A Semana Nacional de Museus é promovida pelo IBRAM, todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros e de intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Em 2016, o evento traz como temática a relação entre museus e paisagens culturais, que reforça o papel sociocultural das instituições museais, e é uma ocasião propícia para que elas fortaleçam laços com suas paisagens externas e com a comunidade.
Os museus são espaços culturais vitais para as comunidades. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação à sua identidade e à preservação de seu patrimônio.
Entre os dias 14 e 22 de maio, o Museu Casa Padre Toledo participa da 14º Semana Nacional dos Museus, com uma programação que inclui exposição, projeções, oficinas e a exibição de um documentário. Confira a programação completa:
14 de maio– Abertura da exposição: Minas – Uma Paisagem (Luiz Cruz)
A exposição de Luiz Cruz traz imagens das cidades de Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto, Itabira, Diamantina, Catas Altas, Belo Horizonte, Resende Costa e Caraça. Morador de Tiradentes, com intensa e diversa atuação como pesquisador e promotor do patrimônio histórico e cultural da cidade, Luiz Cruz é mestre pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.
Horário: 15h
Duração: 15 de maio a 3 de junho, de 8h às 17h.
Local: Casa de Cultura UFMG – Rua Padre Toledo, 158, Centro, Tiradentes.
17 a 22 de maio- Projeção: Oficinas UFMG Itinerante
Ao longo da Semana de Museus, serão projetados os resultados de duas oficinas do projeto UFMG Itinerante, conduzidas por Alexandre Sequeira e pela Cia de Inventos, na Escola Municipal Alice Barbosa. As oficinas foram realizadas em parceria com o Festival de Fotografia de Tiradentes e a Mostra de Teatro Tiradentes em Cena.
Horário: de 10h às 17h.
Local: Museu Casa Padre Toledo – Rua Padre Toledo, 190, Centro, Tiradentes.
18 de maio- Exibição do documentário: Tiradentes sob óticas
O documentário aborda os processos deflagrados pelo desenvolvimento do turismo na cidade de Tiradentes-MG, destacando seus pontos positivos e negativos. Os realizadores do filme, alunos do curso de História da UFSJ, estarão presentes na sessão.
Horário: 14h
Local: Museu Casa Padre Toledo
19 de maio- Oficina: Deriva Sonora
A proposta origina-se a partir da Teoria da Deriva, de Guy Debord e das estratégias de Soundwalking, de Hildegard Westercamp, numa tentativa de se estabelecer outras formas de circulação e fruição na cidade. Para tal foram concebidos capacetes para derivas sonoras, que atuam como dispositivos de escuta, filtrando e alterando a relação com os sons ambientais. O compositor e artista sonoro Marco Scarassatti conduzirá essa atividade, em que a música se constrói a partir da escuta do ambiente e a exploração sonora de suas características acústicas. Os participantes serão alunos da Escola Municipal Marília de Dirceu.
Horário: de 14h às 16h
Local: Museu Casa Padre Toledo
21 de maio- Oficina: Confecção e manipulação de Birutas
No encerramento da 14ª Semana de Museus , a Tenda do Toledo, formada pela equipe da Ação Educativa do museu, vai levar ao Largo das Forras uma oficina de birutas, conhecidas como Karpa do Japão. Crianças e adultos poderão brincar juntos e experimentar o movimento que as birutas propõem ao corpo e ao espaço, colorindo a praça principal da cidade.
Horário: de 9h às 11h.
Local: Largo das Forras, Tiradentes.