“Dá licença” inaugura a temporada de 2023 do Projeto de Extensão Con(fiar)

Con(fiar) – Segunda Temporada

Con(fiar), projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Cultural UFMG em Tiradentes em parceria com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, está de volta para uma segunda temporada de retratos audiovisuais produzidos em curtas-documentários que visam valorizar e preservar os diversos modos e práticas de conhecimento presentes em diferentes comunidades situadas na região do Campo das Vertentes. Dentre seus objetivos está o de registrar e compartilhar as histórias de vida, fortalecendo as identidades culturais das cidades e estabelecendo conexões entre os saberes tradicionais e as vivências contemporâneas, sobretudo com ações e manifestações da população negra.

Assim, damos continuidade a uma série de documentários, que até o momento já produziu 9 episódios, contando histórias de vida do cidadão comum e dedicando-se ao registro das memórias dos mestres e mestras de ofício e portadores de memórias, tradições e saberes da cidade de Tiradentes, de comunidades rurais e da região do Campo das Vertentes. 

O projeto almeja não apenas capturar as histórias e sabedorias das comunidades locais, mas também compartilhá-las amplamente, garantindo que essas tradições sejam valorizadas e perpetuadas de forma democrática, seja pela produção de documentários, publicações, exposições e mapas interativos. O objetivo é promover um diálogo enriquecedor entre o passado e o presente, conectando gerações e incentivando a preservação do patrimônio cultural.

Dá licença

Capa do filme “Dá licença”

O filme Dá Licença é o primeiro episódio desta nova temporada produzida pelo projeto Con(fiar). A entrevista com o Mestre Prego, Capitão do Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia, foi escolhida para ser o primeiro trabalho pela importância do Congado para a construção da identidade afro-brasileira em Minas Gerais. Prática que mantém a cultura negra viva no estado, as Festas de Congado são manifestações seculares da cultura e da religiosidade negras, da resistência africana por meio da fé e da devoção, ao mesmo tempo em que constroem novas histórias a partir dos seus integrantes atuais ao ressignificarem suas práticas culturais e religiosas, fazendo renascer as festas negras no município. O filme teve sua estreia no dia 8 de julho, sendo exibido no Museu Casa Padre Toledo, dentro da programação do Encontro de Congados de Tiradentes promovido pelo Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia. 

Exibição no Museu Casa Padre Toledo

Neste documentário, conheceremos um pouco da trajetória e das memórias do Mestre Prego, personagem que ocupa um espaço fundamental no resgate da tradição congadeira na cidade de Tiradentes. Com o Mestre Prego, o Congado passou a ocupar a cidade, sendo cada vez mais celebrado nas Festas do Rosário onde temos reencontros de mestres e mestras que mantêm viva nossa cultura imaterial. Com seus cantos e danças, essas celebrações fiam histórias de resistência a uma sociedade que buscou reprimir esse tipo de manifestação cultural e religiosa veementemente por séculos. A partir de uma perspectiva sincretista, o Congado mistura elementos religiosos de origem africana e católica, retomando tradições africanas em celebração de santos católicos, como Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Mercês, e figuras importantes para a cosmovisão afro-brasileira, como Pai Joaquim, Mãe Cambinda ou Escrava Anastácia.

O filme Dá licença está disponível para visualização em nosso canal no YouTube e você pode acessá-lo clicando aqui. Você também pode ter acesso a todos os outros filmes produzidos pelo Con(fiar) clicando aqui.

Registrar o Congado é preservar Minas Gerais, sua história e manifestações populares. Dá Licença é nossa forma de pedir licença para mostrar os saberes escondidos nas serras de Minas, de amplificar vozes que cantam e constroem nossa terra. 

Encontro de Congado de Tiradentes, edição 2023. Foto: Luiz Cruz