Seminário tratará de promoção e prevenção de doenças osteomusculares no ambiente do trabalho hospitalar

Na próxima quarta, 7 de dezembro, acontecerá o IV Seminário UFMG/Fhemig com a temática “Doenças osteomusculares em trabalhadores da saúde: medidas de promoção e prevenção”. O evento, em formato virtual, será às 14 horas, pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (Cac/UFMG).

O seminário contará com a participação do médico do trabalho Flávio Nunes, da Fhemig, da professora do curso de Fisioterapia da UFMG, Paula Maria Machado, e da fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Municipal de Belo Horizonte) e doutoranda em Psicologia na UFMG (Pesquisa sobre Dor Lombar e Transtorno Mental Comum em trabalhadores), Tatiana Gobbi Mendes. A mediação será realizada pela Diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)  da UFMG, professora Fabiane Ferreira.

Esse seminário dará continuidade à temática da saúde do trabalhador e tem, como questão central, a busca por estratégias que possam compor o planejamento de um programa de promoção e prevenção de doenças osteomusculares prevalentes em trabalhadores da rede hospitalar da saúde, levando em consideração sua carga de trabalho físico e mental.

Os seminários UFMG/Fhemig fazem parte de uma parceria formalizada por convênio de cooperação. A Fhemig contribui para a formação dos estudantes da UFMG, possibilitando que os alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição realizem estágios curriculares obrigatórios nos hospitais da instituição. A Universidade, por sua vez, colabora organizando seminários de capacitação para os  servidores da Fundação.

Para ter acesso ao evento, não serão necessárias inscrições prévias. Os participantes que quiserem receber o certificado deverão preencher um formulário de inscrição, que será disponibilizado durante o evento, e o documento será enviado por e-mail. Para os servidores da Fhemig, que não puderem acessar o evento no dia, o seminário será disponibilizado posteriormente na plataforma EaD da fundação, onde o certificado poderá ser emitido após a visualização completa.

Foto: Julia Duarte/Revista Diversa UFMG