Matrícula nas disciplinas das Formações Transversais começa amanhã, 28 de fevereiro

Os estudantes de graduação interessados em cursar as atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal deverão fazer a solicitação durante a terceira fase da matrícula, nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Matrícula (SIGA). Já para requerer matrículas nas atividades que são, originalmente, de pós-graduação, o estudante deverá preencher, assinar e enviar o formulário e encaminhar, via e-mail institucional do estudante (@ufmg) para a Secretaria das Formações Transversais (transversal@prograd.ufmg.br) até o dia 6 de março. As orientações podem ser encontradas nesse informativo.

Atualmente, a UFMG oferece nove Formações Transversais compostas por um conjunto de Atividades Acadêmicas Curriculares (em disciplinas e em outros formatos), que formam uma estrutura curricular sobre uma temática específica. Os estudantes de graduação podem iniciar seus estudos nas atividades das Formações Transversais a qualquer momento do curso, respeitados os prazos de conclusão da graduação previstos nas Normas Gerais da Graduação. As atividades cursadas ficam registradas no histórico escolar dos discentes e, ao atingirem a carga-horária de 300 horas cursadas em uma Formação Transversal, poderão requisitar um certificado, concedido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A matrícula nas atividades também está disponível para os estudantes de pós-graduação e pode ser requerida, até 6 de março, por meio do envio do formulário para a Secretaria das Formações Transversais, de acordo com as orientações que constam nesse informativo. Para o público externo, que queira cursar as disciplinas como isoladas, o prazo de requerimento também é 6 de março e as informações podem ser encontradas nesse documento.

O catálogo das Formações Transversais e as atividades que serão ofertadas nesse primeiro semestre poderão ser acessadas no site da Prograd. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6590 e pelo e-mail: transversal@prograd.ufmg.br

Foto: Gabriela Albuquerque/UFMG