O Museu Casa Padre Toledo na 21ª Semana Nacional de Museus

O Museu Casa Padre Toledo, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, apresentam a programação do espaço para a 21ª Semana Nacional de Museus.

A Semana de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) como forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano, instituições do setor museal de todo o país irão explorar atividades e se mobilizar em torno da temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

O Museu Casa Padre Toledo, que participa do evento todos os anos,  buscou construir uma programação especial para a 21ª Semana de Museus, dialogando com o tema.

Confira a programação completa:

16/05/2023 a 21/05/2023

Exposição Temporária “Minas, Memória Moderna”

16/05/2023 – 13h

Oficina “Quem sou eu na natureza?” para turma da Escola Estadual Basílio da Gama

“Quem sou eu na natureza?” É uma oficina imersiva e participativa de tato com a natureza e a colocação da ideia de quem é o ser humano dentro do ecossistema. A oficina levanta atividades para a reflexão e o entendimento do eco e o rompimento com o ego de maneira performativa (teatral), emergindo de maneira participativa e guiando as descobertas para o entendimento do nosso lugar no ecossistema.

20/05/2023 – 16h

“Antes que eu volte a ser nada”, de Matheus Corrêa Poente Cultural

Um espetáculo teatral autobiográfico a partir das suas inquietações acerca da perda de parentes próximos devido à doença de Alzheimer e seus sintomas.

21/05/2023 – 10h

Visita do curso de Museologia da UFMG.

21/05/2023 – 14h às 15h30

Oficina de Brincadeiras Tradicionais

Pular corda, amarelinha, cabo de guerra, mímica, telefone sem fio… São algumas das brincadeiras que fizeram a alegria das crianças de todo o Brasil nas décadas passadas. Os brinquedos, que antes eram simples, poucos e utilizados de formas criativas, cederam espaço para as inovações tecnológicas. As brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, tablets e outros. A oficina pretende ser uma forma de experimentar essas tradições que estão se perdendo, mas que, ao mesmo tempo, são tão importantes para a nossa cultura.