Exposição “Frei Vellozo, cientista e editor” inaugura nesta quinta-feira em Tiradentes

O Museu Casa Padre Toledo, do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, inaugura nesta quinta-feira, 28, a exposição Frei Vellozo, cientista e editor, que traz à luz um pouco da memória e da obra deste pioneiro da ciência brasileira, em homenagem a sua cidade natal no ano em que se comemora os 300 anos de Tiradentes. A mostra será aberta dentro da programação do 2º Festival de Artes & Tradições de Tiradentes e permanece até dezembro no museu.

Frei Vellozo, cientista e editor é um desdobramento do projeto da pesquisadora Maria das Graças Lins Brandão, iniciado em 2017, no âmbito do Programa Professor Residente em Tiradentes. A professora da UFMG realizou uma revisão minuciosa da obra Flora Fluminensis, escrita no século 18 pelo Frei, e considerada a primeira obra de botânica do país.

A partir do trabalho de recuperação de dados e imagens das quase duas mil espécies vegetais registradas na obra, Maria das Graças identificou 371 plantas úteis e medicinais, cujas informações, atualizadas e organizadas, serão reunidas em livro. O projeto ainda gerou atividades de divulgação científica nas escolas das redes municipal e estadual da região.

Frei Vellozo
Nascido na antiga Vila de São José, atual Tiradentes, o frei José Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811) foi um dos mais importantes cientistas de sua época. Como naturalista autodidata, chefiou expedições botânicas entre 1783 e 1790, a pedido do Vice-Rei do Brasil, Dom Luís de Vasconcelos. Ao longo de oito anos, Frei Vellozo e sua equipe realizaram um extenso levantamento da flora da Capitania do Rio de Janeiro e de partes de São Paulo. O trabalho resultou em sua obra monumental, Flora Fluminensis, que traz a descrição de 1.639 espécies de plantas, publicada após a sua morte.

Entre 1790 e 1809, Frei Vellozo viveu em Lisboa, onde se associou a vários empreendimentos editoriais e foi diretor da Tipografia do Arco do Cego (1799-1801). Como editor, dedicou-se à difusão da literatura científica de seu tempo, especialmente em sua vertente aplicada.
Foto_Luiz Cruz_DSCN1517

SERVIÇO
Exposição Frei Vellozo, cientista e editor
Abertura: 28 de julho de 2018
Local: Rua Padre Toledo, 190 – Centro – Tiradentes /MG
Horário de visitação: de terça a sexta, de 10h às 17h; sábado, de 10h às 16h30; domingo, de 9h às 15h (com fechamento da bilheteria sempre 30 minutos antes)