Programas e ações

A Diretoria de Ação Cultural tem trabalhado na consolidação do Programa de Ação Cultural da UFMG, com o objetivo de estimular e dar suporte às várias atividades culturais e artísticas desenvolvidas na Universidade, além de propor novos programas/projetos, fortalecendo o reconhecimento de que a criação e a produção artística e cultural são formas privilegiadas de expressão, aquisição e repasse de conhecimento.

Projetos que integram o Programa, agrupados por abrangência:

I – Local:

1. Ações conjuntas DAC/Centro Cultural UFMG: objetivando ampliar a diversidade do público atingido, algumas atividades foram programadas para acontecer tanto no Campus Pampulha quanto no Centro Cultural UFMG, a exemplo de exposições e eventos.
  2. Domingo no Campus:a  Universidade abriu as portas para as comunidades externa e interna, unindo lazer, cultura e conhecimento, possibilitando maior integração da família dos professores, dos técnico-administrativos e dos alunos com a UFMG. O 2° Domingo no Campus foi realizado no dia 04 de maio de 2003, com o mesmo sucesso de sua primeira edição, que aconteceu em 2002, por ocasião das comemorações dos 75 anos da Universidade.
  3. Espaço Expositivo do Conservatório UFMG: com o objetivo de dar visibilidade à produção artística e técnica realizada dentro da UFMG e de outras instituições de ensino e órgãos promotores de cultura e conhecimento, a Universidade realizou, em 2003, as exposições “O Real e o Imaginário” e “Galeria Brasiliana”.
  4. Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha: a quarta edição da Feira foi realizada no período de 04 a 09 de maio de 2003, com a participação de 51 artesãos. Público visitante: 7.500 pessoas. Através de atividades como essa, a Universidade demonstrou, mais uma vez, seu empenho pela inclusão social, criando oportunidade para que o artesão pudesse divulgar e vender o seu produto, contribuindo para a geração de emprego e renda.
  5. Quarta Doze e Trinta:reeditado como um espaço alternativo para divulgação e viabilização do trabalho artístico de discentes, servidores técnico-administrativos e docentes, o projeto ofereceu, em 2003, 28 espetáculos para um público estimado de 8.690 pessoas, dando oportunidade também a artistas da comunidade externa de mostrarem o seu trabalho à comunidade universitária.

II – Regional:

1. Jornada Cultural:retomado em 2003, o projeto Jornada Cultural destacou-se sempre como uma ação de interiorização da Universidade, buscando o desenvolvimento cultural e regional de municípios mineiros, através da realização de oficinas, palestras e eventos. Iniciaram-se contatos com as Prefeituras de Santa Bárbara e Catas Altas, em novembro e dezembro, respectivamente, para discutir projetos específicos de realização de jornadas culturais em 2004.
  2. Projeto Cipó:A UFMG possui ações relevantes, já consolidadas, voltadas para regiões específicas do Estado, a exemplo do Projeto Manuelzão e do Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Considerando a importância de tais ações para as respectivas regiões, a UFMG estabeleceu como uma de suas metas prioritárias implementar novas ações que promovam o desenvolvimento de uma outra região de Minas Gerais, através da cultura e do conhecimento.A região escolhida para realização do projeto piloto foi a Serra do Cipó, que está pleiteando o seu reconhecimento como “Patrimônio Natural da Humanidade”. Em 2003, iniciaram-se as negociações com a Prefeitura de Jaboticatubas/MG, visando preparar a primeira edição do projeto que se encontra em fase de captação de recursos.
  3. Projeto Tiradentes:A Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade – FRMFA, sediada em Tiradentes/MG, foi repassada para gerenciamento da Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com seu patrimônio, para gestão e empreendimentos culturais naquela cidade. Em 2003, foi elaborado um projeto de Jornada Cultural, prevendo atividades destinadas especialmente a crianças, adolescentes e professores da Rede Pública, bem como oficinas de iniciação e aprofundamento na área de conservação e preservação do patrimônio histórico. O projeto foi entregue aos demais membros da Diretoria Executiva da Fundação para conhecimento e análise.

III – Nacional:

1. Espaço Expositivo da Reitoria:investindo narealização de mostras de artes plásticas, artes visuais ou mídias contemporâneas com nítidos interesses de divulgação e promoção da arte, enquanto veículo formador e desencadeador de direcionamentos conceituais, a Universidade tem procurado transformar este espaço em um referencial na cidade de Belo Horizonte, colocando a UFMG em destaque no circuito da arte contemporânea brasileira. Em 2003 foram realizadas as seguintes mostras: “Coleção Sociedade Amigas da Cultura”, “Exposição dos Alunos da Escola de Belas Artes da UFMG” e “A Criação e a Pesquisa na Arte Contemporânea”.
  1. Festival de Inverno da UFMG –sua 35ª edição aconteceu em Diamantina/MG, no período de 07 a 27 de julho de 2003, com 57 atividades, dentre cursos, oficinas e seminários, nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, literatura e cultura, mídia-arte, música e projetos especiais, das quais participaram 561 alunos. Uma agenda de 40 eventos foi oferecida a um público estimado de 12.000 pessoas.O programa  foi viabilizado financeiramente graças às  parcerias mantidas entre a UFMG e instituições públicas e privadas.

No último trimestre de 2003, foi criado um encarte mensal do Boletim da Universidade, denominado “Ação Cultural”, para divulgar as ações da DAC/UFMG e demais eventos culturais promovidos por outras Unidades/Órgãos da instituição.