Revista  Docência do Ensino Superior agora é A4 no Qualis CAPES

Produzida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Giz/Prograd), a Revista Docência do Ensino Superior, se iniciou como uma forma de incentivar docentes a compartilhar práticas pedagógicas exitosas no âmbito da UFMG. Desde então, a publicação tem se consolidado como um importante espaço de divulgação do conhecimento científico sobre a docência na educação superior. E, recentemente, no período referente ao quadriênio 2017-2020, ela teve reconhecimento nacional recebendo a classificação A4 no Qualis Periódicos da CAPES.

O Qualis Periódicos é um sistema brasileiro de classificação de periódicos para avaliação de programas de pós-graduação, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nova metodologia do sistema classifica os periódicos em A, B ou C.  As áreas A e B, por sua vez, são divididas em quatro níveis: A1, A2, A3, A4 e B1, B2, B3 e B4.  Nos estratos “A”, em que a Revista está classificada, figuram os principais periódicos acadêmicos científicos, cujas publicações exercem impacto relevante em seus respectivos campos.

“A progressiva melhoria nos indicadores da Revista é fruto de um trabalho sistemático na gestão desse periódico e mostra a relevância da produção e publicização dos estudos sobre as práticas pedagógicas como elemento indissociável da formação contínua dos docentes da Educação Superior”, explica Maria Flores, pró-reitora adjunta de Graduação.

Segundo Bréscia Nonato, diretora do Giz, “a Revista é um projeto gestado desde 2011 e essa classificação é motivo de comemoração no âmbito do Giz/Prograd. A especificidade do objeto do periódico o torna singular no contexto brasileiro e atrai produções de todas as áreas do conhecimento”.

Desde sua criação em 2008, o Giz tem realizado, de forma inovadora, colaborativa e contextualizada, uma série de ações objetivando o desenvolvimento de uma rede de práticas educativas e a valorização da docência no ensino superior, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. “O reconhecimento da Revista por meio da nova classificação no sistema Qualis Periódicos é fruto desse intenso trabalho e, junto com outras mudanças recentes, como a implantação do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências), a organização interinstitucional do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, e a aprovação de Diretrizes para Projetos de Ensino-Aprendizagem nos cursos de Graduação, constituem um robusto arcabouço para articular ensino, pesquisa a extensão na Universidade ”.

Multidisciplinaridade

A publicação foi criada dois anos depois da criação da diretoria que, no contexto do Reuni, ficou incumbida de ser um espaço pedagógico, de formação de professores e pós-graduandos que exerciam docência nos cursos da Universidade. Naquela época, assim como hoje, eram poucas as oportunidades que os professores e demais profissionais da educação tinham de compartilhar relatos de experiências e produção científica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na graduação.

Um dos objetivos da ação da Revista é que, sendo este um periódico vinculado ao Giz, e seguindo os fundamentos e princípios da diretoria, a publicação seja também um espaço de formação para a própria equipe de técnicos, de estudantes de graduação e de pós-graduação.

“A Revista tem uma peculiaridade que faz com que nos orgulhemos ainda mais do resultado da nova avaliação da CAPES: a equipe é composta em maior medida por estudantes de graduação e de pós-graduação, que são bolsistas e voluntários do Giz. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, com estudantes matriculados em áreas diversas de graduação e pós-graduação da UFMG”, explica Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, uma das editoras-chefes da publicação.

Para conhecer as edições e saber mais informações sobre a revista, acesse o site da publicação.

Foto: Site do Giz