Prograd divulga edital de bolsas para mobilidade acadêmica nacional e intercampi

Após período de suspensão devido à Pandemia da COVID-19, o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi está de volta com inscrições abertas desde o dia 03 de abril (siga o passo a passo para a inscrição). Assim como em outras edições, o estudante poderá concorrer a apoio financeiro para viabilizar seu plano de mobilidade.

As inscrições para os estudantes de graduação que desejarem pleitear bolsas para os programas ocorrerão no período  de 5 de junho até às 17h do dia 12 de junho.   O interessado deverá preencher o formulário on-line e anexar a documentação exigida (item 4 do Edital).

Podem se candidatar estudantes que sejam alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UFMG; que tenham sido aprovados em todas as atividades curriculares do 1º e 2º períodos curriculares do curso de vínculo; tenham no máximo duas reprovações acumuladas nos períodos letivos 2022/1 e 2022/2 e não tenham realizado trancamento total de matrícula nos períodos letivos 2022/1 e 2022/2.

Para concorrer à bolsa de  Mobilidade Acadêmica Nacional, também é necessário ter feito a inscrição para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes) para o 2º semestre de 2023, via SEI-UFMG, no período de 03/04/2023 a 31/05/2023. E, além disso, ter apresentado requerimento contendo Plano de Estudos definido em conjunto com a coordenação do curso de origem do estudante, indicando as atividades acadêmicas curriculares a serem desenvolvidas na Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) receptora e explicitando claramente como tais atividades serão aproveitadas para integralização curricular na UFMG.

Já para a Mobilidade Intercampi, o requisito adicional é ter um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação para, no período 2023/2 e, ao longo de todo o semestre, realizar atividades acadêmicas curriculares ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para estudantes do campus de Montes Claros, ou ofertadas no campus de Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte. Nele, deve estar claro como tais atividades serão aproveitadas para integralização curricular na UFMG.

Segundo a Profa. Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade Nacional, Estágios e Bolsas da Prograd, “o retorno da Mobilidade estava sendo aguardado por muitos alunos e é de extrema importância para a formação discente. Acreditamos que seja uma experiência enriquecedora, não apenas do ponto de vista curricular,  mas principalmente para a ampliação do conhecimento  e vivência  do nosso aluno nas diversas culturas que compõem o nosso país, o que pode diferenciar e qualificar sua formação”.

A professora chama a atenção para o fato de que é necessário ter preenchido o requerimento de Mobilidade Acadêmica, que já está com inscrições abertas com link no site da Prograd, para então se candidatar ao apoio financeiro, cuja inscrição inicia-se no dia 05 de junho. “Não é necessário ter o aceite da instituição de destino, mas ter preenchido e enviado o requerimento para a Mobilidade é fundamental”, diz ela.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 50% das bolsas serão reservadas para esse fim e destinadas  aos estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de reserva de vagas ou estudantes  com classificação econômica  nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

As bolsas terão duração de um semestre letivo e o valor total a que o estudante receberá corresponde à soma do Auxílio Manutenção e do Auxílio Deslocamento (item 9 do Edital).

Informações sobre os programas de mobilidade geridos pela Prograd estão disponibilizadas nesse link e dúvidas sobre o edital podem ser solucionadas pelos telefones (31) 3409-4438/4565 ou pelo e-mail estagio@prograd.ufmg.br .