Campus Cultural UFMG em Tiradentes participa do festival Tiradentes em Cena

Em 2016, a parceria entre o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e os agentes culturais da cidade continua e potencializa nossas ações. Um de nossos parceiros é o festival de teatro Tiradentes em Cena, programado para o período de 5 a 14 de maio.

Integra a programação do Tiradentes em Cena a segunda edição do projeto UFMG Itinerante que, neste ano, tem levado atividades culturais para a Escola Municipal Alice Barbosa, situada nos limites do bairro da Mococa e do tradicional bairro da Santíssima. O convidado desta vez é a Cia de Inventos, formada por Bernardo Rohrmann, marionetista, com formação no curso de Artes Plásticas da Escola Guignard (Belo Horizonte) e no Institut International de La Marionette (França) e Renata Franca, artista plástica, formada e pós-graduada no curso de Belas Artes pela UFMG. Além da apresentação do espetáculo O Construtor Imaginário para os alunos da escola, a Cia de Inventos ministra a oficina Teatro de Sombras: A visão da criança na cidade cenário de Tiradentes, que tem por objetivo instigar as crianças participantes a perceber o espaço em que vivem no cotidiano, através de Teatro de Sombras em cima de fotografias da cidade de Tiradentes.

Outra atração é a exposição Quase Roteiro, que homenageia o escritor Murilo Rubião, um dos autores presentes no Acervo de Escritos Mineiros (vinculado ao Centro de Estudos Literários e Culturais da FALE-UFMG), e cujo centenário de nascimento acontece em 2016. Quase Roteiro é constituída por reproduções de peças do acervo da UFMG e tem curadoria do pesquisador Cleber Cabral. A exposição acontece no Sobrado Quatro Cantos entre 6 e 14 de maio.

Também, o Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, dirigido pelo professor Rogério Lopes, do Teatro Universitário da UFMG, apresenta, no dia 14 de maio, o espetáculo Intermitentes ou vai e vem, no Largo das Forras. Trata-se de uma criação cênica que brinca com diferentes maneiras de propor relações com o espaço urbano e seus ocupantes. Durante pouco mais de uma hora, cinco mascarados percorrem trechos de um determinado bairro, promovendo sutis interferências no fluxo local e buscando reduzir o automatismo do olhar sobre a cidade.

Já a professora Bya Braga, do curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, vai integrar o júri da Mostra de Cenas Curtas, promovida pelo festival.

Confira abaixo os detalhes da participação do Campus Cultural UFMG em Tiradentes no Tiradentes em Cena:

6 de maio – Abertura da exposição Quase Roteiro
Local: Sobrado Quatro Cantos
Horário da abertura: às 17h
Visitação: 6 a 14 de maio, das 10h às 20h

9 de maio – Espetáculo O Construtor do Imaginário
Local: Salão do Romeiros (anexo à Igreja da Santíssima)
Horário: 13h20

10 a 13 de maio- Oficina Teatro de Sombras: A visão da criança na cidade cenário de Tiradentes
Vagas: 20 alunos, a partir de 8 anos
Local: Escola Municipal Alice Barbosa
Horário: 12h às 16h 

12 de maio –  Mostra de Cenas Curtas
Horário: 18h às 22h
Local: Teatro Municipal de São João del Rei 

14 de maio –  Espetáculo: Intermitentes ou vai e vem
Local: Largo das Forras
Horário: 11h

A programação completa do festival pode ser conferida aqui.

Tiradentesemcena.002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *