
Capa do Manual de Cerimonial UFMG criada pelo Centro de Comunicação
Concertos de rock, formaturas ou a posse de uma autoridade pública são exemplos de eventos, cerimônias que precisam ser organizadas e planejadas. A expressão material do planejamento de um evento recebe o nome de roteiro (também chamado de script, em inglês), documento que orienta a equipe responsável pelo organização e produção do evento sobre o que está previsto e como as atividades devem acontecer. É um esforço para organizar a sequência de ações, atividades e, se caso algo sair fora do trilho, saber o que fazer para colocar tudo novamente no prumo.
Os produtores e responsáveis por um evento atuam nos bastidores, garantindo que tudo esteja pronto para receber adequadamente as pessoas que ali estarão; quem estará no palco, quem estará na plateia. São os produtores dos eventos que atuam na gestão dos recursos financeiros, humanos, entre outros. Eles selecionam e gerenciam os prestadores de serviços que atuarão no evento.
Na administração pública, onde os eventos são cerimônias oficiais, há posturas e atitudes particularidades que precisam ser observadas e respeitadas. No Brasil, as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência são definidas pelo DECRETO No 70.274, DE 9 DE MARÇO DE 1972.
Na UFMG, os eventos que demandam a participação da reitora e do vice-reitor são organizados e acompanhadas pelo Cerimonial, equipe nuclear, formada por dois profissionais da área das Relações Públicas, que fazem parte da Diretoria de Cooperação Institucional.

Cerimônia de recondução da professora Sandra Goulart Almeida ao cargo de reitora foi organizada e planejada com a participação da equipe do Cerimonial da Universidade. Foto: Foca Lisboa | UFMG
Em um esforço de partilhar a experiência e orientar os colegas servidores da Universidade, que mesmo não sendo profissionais da área atuam na organização de eventos das Unidades (Administrativas e Acadêmicas), o Cerimonial organizou um manual com “a finalidade de contribuir para o planejamento dos eventos oficiais que são realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.
O manual está organizado em duas partes. A primeira traz o conceito de cerimonial e detalha os tipos de evento, indica aqueles com a participação do Reitorado e ainda apresenta os espaços da Universidade onde normalmente os eventos são realizados. Nesta parte ainda há informações sobre como planejar, organizar e executar solenidades.
A segunda parte é dedicada aos protocolos: conceito, orientação da ordem geral de precedências de autoridades, composição de mesas e até mesmo a indicação dos corretos pronomes de tratamento.
Como uma medida de otimização de recursos públicos, a Diretoria de Cooperação Institucional autorizou a impressão limitada de exemplares do manual. Cada Unidade Acadêmica da UFMG irá receber um exemplar impresso e aqui, neste site, é possível acessar todo o conteúdo nos links a seguir ou em PDF.
1. Cerimonial: conceito
2. Cerimonial do Gabinete do(a) Reitor(a) da UFMG
3. Eventos Típicos com a participação do Reitorado da UFMG
4. Detalhamento dos eventos
5. Os espaços da Universidade
6. Planejamento, organização e execução das solenidades
7. Protocolo: conceito
8. Ordem geral de precedência
9. Ordem de precedência – Gabinete do(a) Reitor(a)
10. Composição de mesas
11. Pronunciamentos
12. Luto oficial
13. Bandeiras
14. Pronomes de tratamento
Organizadores
Reitora: Sandra Regina Goulart Almeida
Vice-reitor: Alessandro Fernandes Moreira
Chefe de Gabinete: Rui Rothe-Neves
Diretora de Cooperação Institucional: Maria Elizabeth de Carvalho Duarte
Diretora do Centro de Comunicação: Fábia Pereira Lima
Coordenador de Cerimonial e Relações Públicas: Rafael Magalhães Angrisano
Autoria
Coordenador de Cerimonial e Relações Públicas: Rafael Magalhães Angrisano
Revisão
Sonia Marcia Corrêa Lôbo
Projeto Gráfico e Diagramação
Marcelo Lustosa Cabral de Almeida
Impressão e Acabamento
Imprensa Universitária da UFMG