Tárrega no Cavaquinho: uma experiência única no Poente Cultural em Tiradentes

Pablo Araújo

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade convidam toda a comunidade de Tiradentes e do Campo das Vertentes para o recital Tárrega no Cavaquinho que integra a programação do Poente Cultural de agosto. 

O recital, idealizado pelo músico Pablo Araújo Fernandes, é uma homenagem ao grande compositor e violonista espanhol Francisco Tárrega, mas com uma abordagem única e inovadora: o uso do cavaquinho como instrumento principal. Em uma apresentação repleta de virtuosismo e sensibilidade, Pablo interpreta algumas das mais belas composições de Tárrega, como Lágrima e Capricho árabe, adaptando-as ao seu estilo próprio e à sonoridade peculiar do cavaquinho. O público é transportado para um universo sonoro surpreendente, onde o virtuosismo do violão se encontra com a delicadeza e o brilho do cavaquinho, em uma experiência musical emocionante e única.

Pablo Araújo começou sua carreira musical aos 12 anos, ao se tornar parte da Banda Municipal de Monte Carmelo. Se construiu como multi-instrumentista, tocando clarineta e cordas. Em 2015, integrou o grupo Chora Genésio, participando da turnê internacional do grupo. Gravou o seu primeiro EP em 2019, no entanto seu primeiro álbum solo, Entardecendo, foi lançado apenas em 2022. Atualmente prepara o lançamento do EP Tárrega no Cavaquinho que dá nome ao espetáculo apresentado no Poente Cultural. Inspirado na obra do compositor espanhol Francisco Tárrega, Pablo apresenta uma seleção de músicas clássicas cuidadosamente adaptadas para o cavaquinho, proporcionando um novo olhar para essas obras imortais.

Poente Cultural UFMG

O Poente Cultural UFMG é realizado pelo Campus Cultural UFMG em Tiradentes,  espaço que integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG, em parceria com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. A finalidade do projeto é promover shows, contação de histórias, performances teatrais e outras atrações, buscando privilegiar a produção de artistas mineiros, especialmente do Campo das Vertentes, mas também de outras regiões do estado.

Serviço

Recital “Tárrega no Cavaquinho”, de Pablo Araújo | Poente Cultural UFMG
Data: 12/08 (sábado) | Horário: 16 h
Local: Museu Casa Padre Toledo – Rua Padre Toledo, 190, Tiradentes
Entrada gratuita e aberta ao público (sem retirada de ingressos)
Mais informações: (31) 98378 0157