Matrícula em Formações Transversais já está aberta

Nos dias 12 e 13 de maio, durante a 3ª fase da matrícula, os estudantes de graduação poderão se matricular, pelo Siga, nas disciplinas das nove Formações Transversais (FTs) oferecidas pela UFMG. Para as disciplinas do núcleo avançado e para os estudantes de pós graduação,  a matrícula será até o dia 17 de maio. As orientações podem ser acessadas no informativo. No caso de matrícula isolada, o prazo será até 20 de maio, como consta nessas instruções.

Os interessados em cursar as disciplinas podem consultar o Catálogo, para conhecer a estrutura curricular das Formações Transversais, as ementas e a forma de integralização para a obtenção do Certificado para os estudantes de Graduação. A relação das atividades acadêmicas curriculares que serão ofertadas no 1° semestre de 2021, com dados como número de vagas, carga horária e horários das disciplinas, também já está disponível.

Mais informações podem ser obtidas nesse link e na Secretaria da Formações Tranversais, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), pelo telefone (31) 3409-6590 e e-mail: transversal@prograd.ufmg.br.

Formações

Atualmente, são oferecidas as seguintes Formações Transversais: Saberes Tradicionais; Divulgação Científica; Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira; Culturas em Movimento e Processos Criativos; Direitos Humanos; Empreendedorismo e Inovação ; Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI; Acessibilidade e Inclusão; Estudos Internacionais (Minor in International Studies).

As Formações Transversais são estruturas formativas de formação complementar cujas atividades acadêmicas curriculares constituintes são articuladas por meio de temáticas de interesse geral, visando a incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação a grandes questões do País e da humanidade. O sistema de Formações Transversais constitui um espaço comum de formação para os estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.