Sistemático: Edição 1559 – 14/11/2012


Notícias


CONTENÇÃO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA DE COMPUTADORES DA UFMG É MODELO NO BRASIL

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisas), foi a primeira rede de acesso à Internet no Brasil e integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, atendendo mais de um milhão de usuários. Operada pela AsRNP (Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), a RNP apresenta uma face bem visível, a Rede Ipê, rede acadêmica à qual a UFMG e demais instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisas se conectam. Entretanto, a RNP também desenvolve projetos para uso da rede, como o sistema Voip4All, do qual faz parte o projeto Voip da UFMG, o projeto Café (Comunidade Acadêmica Federada), que permite que o login de um usuário de uma das instituições participantes possa ser utilizado para acessar recursos de outras instituições, como o Portal Capes e a rede sem fio mundial eduroam. Outras atividades da RNP são menos conhecidas, como a ESR – Escola Superior de Redes, que tem cursos para capacitação de pessoal das instituições associadas nas áreas de rede, governança e segurança, e o CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), que trata de assuntos relacionados à segurança da rede.

Anualmente, a RNP realiza o SCI – Seminário de Capacitação e Inovação, que conta com cursos da ESR e palestras mostrando as tendências de evolução dos serviços da RNP e os projetos que estão sendo desenvolvidos. Após o SCI, o CAIS realiza o EnCSIRTs – Encontro de CSIRTs Acadêmicos. Um CSIRT (Computer Security Incident Response Time) é a equipe dedicada a receber, analisar e responder incidentes de segurança envolvendo sua organização. Este ano, o SCI aconteceu em Foz do Iguaçu e Fernando Frota Machado de Morais, da DRC (Divisão de Redes de Comunicação do CECOM) foi convidado a participar de uma das atividades do EnCSIRTs, um bate-papo técnico com a participação da UFBA, UFMG e UFRGS. Cada uma destas instituições apresentou rapidamente seus mecanismos de detecção automática e contenção de sistemas comprometidos e, ao final, foi aberto espaço para perguntas. A atividade foi encerrada por Frederico Costa, da RNP, que apresentou os gráficos ao lado: o primeiro deles mostrando o número de incidentes detectados pelo CAIS em cada estado, com destaque para as botnets (redes de computadores comprometidos, que obedecem a um comando do dono da rede). O segundo gráfico mostra, sem identificação, os números das “10 mais” instituições em número de incidentes de segurança e, em destaque, os números das três instituições convidadas: UFBA, UFMG e UFRGS. As “instituições modelo” utilizam ferramentas muito parecidas no tratamento automático de incidentes, todas gratuitas, sendo que o grande destaque, a UFBA, tem um número de sensores de intrusão maior que UFMG e UFRGS, e não permite a execução de programas de compartilhamento de arquivos, grande fonte de infecção de computadores.


FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE EVENTO DA DRIVE A

A empresa Drive A realizou ontem, dia 13, na parte da manhã, o evento Degustação Tecnológica, exclusivo para funcionários da UFMG, com o assunto Infraestrutura Convergente utilizando HP BladeSystem. O evento mostrou à equipe da UFMG como a tecnologia HP BladeSystem se integra com os sistemas de armazenamento HP gerando uma infraestrutura convergente, trazendo maior flexibilidade, agilidade e facilitando o gerenciamento para a TI.

Estiveram presentes, representando o CECOM, os funcionários Emerson Henrique Kfuri Pereira, Diretor da Divisão de Infraestrutura de Serviços, Cláudio Costa, Daniel Angelo Avelino e Wallison Fabiano de Araújo, todos da equipe da DIS.


Emerson, Daniel Avelino e Wallison

FUNCIONÁRIA DA DAA PARTICIPA DE ENCONTRO DO DCF

Visando capacitar os servidores para utilizar o NOVO SIAFI via internet, que entrará em operação em janeiro/2013, o Departamento de Contabilidade e Finanças e o Departamento de Recursos Humanos, promoveu o curso Subsistema Novo CPR (Contas a Pagar e Receber). O curso foi realizado no dia 09 de novembro, na Escola de Engenharia, no horário de 8h30 às 17h.

A funcionária Elizeba Henrique Januário, da DAA, responsável pela área financeira do CECOM, esteve participando do treinamento.


Eliz

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

A estagiária Nathália Soragge de Lima Leão saiu do quadro de estagiários do CECOM no último dia 30.

