Lato sensu e Stricto sensu

  1. Oferecimento de vagas nos níveis lato sensu e stricto sensu

            No cômputo geral houve menor oferta de vagas em relação a 2002, resultante da redução em 32% do oferecimento de vagas no nível lato sensu – Especialização. Entretanto, houve aumento da oferta de vagas no nível stricto sensu, sendo 18% nos cursos de Doutorado e 2,5% nos de Mestrado, conforme detalhado na tabela abaixo.

Tabela 1. Número de vagas ofertadas nos níveis lato sensu e stricto sensu no período 2002-2003

NÍVEL ANO
2002 2003
Doutorado 502 591
Mestrado 1.441 1.477
Especialização 3.758 2.560
Total 5.701 4.660

As vagas ofertadas em 2003 distribuem-se em 41 cursos de Especialização, 57 de Mestrado e 43 de Doutorado.

  1. Criação de novos cursos 

Em 2003, foi aprovada a criação de nove cursos de Especialização, um de Mestrado e dois de Doutorado, a saber:

  • Cursos de Especialização

Direito de Família e Sucessões

Direito do Trabalho

Direito Eleitoral

Direito Internacional e Globalização

Direito Municipal e Responsabilidade Social

Vigilância e Controle da Infecção Hospitalar

Engenharia de Sistemas Elétricos de Potência

Contabilidade Governamental

Ortodontia (criado em 1971 e reestruturado em 2003)

  • Cursos de Mestrado e Doutorado

Mestrado em Construção Civil – em tramitação na CAPES

Doutorado em Comunicação Social – recomendado pela CAPES com conceito 5

Doutorado em Odontologia – recomendado pela CAPES com conceito 4.

  1. Expansão da Pós- Graduação

Na última década, o número de cursos oferecidos, de alunos matriculados e de defesas evoluiu consideravelmente, conforme mostrado nas tabelas 2, 3 e 4.

Tabela 2. Número de cursos de pós-graduação no período de 1992 a 2003

Ano Especialização Mestrado Doutorado
1992 35 42 19
1993 40 46 23
1994 45 50 25
1995 49 51 26
1996 50 52 29
1997 53 53 30
1998 56 53 30
1999 66 55 35
2000 67 55 36
2001 75 57 40
2002 83 57 44
2003 92 57 43

Vale registrar que os cursos de Especialização não têm, necessariamente, oferta regular. No ano de 2003, 54 cursos foram oferecidos.

Tabela 3. Cursos stricto sensu: número de alunos matriculados e de defesas no período de 1992 a 2003

Ano Número de Alunos Defesas
M D Total Dissertações Teses Total
1992 1822 452 2274 286 45 331
1993 1813 498 2311 338 45 383
1994 1937 636 2573 344 76 420
1995 1883 684 2567 374 76 450
1996 2193 813 3006 464 93 557
1997 2455 928 3383 462 128 590
1998 2582 1054 3636 540 111 651
1999 2719 1156 3875 651 143 794
2000 3094 1343 4437 751 216 967
2001 3294 1596 4890 888 227 1115
2002 3070 1678 4748 1050 266 1316
2003 3255 1894 5149 1039 293 1332

 

Tabela 4. Cursos lato sensu: número de alunos matriculados, conclusões/defesas e número de cursos oferecidos no período 1992 a 2003

Ano Número de Alunos Conclusões/Defesas Número de Cursos
1992 573 323 31
1993 648 207 38
1994 1216 387 43
1995 942 253 41
1996 1061 278 40
1997 1348 458 41
1998 911 410 39
1999 1878 475 42
2000 2548 712 45
2001 4081 885 49
2002 4878 1128 51
2003 5193 1772 54

 

  1. Convênios interinstitucionais

A Universidade Federal de Minas Gerais tem colaborado com várias Instituições de Ensino Superior no país na qualificação de seus docentes, sendo que a maioria destes convênios conta com o apoio financeiro da CAPES.

Atualmente 12 Programas de Pós-Graduação estão envolvidos com 15 Convênios Interinstitucionais, sendo 10 Cursos de Mestrado e 06 de Doutorado, que envolvem cerca de 154 alunos.

Recentemente 15 convênios foram finalizados, todos de Mestrado, que titularam cerca de 226 alunos.

 

 

  1. Outras ações implementadas:

5.1 Apoio Fundo Fundep

No ano de 2003, foram destinados recursos do Fundo Fundep para apoio aos seguintes projetos:

  • Apoio estratégico a cursos de pós-graduação implementados em 2002 e 2003, com alocação de R$ 70.000,00 (setenta mil reais);
  • Programa de Auxílio a Publicações Indexadas Internacionalmente, com alocação de  R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) visando ao apoio a solicitações de professor com vínculo permanente, em atividade na UFMG e credenciado como integrante do NRD6-CAPES;
  • Acervo bibliográfico (livros) para graduação e pós-graduação, com alocação de R$250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) para aquisição de material bibliográfico para graduação e pós-graduação em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação;
  • Programa de auxílio a projetos estruturantes de pesquisa e pós-graduação, com alocação de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa.

5.2 Programas de Bolsas

Em 2003, a UFMG atingiu meta histórica na concessão de bolsas para alunos de pós-graduação, mediante programas de bolsas institucionais desenvolvidas em parceria com a CAPES, o CNPq e a FAPEMIG, conforme atestam os dados da tabela 5.

 

Tabela 5. Total de bolsas concedidas em 2002 e 2003 pelas agências CAPES, CNPq, FAPEMIG e FAPEMIG/FIEMG

Bolsas
Concedidas em 2002 Concedidas em 2003
Nível CAPES Cota Extra

CAPES

CNPq FAPEMIG Convênio

FAPEMIG

FIEMG

Total

2002

CAPES Relevância

CAPES

CNPq FAPEMIG Convênio

FAPEMIG

FIEMG

Total

2003

M 475 40 299 130 6 950 515 34 289 63 2 903
D 218 14 275 53 3 563 249 25 327 48 2 651
Total 693 54 574 183 9 1513 764 59 616 111 4 1554