, responsável e formativa, preservando o compromisso com a autonomia intelectual, o pensamento crítico e a formação cidadã”, afirma Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
Os convidados são Ricardo Fabrino Mendonça, doutor em Comunicação Social pela UFMG e professor associado do Departamento de Ciência Política da FAFICH, além de presidente da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG. A outra palestrante é Rafaela Esteves Godinho Leal, doutora em Educação pela UFMG e pedagoga da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd).
“A escolha do tema reflete a urgência e necessidade de compreendermos as repercussões éticas, políticas e especialmente pedagógicas da inteligência artificial na universidade. O seminário é um convite à escuta e ao diálogo entre diferentes saberes, para que possamos construir coletivamente caminhos críticos e responsáveis diante das transformações em curso”, explica Bréscia Nonato, diretora do Giz.
É necessária inscrição prévia, no site do Giz, para obter o certificado.
Mais informações sobre as ações do Giz e o evento podem ser obtidas no site da Diretoria, pelo telefone (31) 3409-6451 ou pelo e-mail giz@prograd.ufmg.br
Integração
O Integração Docente é um espaço/tempo marcado para o ensino, que tem o objetivo de demarcar uma força coletiva e simbólica de valorização dos sujeitos e práticas que se fazem presentes todos os dias nas relações de ensino-aprendizagem da universidade e desenvolvem conhecimentos socialmente relevantes.
Os seminários acontecem duas vezes por ano, no início de cada período letivo, e são promovidos pelo Giz.
Foto: Lucas Braga/UFMG