Nathália Soragge entrou para o CECOM em abril de 2011, atuando na equipe da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde permaneceu até a sua saída agora em outubro.


Nathália Soragge

   

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.877.251
239
873.382
2.750.872
19.781.558
22.532.430

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
60.556
8
28.174
88.738
638.115
726.853


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você está achando que sua banda larga estreita, a partir de agora, os cidadãos brasileiros têm à sua disposição uma ferramenta para medir a qualidade de sua conexão banda larga. Saiba mais.

– Componha música on line no site do Google. Clique aqui.

– O Conexão Vivo Animações, em sua terceira edição, amplia sua produção e abre inscrições para 36 animadores de todo o território nacional. Com inscrições até 28 de novembro, o projeto é uma ação promovida com o objetivo de estimular a produção de obras audiovisuais de animação, explorando a interface entre música e imagem, em suas diferentes possibilidades de linguagem. Acesse o endereço.

– O I Seminário UCA Ceará visa promover a troca de informações e conhecimentos gerados nas escolas cearenses participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). O evento comemora os dois anos de atuação do UCA nas escolas contempladas e amplia a discussão sobre a Informática na Educação e a utilização de recursos educacionais digitais na prática pedagógica. Veja.

– Está escrevendo um livro? Já escreveu um livro? O Blurb pode ajudá-lo com a impressão facilmente sem grandes custos iniciais. Use ferramentas gratuitas para publicar seu próprio livro com qualidade e ainda vai sobrar dinheiro para a festa de lançamento. Não deixe de visitar o endereço.

– PIPOCA é um concurso de vídeos de até 1 minuto que transmitam uma nova cara da prevenção ao HIV/Aids para os jovens de nossa atualidade. O objetivo é incentivar vídeos inovadores que tragam o olhar dos universitários para a prevenção do HIV/Aids. Seja criativo e pense em como você falaria da prevenção do HIV/Aids e do uso da camisinha. Como participar? Confira.


BOCADOS DE GENTILEZA


FERIADO 15 DE NOVEMBRO

Amanhã, dia 15 de novembro é feriado comemorando a Proclamação da República.

Um bom feriado para todos.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 32, de 12/11/1992, publicou notícias sobre XXXIX ENANUNI, treinamento dos usuários do AAP, curso de Lotus, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

APRESENTAÇÃO DO PIAPE

Após a apresentação do PIAPE – Projeto de Informatização da Área de Pessoal – no dia 30 de outubro, a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto esteve no Depto. de Pessoal para mais duas apresentações.
Estas aconteceram no dia 06 de novembro, na parte da manhã, atendendo assim, a todos os funcionários do DP.
As apresentações estiveram a cargo de Gilmar Lima Guimarães, Diretor da Divisão de Sistemas Funcionais. Estiveram também presentes Denise Cristina de Assis Moreira, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Mário Magalhães Lara.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Wallison Fabiano de Araújo, no dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Álvaro Antônio Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata, Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22.

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

Está marcada para a próxima terça-feira, dia 20, a comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de outubro, novembro e dezembro. Até o momento, cerca de 50% dos aniversariantes se manifestaram, enviando a confirmação para a Vicentina, que é a organizadora do evento.

Essa é a última comemoração de aniversários de 2012, fechando assim, de forma positiva esse tipo de evento.



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 24 de outubro, o Reitor da UFMG, Prof. Clélio Campolina, convocou os membros da Comissão de TI, os Professores Clarindo de Pádua e Luciano de Errico, a diretoria do CECOM e as diretorias de divisão do CECOM para apresentação do novo Diretor de Tecnologia da Informação. A reunião ocorreu na sala de reuniões do 7º andar, onde foram feitas as fotos desta edição, de autoria da Lelé.


Prof. Antônio Otávio, Reitor Prof. Clélio Campolina, Prof. Clarindo de Pádua,
Prof. Márcio Baptista, Prof. Luciano de errico e Carlos Alfeu


Antônio Eustáquio, João Carlos, Prof. Ricardo Santiago, a Vice-Reitora Profª. Rocksane de Carvalho Norton,
Prof. Antônio Otávio, Reitor Prof. Clélio Campolina e Prof. Clarindo de Pádua


Prof. Luciano de Errico, Carlos Alfeu, Fernando Frota, Márcio Viana e Emerson Kfuri