Exposição “Eu sonho em Tiradentes”

No dia 10 de março, às 10h, acontece a abertura da exposição Eu sonho em Tiradentes, no Museu Casa Padre Toledo, com fotografias de alunos da Escola Municipal Alice Lima Barbosa, produzidas em parceria com Alexandre Sequeira e Filipe Chaves. O trabalho é resultado da oficina Fotografia como estratégia de encontro, realizada durante o 6° Festival de Fotografia de Tiradentes e conduzida por Alexandre Sequeira, artista convidado do projeto UFMG Itinerante, do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Alexandre Sequeira é artista plástico, fotógrafo e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior. Tem mestrado em Artes pela UFMG e, no momento, é doutorando na mesma instituição. Em seu trabalho, Sequeira lança mão da fotografia como instrumento de aproximação e troca de impressões de mundo, estabelecendo relações entre fotografia e alteridade social. Atualmente, o MAR – Museu de Arte do Rio – apresenta uma exposição retrospectiva de Sequeira, Meu mundo teu, que traz uma seção dedicada aos resultados de suas ações educacionais, entre elas a série Eu sonho em Tiradentes.

Em Tiradentes, vinte e cinco alunos da Escola Municipal Alice Lima Barbosa, situada nos limites dos bairros Santíssima e Mococa, foram  convidados pelo artista a partilhar seus sonhos, suas brincadeiras, suas fantasias e suas percepções sobre o espaço em que vivem. Ao longo da oficina, as crianças descobriram que, assim como a figura histórica que dá nome à cidade, elas também poderiam ser heróis e heroínas em suas vidas cotidianas. Eu sonho em Tiradentes permite-nos vislumbrar um pouco do mundo imaginado e experimentado por elas.

Para o Museu Casa Padre Toledo a exposição Eu sonho em Tiradentes inaugura um novo programa de mostras temporárias que tem como objetivo apresentar a cidade e seus moradores em suas diversas manifestações sociais e culturais, fazendo com que o museu seja apropriado pela comunidade a qual pertence e exerça sua função na preservação do patrimônio cultural.

Na abertura da exposição, será exibido o vídeo realizado com alunos da escola municipal pela Cia de Inventos – também convidada do projeto UFMG Itinerante – durante a oficina Teatro de sombras: a visão da criança no cenário de Tiradentes.

O projeto UFMG Itinerante tem a proposta de contribuir para a descentralização da oferta cultural em Tiradentes, através de parcerias envolvendo escolas e associações de bairro, além de eventos consolidados no calendário da cidade. Em 2016, as atividades aconteceram principalmente na Escola Alice Lima Barbosa, que recebeu os artistas convidados durante o Festival de Fotografia de Tiradentes e a Mostra de Teatro Tiradentes em Cena para a realização das oficinas.

 

SERVIÇO

Eu sonho em Tiradentes

Local: Museu Casa Padre Toledo

Horário: de terça a sexta, de 10h às 17h; sábado, de 10h às 16h30; domingo, de 9h às 15h (com fechamento da bilheteria sempre 30 minutos antes).

Ingresso: R$ 10,00 / R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais)

Entrada gratuita: moradores de Tiradentes, crianças menores de 10 anos.

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *