Saúde mental na Universidade foi tema de Integração Docente

Evento aconteceu na quarta, 25, no Auditório da Reitoria

27/09/2024 – 15h47

Palestrantes falam sobre saúde mental na Universidade – Foto: Carol Carvalho

“Há uma sensação que, talvez, perpasse a vida de todo acadêmico e acadêmica da periferia do mundo ocidental. Uma sensação impossível de ser totalmente traduzida em palavras. Uma sensação que a maioria de nós gasta parte significativa de nossos dias acadêmicos tentando afastar de nossos corpos e mentes”, disse Robson Cruz, psicólogo, pesquisador e professor universitário, no início de sua apresentação no Integração Docente.  Segundo ele, essa sensação, nomeada de desencaixe, “é experimentada pela maioria das pessoas na vida acadêmica, como uma forma de mal estar psicológico”. Robson Cruz, disse sentir isso desde que trabalhou na UFMG, há 34 anos, como office boy da Cruz Vermelha e, isso tem orientado durante 21 anos, ainda que de forma inconsciente, seu trabalho na vida acadêmica.

O evento, que aconteceu no Auditório da Reitoria no dia 25 de setembro, discutiu o tema “Universidade pós-pandêmica: possíveis efeitos nos processos de ensino-aprendizagem” e também contou com a participação de Andrea Guerra e Teresa Kurimoto, ambas da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG. Elas destacaram que a pandemia trouxe questões que estavam invisibilizadas, como o aumento da percepção de que o capital faz a regulação do que vale e do que não vale e as desigualdades. Falaram da importância de enxergar as dificuldades que os estudantes têm passado, dentro de todo esse contexto, que envolvem tanto patologias como condições financeiras.

Marcos Vinícius Tarquínio, técnico em assuntos educacionais do Giz, fez a mediação da mesa e contou que a questão do adoecimento discente e docente, tem chegado de forma recorrente até o pessoal da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Prograd (Giz), por isso a escolha do tema para essa edição. “Foi uma demanda situacional e contextualizada e que tem materialidade e concretude. Diz respeito a fenômenos que são recorrentes no dia a dia da sala de aula e também no contexto acadêmico”, disse. 

Abertura

A abertura do evento contou com a presença do vice reitor, Alessandro Moreira, do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, da pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores, e da Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd, Bréscia Nonato.

“A gente precisa conversar a saúde mental na Universidade, então ter o Integração Docente nesse processo é importante. É uma questão muito séria que está perpassando nossa vida universitária, mas também na nossa família, nos nossos amigos” disse o vice-reitor, Alessandro Moreira. Segundo ele, tratar desse assunto é necessário para que se possa criar projetos e mecanismos para que as pessoas se fortaleçam, porque as dificuldades sempre existirão. Alessandro ainda destacou a importância do trabalho da Comissão de Saúde Mental nesse sentido.

“Refletir sobre o impacto da saúde mental nos processos de ensino-aprendizagem e na vida acadêmica da comunidade universitária é um dos nossos grandes desafios da atualidade. Diversas ações têm sido construídas coletivamente nesse sentido, do relevante trabalho da Comissão Permanente de Saúde Mental, que é capilarizado por meio dos Núcleos de Escuta e setores equivalentes nas Unidades Acadêmicas, à implantação do regime acadêmico especial para permanência (Raep). ”, falou o pró-reitor de Graduação. Segundo ele, abordar a dimensão acadêmica da saúde mental humaniza as relações entre servidores e estudantes. 

Mesa de abertura do evento – Foto: Carol Carvalho

Integração

Lançado oficialmente em junho de 2020, o Programa Integração Docente passou a fazer parte da agenda da UFMG como espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino, indo além do Ensino Remoto Emergencial.

Brescia Nonato, explicou que “o evento Integração Docente é apenas um ponto da rede  do que se espera que seja a integração no âmbito das Unidades. Então, essa integração não deve começar e nem terminar aqui. O que a gente espera é que, de fato, existam processos de integração docente no âmbito das Unidades”.

O evento ocorreu de forma presencial, mas foi gravado e está disponível no canal do YouTube da Cac.